Título Inglês:
Academic entrepreneurship in Brazil: an assessment of the propensity for the business creation of academic students
Resumo:
As atividades de empreendedorismo acadêmico vêm recebendo crescente atenção na literatura e entre os formuladores de políticas públicas, principalmente pela sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento econômico e tecnológico dos países. Inserido nesse contexto, este trabalho aplica uma metodologia por meio de um survey junto a estudantes universitários com o objetivo de identificar os principais fatores que estimulam a criação de empresas. Os principais resultados mostram que a propensão a assumir risco, a proximidade a outros empreendedores e o desenvolvimento de uma ideia para o empreendimento são os principais fatores que influenciam a propensão à criação de empresas. Além desses, a busca de poder e a possibilidade de colocar em prática suas próprias ideias também são importantes motivadores ao empreendedorismo acadêmico. Esses resultados trazem consigo importantes implicações para a atuação da universidade no estímulo à criação de empresas.
Resumo Inglês:
Academic entrepreneurship is receiving a growing attention in the literature and among policy-makers, especially to its capacity to foster economic and technological development. In this way, this paper applies a methodology based on a survey with academic students in order to identify the main factors that stimulates business creation. The main results show that the propensity to take risks, the proximity to other entrepreneurs and the development of an idea to the business are the main factors that influence the propensity to create a new business. Besides them, the search for power and the possibility to put their own ideas in practice, are other important motivators to the academic entrepreneurship. These results bring important implications to the university policy to stimulate business creation.
Citação ABNT:
GARCIA, R.; ARAÚJO, V.; MASCARINI, S.; SILVA, A. O.; ASCÚA, R. Empreendedorismo acadêmico no Brasil: uma avaliação á criação de empresas por alunos universitários. REGEPE Entrepreneurship and Small Business, v. 1, n. 3, p. 36-63, 2012.
Citação APA:
Garcia, R., Araújo, V., Mascarini, S., Silva, A. O., & Ascúa, R. (2012). Empreendedorismo acadêmico no Brasil: uma avaliação á criação de empresas por alunos universitários. REGEPE Entrepreneurship and Small Business, 1(3), 36-63.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/30746/empreendedorismo-academico-no-brasil--uma-avaliacao-a-criacao-de-empresas-por-alunos-universitarios/i/pt-br
Referências:
AUDRETSCH, D.; KEILBACH, M. Resolving the knowledge paradox: knowledge-spillover entrepreneurship and economic growth. Research Policy, v. 37, 1697-1705, 2008.
BOSMA, N.; ACS, Z.; AUTIO, E.; DODURAS, A.; LEVIE, J. Global Entrepreneurship Monitor – 2008 Executive Report, Babson Park, London, 2009.
ERDOS, K.; VARGA, A. The academic entrepreneur: myth or reality for increased regional growth in Europe. In: GEENHUIZEN, M.; NIJKAMP, P. (Eds.) Creative Knowledge Cities: myths, visions and realities. London: Edward Elgar, 2012.
KANTIS, H. Nacimiento y desarrollo de empresas dinámicas en América Latina. In: Kantis, H. Desarrollo emprendedor. América Latina y la experiencia internacional. Banco Interamericano de Desarrollo (IADB) y Fundes Internacional, 2004.
NICOLAOU, N.; CHERKAS, L.; HUNKIN, J.; SPECTOR, T. Is the tendency to engage in entrepreneurship genetic. Management Science, v. 54, n. 1, p. 167-169, 2008.
RUDA, W. Foundation Propensity and Entrepreneurship Characteristics of Students in Germany. In: ICSB. Advancing Small Business and Entrepreneurship: From Research to Results, 2008 ICSB World Conference Proceedings, Halifax 2008, 2008.
RUDA, W.; MARTIN, R. A.; DANKO, B. Target Group-Specific Design of Student Entrepreneurship Support: a German example focusing on start-up motives and barriers. Acta Polytechnica Hungarica, v. 6, n. 3, p. 5-22, 2009.
THURIK, R.; WENNEKERS, S. Entrepreneurship, small business and economic growth. Journal of Small Business and Enterprise Development, v. 11, n. 1, p. 140-149, 2004.