Aprendizagem e acumulação de competências inovadoras em produtos na Eletrolux do Brasil (1980-2003) Outros Idiomas

ID:
31026
Periódico:
Resumo:
Este trabalho examina as implicações da aprendizagem (processos intra e interempresariais), para a acumulação de competências na Electrolux do Brasil S/A, Curitiba/PR, no período de 1980 a 2003. O objetivo foi analisar como a aprendizagem influenciou a acumulação de competências inovadoras na função tecnológica Atividades de Produto. Utilizou-se o estudo de caso individual. As evidências foram obtidas por meio de fontes múltiplas: entrevistas, reuniões formais, consulta à documentação e observação direta. O modelo para competências tecnológicas permitiu mensurar níveis de capacitação tecnológica. O modelo de aprendizagem intra-empresarial identifica quatro processos de aprendizagem e suas características-chave. O modelo de aprendizagem interempresarial distingue vínculos para fluxo de conhecimento. Ao unir três modelos analíticos num só estudo, este trabalho contribuiu para explicar como os processos de aprendizagem possibilitaram a acumulação de competências inovadoras. As evidências que emergem, a partir deste estudo, contradizem generalizações comuns, em relação à ausência de inovação e a inexistência de fluxos de conhecimento para inovação, em subsidiária de país em desenvolvimento de grupo transnacional.
Citação ABNT:
FERIGOTTI, C. M. S.Aprendizagem e acumulação de competências inovadoras em produtos na Eletrolux do Brasil (1980-2003). RAC-Eletrônica, v. 1, n. 1, p. 100-118, 2007.
Citação APA:
Ferigotti, C. M. S.(2007). Aprendizagem e acumulação de competências inovadoras em produtos na Eletrolux do Brasil (1980-2003). RAC-Eletrônica, 1(1), 100-118.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/31026/aprendizagem-e-acumulacao-de-competencias-inovadoras-em-produtos-na-eletrolux-do-brasil--1980-2003-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português