A influência das especificações de produto na coordenação de cadeias de carne da Nova Zelândia Outros Idiomas

ID:
30817
Periódico:
Resumo:
O agronegócio tem passado por importantes mudanças: maiores exigências relativas às características dos alimentos e busca por melhor coordenação das cadeias produtivas. Embora a exigência por produtos mais específicos pareça estar relacionada com o aprimoramento da coordenação das cadeias produtivas, a natureza dessa relação ainda não é clara. Objetivou-se nesta pesquisa entender quais aspectos afetam a coordenação de cadeias produtivas, com ênfase na relação entre especificações de produto e nível de coordenação das cadeias. Levantou-se o perfil de coordenação, características dos produtos e dos relacionamentos entre firmas em cadeias produtoras de carne para o mercado doméstico da Nova Zelândia através de estudo de casos múltiplos. Desenvolveu-se um modelo teórico, focado nos díades que compõem as cadeias. Observou-se, na presente pesquisa, a existência de uma coordenação de suporte, exercida por entidades de classes e outros agentes da cadeia, e de uma coordenação entre firmas. A coordenação entre firmas foi mais intensa, quando as exigências de produto demandaram procedimentos que não são comumente adotados em um setor. Quando essas exigências foram atendidas através do uso de know-how comumente disponível às empresas do setor (i.e. maior coordenação de suporte), a coordenação entre firmas mostrou-se menos intensa.
Citação ABNT:
MOURA, A. D.; VARGAS, S. M. L.; MOLLENKOPF, D. A influência das especificações de produto na coordenação de cadeias de carne da Nova Zelândia. RAC-Eletrônica, v. 1, n. 3, p. 158-172, 2007.
Citação APA:
Moura, A. D., Vargas, S. M. L., & Mollenkopf, D. (2007). A influência das especificações de produto na coordenação de cadeias de carne da Nova Zelândia. RAC-Eletrônica, 1(3), 158-172.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/30817/a-influencia-das-especificacoes-de-produto-na-coordenacao-de-cadeias-de-carne-da-nova-zelandia/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português