O método do caso no ensino de marketing Outros Idiomas

ID:
30811
Periódico:
Resumo:
O método do caso é importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem ligado à área de negócios; porém, desde os seus primórdios, tem gerado polêmicas e controvérsias. Este artigo tem por objetivo discutir o método do caso no ensino de Administração, mais especificamente em Marketing. Para isso foi estudada a fundamentação teórica mediante levantamento bibliográfico em publicações nacionais e internacionais e realizada uma pesquisa de campo com 171 estudantes de graduação, 52 de mestrado e doutorado e 80 de MBA, totalizando 303 entrevistas. Os resultados mostram que os alunos têm atitude positiva em relação à técnica, preferindo casos brasileiros, reais, que abordem situações de uma empresa e situações recentes, contemporâneos e de 5 a 10 páginas. O estudo revelou a necessidade de instruir melhor os estudantes para os usos e particularidades do método, ressaltando suas responsabilidades para o sucesso da técnica. Recomenda-se utilizá-la concomitantemente com outras estratégias de ensino.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
IKEDA, A. A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, T.; CAMPOMAR, M. C. O método do caso no ensino de marketing. RAC-Eletrônica, v. 1, n. 3, p. 52-68, 2007.
Citação APA:
Ikeda, A. A., Veludo-de-oliveira, T., & Campomar, M. C. (2007). O método do caso no ensino de marketing. RAC-Eletrônica, 1(3), 52-68.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/30811/o-metodo-do-caso-no-ensino-de-marketing/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português