Comunidades de prática: criação e compartilhamento do conhecimento Outros Idiomas

ID:
30633
Periódico:
Resumo:
Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias adotadas pelas Comunidades de Prática (CoP) em relação a criação e compartilhamento do conhecimento. O método utilizado foi o estudo de caso múltiplo. Os dados foram coletados através de entrevistas, análise de documentos e observação. As estratégias adotadas pelas CoPs são predominantemente focadas no compartilhamento do conhecimento e não na criação de conhecimento, o que pode influenciar diretamente na capacidade da empresa de inovar com base nas CoPs. Nas CoPs analisadas, a falta de suporte da empresa em relação às CoPs e a motivação predominantemente individual dos participantes são potenciais razões para a ênfase dada ao compartilhamento do conhecimento e não à criação do conhecimento. Com base na análise das CoPs, identificou-se que: O suporte da empresa influencia o foco da CoP na criação ou compartilhamento de conhecimento; O suporte da empresa influencia o tipo das atividades desenvolvidas pela CoP e os fatores que motivam os funcionários a participarem das mesmas; A motivação dos participantes influencia o foco da CoP em criar ou compartilhar conhecimento; As atividades da CoP influenciam o foco na criação ou compartilhamento do conhecimento; A confiança entre os membros da CoP influencia o foco na criação ou compartilhamento do conhecimento.
Citação ABNT:
HARTUNG, K.; OLIVEIRA, M. Communities of practice: creating and sharing knowledge. Revista de Gestão, v. 20, n. 3, p. 407-422, 2013.
Citação APA:
Hartung, K., & Oliveira, M. (2013). Communities of practice: creating and sharing knowledge. Revista de Gestão, 20(3), 407-422.
DOI:
10.5700/rege507
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/30633/comunidades-de-pratica--criacao-e-compartilhamento-do-conhecimento/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
Referências:
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