As conexões entre o Marketing e a Logística na busca do valor ao cliente Outros Idiomas

ID:
31052
Resumo:
Neste artigo procuramos demonstrar que é cada vez maior a interdependência entre o Marketing e a Logística, pois cada vez mais se reconhece o poder do serviço ao cliente como um meio potencial de diferenciação entre as empresas. Em regra, a maior parte dos livros-texto apresenta o Marketing como sendo o gerenciamento dos 4 “Ps”, designados por produto, preço, promoção e praça (também chamada de ponto de venda). Até hoje a ênfase do Marketing recaia sobre os três primeiros “Ps”. A praça, que pode ser descrita por intermédio do antigo clichê, “o produto certo, no lugar certo, na hora certa”, de um modo geral não era muito enfatizado nos esforços da função marketing. Veremos que a disponibilidade dos produtos passou a ser determinante para a decisão de venda. Se o produto está disponível agora, então o cliente compra, pois a disponibilidade para venda passa a ser um diferencial atrativo para o cliente, visto que o produto já se “commoditizou” (todas as marcas são similares). Não obstante, a disponibilidade é um elemento do serviço de suporte ao cliente, bem como um dos aspectos tratados pelo gerenciamento logístico. Será dado destaque também para a importância do valor ao cliente. O valor ao cliente, por sua vez, pode ser compreendido como sendo a forma pela qual o cliente percebe as ofertas da empresa, aí incluídos os produtos, os serviços e outros bens intangíveis. Estas percepções dos clientes podem ser classificadas em múltiplas dimensões: conformidade com as exigências; seleção de produtos; preço e marca; serviços com valor agregado; relacionamentos e experiências.
Citação ABNT:
COVA, C. J. G.As conexões entre o Marketing e a Logística na busca do valor ao cliente. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 2, n. 2, p. 42-53, 2008.
Citação APA:
Cova, C. J. G.(2008). As conexões entre o Marketing e a Logística na busca do valor ao cliente. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 2(2), 42-53.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/31052/as-conexoes-entre-o-marketing-e-a-logistica-na-busca-do-valor-ao-cliente/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português