Competências para a docência on-line: percepção de professores de pós-graduação no ensino a distância Outros Idiomas

ID:
30882
Resumo:
O objetivo do estudo foi identificar as competências e habilidades necessárias ao docente de Ensino a Distância no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi descritiva, de levantamento, com 18 professores/tutores de cursos de pós-graduação lato sensu a distancia. Os resultados apontam que para desempenhar um papel diferenciado na docência on-line, é necessário que o professor adquira e desenvolva um conjunto particular de habilidades e competências. As habilidades de facilitação tiveram maior destaque, e dentre elas pode-se ressaltar: a capacidade de fornecer orientação e apoio on-line para alunos, a capacidade de envolver o aluno no processo de aprendizagem. As habilidades técnicas consideradas essenciais foram: a capacidade de usar e-mail eficazmente, a utilização de fóruns ou quadros de avisos. As habilidades gerenciais receberam menor destaque na pesquisa.
Citação ABNT:
GOMES, G.; SARAGOÇA, V. A. M.; DOMINGUES, M. J. C. S. Competências para a docência on-line: percepção de professores de pós-graduação no ensino a distância. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 5, n. 3, p. 15-33, 2011.
Citação APA:
Gomes, G., Saragoça, V. A. M., & Domingues, M. J. C. S. (2011). Competências para a docência on-line: percepção de professores de pós-graduação no ensino a distância. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 5(3), 15-33.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/30882/competencias-para-a-docencia-on-line--percepcao-de-professores-de-pos-graduacao-no-ensino-a-distancia/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edição 70, 1979.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2010.

DALMAU, Marcos Baptista Lopez. Impactos da utilização da educação a distância na capacitação de recursos humanos em empresas de grande porte. 2001. 136 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2001.

HAIR, JR, Josep F.; BABIN, Barry; MONEY, Arthur H.; SAMOUEL, Phillip; RIBEIRO, Lene Belon. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HANNA, Donald E. Organizational Models in Higher Education, Past and Future. In: Moore, M.G.; Anderson, W.G. (Org.) Handbook of Distance Education. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2003.

JARDIM, Anna Carolina Salgado; PEREIRA, Viviane Santos; REZENDE, Daniel Carvalho. O papel do professor-tutor em cursos de graduação em administração, modalidade a distância: um estudo de caso em uma Universidade Federal. In: Encontro Anual da ANPAD. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

KARAWEJCZYK, T. C.; ESTIVALETE, V. Professor universitário: o sentido do seu trabalho e o desenvolvimento de novas competências em um mundo em transformação. In: Encontro Anual da ANPAD, 27. Anais... Atibaia: ANPAD, 2003.

KEMSHAL-BELL, Guy. The On-line Teacher. Final Report prepared for the Project Steering Committee of the VET Teachers and On-line Learning Projetct, IDAM, ESD, TAFENSW, Department of Education and Training, TAFE NSW, Australia, 2001.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MEYER JUNIOR, Victor; MURPHY, J. Patrick. Dinossauros, gazelas e tigres: novas abordagens da administração universitária, um diálogo Brasil-EUA. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2003.

MOORE, Michel; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thompson Learning, 2007.

MORAES, Maria Cândida; LA TORRE, Saturnino de. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis: Vozes, 2004.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.

O'CONNOR, D. Application sharing in K-12 education: Teaching and learning with Rube Goldberg. Tech Trends, n. 47, v. 5, p. 6-13, 2003.

PIMENTEL, N. M. Educação a distância. Florianópolis: SEAD/UFSC, 2006.

PIRES, Ana Maria de Britto; BARBOSA, Andréa Rodrigues; COSTA, Aline Froes Almeida. O uso da Internet como ferramenta de apoio ao processo de Ensino-Aprendizagem: levantando a discussão junto a professores do Curso de Administração da UFBA. In.: Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Anais... Recife – PE, 2007.

SANCHEZ, Fábio. Anuário brasileiro estatístico de educação aberta e a distância – ABRAEAD 2008. 4. ed. São Paulo (SP): ABED. Instituto Monitor, 2008.

SILVA, Marco; CLARO, Tatiana. A docência on-line e a pedagogia da transmissão. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 33, n. 2, mai/ago. 2007.

SPECTOR, J. Michael; KLEIN, James D.; REISER, Robert A.; SIMS, Roderick C.; GRABOWSKI, Barbara L.; TEJA, Ileana de la. Competencies and Standards for Instructional Design and Educational Technology. Disponível em: http://it.coe.uga.edu/itforum/paper89/ITForumpaper89.pdf. Acesso em: 13 out.2010.

STAHL, Luciane Maria. As Expectativas dos alunos em relação ao desempenho de seus professores: um estudo numa IES pública. In.: Encontro Anual da ANPAD. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2004.

TOSTA, Kelly C. B. T.; PACHECO, Andressa S. V.; MELO, Pedro Antônio; SPANHOL, Fernando; DALMAU, José M. B. L.; TOSTA, Humberto Tonani. Competências docentes para EAD: análise da realidade de um curso de graduação em administração a distância sob a ótica dos professores e tutores. In.: Encontro de Administração da Informação. Anais... Recife – PE, 2009.

TRAGTENBERG, L.; PEREIRA, M.; SANTOS, E. Competências para a docência on-line: implicações para a formação inicial e continuada dos professorestutores do FGV On-line. In: Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância. Anais... XII ABED, Salvador, BA, 2005.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo, Atlas, 2006.

VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.