Empreendedorismo acadêmico no Brasil: uma avaliação á criação de empresas por alunos universitários Outros Idiomas

ID:
30746
Resumo:
As atividades de empreendedorismo acadêmico vêm recebendo crescente atenção na literatura e entre os formuladores de políticas públicas, principalmente pela sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento econômico e tecnológico dos países. Inserido nesse contexto, este trabalho aplica uma metodologia por meio de um survey junto a estudantes universitários com o objetivo de identificar os principais fatores que estimulam a criação de empresas. Os principais resultados mostram que a propensão a assumir risco, a proximidade a outros empreendedores e o desenvolvimento de uma ideia para o empreendimento são os principais fatores que influenciam a propensão à criação de empresas. Além desses, a busca de poder e a possibilidade de colocar em prática suas próprias ideias também são importantes motivadores ao empreendedorismo acadêmico. Esses resultados trazem consigo importantes implicações para a atuação da universidade no estímulo à criação de empresas.
Citação ABNT:
GARCIA, R.; ARAÚJO, V.; MASCARINI, S.; SILVA, A. O.; ASCÚA, R. Empreendedorismo acadêmico no Brasil: uma avaliação á criação de empresas por alunos universitários. REGEPE Entrepreneurship and Small Business, v. 1, n. 3, p. 36-63, 2012.
Citação APA:
Garcia, R., Araújo, V., Mascarini, S., Silva, A. O., & Ascúa, R. (2012). Empreendedorismo acadêmico no Brasil: uma avaliação á criação de empresas por alunos universitários. REGEPE Entrepreneurship and Small Business, 1(3), 36-63.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/30746/empreendedorismo-academico-no-brasil--uma-avaliacao-a-criacao-de-empresas-por-alunos-universitarios/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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