Vida pessoal e vida profissional: os desafios de equilíbrio para mulheres empreendedoras do Rio de Janeiro Outros Idiomas

ID:
31020
Periódico:
Resumo:
O presente trabalho teve por objetivo analisar as questões relativas ao equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional para empreendedoras de dois diferentes ramos de atividades: creches e bufês. Foram realizadas dez entrevistas em profundidade com donas de creches e outras dez com donas de bufês, todas atuando na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, atendendo a clientes de classe média e alta. A partir do estudo, constatou-se que estas mulheres consideram a flexibilidade de horário como ponto fundamental para a harmonização das demandas do trabalho e da família. Embora estejam constantemente preocupadas com seus empreendimentos, o sentimento de realização pessoal e o suporte de cônjuges, familiares e sócios colaboram no atingimento do equilíbrio. Constatou-se, ainda, que algumas características específicas às atividades exercidas pelas empreendedoras se constituem em variáveis adicionais que interferem nesta relação, indicando, assim, que estudos sobre equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional das empreendedoras devem considerar o ramo em que atuam.
Citação ABNT:
LINDO, M. R.; CARDOSO, P. M.; RODRIGUES, M. E.; WETZEL, U. Vida pessoal e vida profissional: os desafios de equilíbrio para mulheres empreendedoras do Rio de Janeiro. RAC-Eletrônica, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2007.
Citação APA:
Lindo, M. R., Cardoso, P. M., Rodrigues, M. E., & Wetzel, U. (2007). Vida pessoal e vida profissional: os desafios de equilíbrio para mulheres empreendedoras do Rio de Janeiro. RAC-Eletrônica, 1(1), 1-15.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/31020/vida-pessoal-e-vida-profissional--os-desafios-de-equilibrio-para-mulheres-empreendedoras-do-rio-de-janeiro/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português