Reflexos das inovações nos índices de rentabilidade de empresas Outros Idiomas

ID:
30825
Resumo:
O estudo objetiva analisar os reflexos das inovações tecnológicas e ações inovadoras implementadas nos índices de rentabilidade de empresas brasileiras de capital aberto. Pesquisa descritiva foi realizada por meio de: survey para identificar as inovações implantadas nas empresas; análise de conteúdo do relatório da administração para identificar as inovações evidenciadas; e pesquisa nas demonstrações contábeis para calcular os índices de rentabilidade. Um questionário para identificar inovações foi enviado às empresas de capital aberto com ações negociadas na Bovespa. A amostra consubstanciou-se das 22 que responderam o questionário. A partir da tabulação dos dados estabeleceu-se um ranking das empresas potencialmente mais inovadoras e aplicou-se a Análise Envoltória de Dados, tendo os dados de inovações como inputs e os índices de rentabilidade como outputs, para identificar as mais eficientes. As empresas foram classificadas em quatro quadrantes: inovadoras e ineficientes, inovadoras e eficientes, não inovadoras e eficientes, não inovadoras e ineficientes. Concluiu-se que nem todas as empresas potencialmente inovadoras foram eficientes na geração de resultados, porém a maioria das empresas com baixo potencial inovador não foram eficientes.
Citação ABNT:
BEUREN, I. M.; FLORIANI, R.; HEIN, N. Reflexos das inovações nos índices de rentabilidade de empresas. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 7, n. 2, p. 96-115, 2013.
Citação APA:
Beuren, I. M., Floriani, R., & Hein, N. (2013). Reflexos das inovações nos índices de rentabilidade de empresas. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 7(2), 96-115.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/30825/reflexos-das-inovacoes-nos-indices-de-rentabilidade-de-empresas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ABBOTT C; JEONG, K; ALLEN S. The economic motivation for innovation in small construction companies. Construction Innovation, n. 6. p. 187-196, 2006.

AFUAH, Allan. Innovation Management: strategies, implementation, and profits. New York: Oxford University Press. 2003. 390p.

ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e valor. São Paulo: Atlas, 2003. 609p.

BARBIERI, José Carlos; ÁLVARES, Antônio Carlos Teixeira; Inovações nas organizações empresariais. In: BARBIERI, José Carlos. Organizações inovadoras: estudos e casos brasileiros. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 41-63.

BARRETT, Peter; SEXTON, Martin. Innovation in Small, Project-Based Construction Firms. British Journal of Management, n. 17, p. 331-346. 2006.

BEUREN, Ilse Maria; HEIN, Nelson; CAVASSOLA, Jerber Antônio. Participação de mercado e criação de valor: um estudo de empresas do varejo automobilístico em Santa Catarina. In: RAC Eletrônica, v. 1, n. 3, art. 2, p.14-34. set./dez., 2007. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2009.

BOSCOLO, Rodrigo; SBRAGIA, Roberto. Estratégia, inovação e desempenho: uma análise da relevância da inovação de valor no desempenho das empresas. In: SGIT, 25., 2008, Brasília. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.

BOTELHO, Marisa dos Reis Azevedo; CARRIJO, Michelle de Castro; KAMASAKI, Gilsa Yumi. Inovações, Pequenas Empresas e Interações com instituições de ensino/pesquisa em arranjos produtivos locais de setores de tecnologia avançada. In: Revista Brasileira de Inovação, Finep, v. 6, n. 2, p. 331371, 2007.

BRITO, Eliane Pereira Zamith; BRITO, Luiz Artur Ledur; MORGANTI, Fábio. Inovação e seu efeito no desempenho das empresas: lucro ou crescimento? In: ENANPAD, Brasília, 2005. Anais… Rio de Janeiro: ANPAD, 2005.

BROCKETT, P.L.; CHARNES, A.; COOPER, W. W.; HUANG, Z. M.; SUN, D. B. Data transformations in DEA cone ratio envelopment approaches for monitoring bank performances. European Journal of Operational Research, p. 250-258, 1997.

CAMARGO Jr. Alceu Salles; YU, Abraham Sin Oih; SALVADOR, Rafael Valdetaro. Rentabilidade e produtividade nas atividades de P&D de empresas no Brasil. In: SIMPOI, 11., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: FGV, 2008.

COLAUTO, Romualdo Douglas; BEUREN, Ilse Maria. Análise de conteúdo das estratégias nos relatórios de administração de companhias abertas. REAd Revista Eletrônica de Administração. Ed. 49, v. 12, n. 1, jan./fev. 2006. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2009.

COMMUNITY INNOVATION SURVEYS (CIS). Community innovation statistics: from today’s community Innovation Surveys to better surveys tomorrow. 2006. Disponível em: . Acesso em: 01 abr. 2008.

DAMANPOUR, Fariborz; SZABAT, Kathryn A.; EVAN, William M. The relationship between types of innovation and organizational performance. Journal of Management Studies, 1989.

FRIED, Harold O.; LOVELL, C. A. Knox; SCHMIDT, Shelton S. The measurement of productive efficiency and productivity change. UK: Oxford University Press, 1993.

