Um negócio na internet bom pra cachorro Outros Idiomas

ID:
30767
Resumo:
O campo virtual vem gerando oportunidades de negócios. Este contexto torna-se atrativo para empreendedores. Este caso trata dos desafios enfrentados por dois jovens empreendedores que vislumbraram uma oportunidade e montaram um negócio na internet. Por meio de elaboração e análise própria de um Plano de Negócios, o segmento pet foi confirmado como um ramo de atuação promissor. Inicialmente, o negócio foi constituído como um portal sem fins lucrativos. Após conquistar a visibilidade e o número de acessos suficientes para atrair um maior número de clientes, o portal deverá constituir-se legalmente como empresa e auferir lucros. O principal problema envolve o desafio para o crescimento. O caso tem como objetivos de aprendizagem: examinar as estratégias de marketing digital e analisar as estratégias empreendidas para a inserção de um novo negócio na internet. Este estudo deve ser aplicado a alunos dos cursos de graduação e especialização em administração e marketing em forma de debate em sala de aula, visando atrelar seus conhecimentos teóricos a situações práticas vivenciadas por gestores de empresas. A situação relatada partiu de um caso real, ocorrido em 2011, com coleta de dados primários obtidos através de técnicas de observação e entrevistas com os idealizadores do projeto e também pela coleta de dados secundários que embasaram as alternativas para a análise do caso.
Citação ABNT:
ARAÚJO, M. C. B.; TEIXEIRA, A. A.; FREITAS, A. A. F. Um negócio na internet bom pra cachorro. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 2, n. 3, p. 182-203, 2013.
Citação APA:
Araújo, M. C. B., Teixeira, A. A., & Freitas, A. A. F. (2013). Um negócio na internet bom pra cachorro. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2(3), 182-203.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/30767/um-negocio-na-internet-bom-pra-cachorro/i/pt-br
Tipo de documento:
Caso de Ensino
Idioma:
Português
Referências:
CETIC.br. Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Brasil 2009 . Acesso em: 20 de julho de 2011.

CHLEBA, M. Marketing digital: novas tecnologias & modelos de negócio. São Paulo: Futura, 1999.

COMPANHIA, Comissão de Animais de. Pesquisa Radar Pet avalia o perfil e o comportamento dos donos de animais de companhia no Brasil. WSPA Brasil, Rio de Janeiro, ago. 2009. Disponível em: . Acesso em: 23 de julho de 2011.

FELIPINI, D. ABC do e-commerce: os quatro segredos de um negócio bemsucedido na internet. Disponível em: . Acesso em: 20 de julho de 2011.

FELIPINI, D. Oportunidades de negócios na internet. Disponível em: http://www2.ciashop.com.br/lebooks/product.asp?template_id=130&partner_id=74&dept _id=10&pf_id=14. Acesso em: 15 jul. 2011.

IAB BRASIL. Indicadores de Mercado de Mídia Digital . Acesso em: 23 de julho de 2011.

IBGE. Indicadores IBGE – Pesquisa Mensal de Empregos, junho de 2011. http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/pm e_201106pubCompleta.pdf Acesso em: 20 de julho de 2011.

JOHNSON, G.; SCHOLES, K.; WHITTINGTON, R. Fundamentos de estratégia. Tradução: Rodrigo Dubal. Porto Alegre: Bookman, 2011.

KENDZERSKI, P. Web Marketing e Comunicação Digital. Porto Alegre, Impressão RR Donnelley Moore, 2ª Ed., 2009.

NASCIMENTO, R. M. E-commerce no Brasil: Perfil do Mercado e do E-consumidor Brasileiro. Dissertação de Mestrado, EBAPE/FGV, 2011.

PALMA, Consultoria. Histórico do mercado no mundo. PetBR, 2002. Disponível em: . Acesso em: 20 de julho de 2011.

SEBRAE. Agência de Marketing Digital Exigências legais específicas < http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/que-negocioabrir/ideias/integra_ideia?id=F12342CBD8EFCB8F832577AC00728F65&campo=exigen cias>. Acesso em: 23 de julho de 2011.

SEBRAE. Comece certo: loja virtual. 2005. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/customizado/inovacao/tecnologia/mundo-digital/comercio eletronico/comece-certo-2013-loja-virtual. Acesso em: 19 jul. 2011.

TORRES, G.; COZER, A. Alavancando negócios na internet. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2000.

VAZ, C. A. Google marketing: o guia definitivo do marketing digital. 3. ed. São Paulo: Novatec editora, 2010

VIOTTO, F. R. Tendências do Mercado PET no Brasil e no Mundo . Acesso em: 23 de julho de 2011.