GOSS, Tracy; PASCALE, Richard; ATHOS, Anthony. A montanha-russa da reinvenção: arriscando o presente por um futuro poderoso. In: RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y. O valor da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. pp.35-62.

HAMEL, Gary; SAYAGO, Alejandro. O caminho para a disrupção. In: MELLO, Carlos Cordeiro de (trad.). Implementando a inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

HEIN, Nelson; BIEMBENGUT, Maria Salett. Análise de eficiência: um estudo da eficiência dos departamentos da Universidade Regional de Blumenau. In: ENCUENTRO NACIONAL DE DOCENTES DE INVESTIGACIÓN OPERATIVA, 14, 2000, Rio Cuarto. Anais... Rio Cuarto, Argentina, Escuela de Perfeccionamiento em Investigación Operativa, 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica 2005. Rio de Janeiro. 2005. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2008.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de balanços. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1998. 226p.

KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. Inovação de valor: a lógica estratégica do alto crescimento. In: RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y. O valor da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. pp. 9-34.

LOESCH, Cláudio; HEIN Nelson. Pesquisa operacional: fundamentos e modelos. São Paulo: Saraiva, 2009. 248p.

MACEDO, Marcelo Álvaro da Silva. A utilização da análise envoltória de dados (DEA) na consolidação de medidas de desempenho organizacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 11, 2004, Porto Seguro/BA. Anais ... São Leopoldo: ABC, 2004.

MACEDO, Marcelo Álvaro da Silva; CÍPOLA, Fabrício Carvalho; FERREIRA, Antônio Francisco Ritter. Análise do desempenho organizacional sob as perspectivas sócio-ambiental e de imagem corporativa: um estudo apoiado em DEA sobre os seis maiores bancos no Brasil. In: SEMEAD, 11., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo, FEA/USP, 2008.

MAGALHÃES, Marcos Felipe. Inovando para durar. In: TERRA, José Cláudio Cyrineu. Inovação quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007. pp. 41-54.

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços: Abordagem básica e gerencial. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998. 471p.

NETO, Silvestre Prado de; VILELA, Antonio Carlos. Análise do desempenho organizacional: aplicando a abordagem DEA a indicadores financeiros e não financeiros. In SEMEAD, 11, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo, FEA/USP, 2008.

OJASALO, Jukka. Management of innovation networks: a case study of different approaches. In: European Journal of Innovation Management, v. 11, n. 1, p. 51-86. 2008.

Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OECD). Manual de Oslo: proposta de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. 1997. Tradução Finep. 2004. 136p.

PASCALE, Richard; MILLEMANN, Mark; GIOJA, Linda. Mudando a maneira como mudamos. In: RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y. O valor da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. p. 85 – 115.

PRAX, Jean-Yves. Devemos terceirizar a inovação? In TERRA, Jose Cláudio Cyrineu (Org.). Inovação quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007. pp. 205-219.

RICYT; OEA; CYTEC; COLCIENCIAS; OCYT. Manual de Bogotá: normalización de indicadores de inovación tecnológica en América Latina y el Caribe. 2001.

RUNBACH, Caspar Van. Fomentando a inovação radical em uma organização focada em resultados. In TERRA, Jose Cláudio Cyrineu (org.). Inovação quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007. pp. 159-162.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. 583p.

SILVA, Fábio Gomes da; HARTMAN, Adriane; REIS, Dálcio Roberto dos. Avaliação do nível de inovação tecnológica: desenvolvimento e teste de uma metodologia. In: ENEGEP, 26., 2006, Fortaleza. Anais... Fortaleza, ENEGEP, 2006.

SILVA, José Pereira da. Análise financeira das empresas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 485p.

SILVA, José Pereira da. Contabilidade financeira. São Paulo: Thomson, 2004

TERRA, José Cláudio Cyrineu, RUNBACH, Gaspar Van; BARROSO, Antônio. Gestão de portfólio: o desafio do alinhamento estratégico. In: TERRA, José Cláudio Cyrineu (Org.). Inovação quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007.

ULWICK, Antony, W. Fundamentos do Feedback. In MELLO, Carlos Cordeiro de. (trad.) Implementando a inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

UNGER, Brigitte; ZAGLER, Martin. Institutional and organizational determinants of product innovations. Innovation, v. 16, n. 3, 2003.

VAN DE VEN, A. H.; ANGLE, H. L.; POOLE, M.S. Research on the Management of Innovation: the Minnesota Studies. New York: Oxford University, 2000.

VASCONCELLOS, Marcos Augusto de. Introdução. In: BARBIERI, José Carlos. Organizações inovadoras: estudos e casos brasileiros. Rio de Janeiro: FGV, 2003. pp.13-30

VILA, Natalia; KUSTER, Inês. The importance of innovation in international textile firms. In: European Journal of Marketing. v. 41, n. 1/2, p. 17-36, 2007. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2008.

ZAWISLAK, Paulo Antônio. Contribuições para uma medida geral de inovação. In: EnANPAD, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. CD-ROM.