A importância da estratégia organizacional para a Confederação Brasileira de Voleibol Outros Idiomas

ID:
31068
Resumo:
O objetivo geral deste trabalho é analisar a estratégia organizacional desenvolvida por uma organização brasileira de administração esportiva, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) nos últimos 30 anos, a partir da metodologia das “5 forças de Porter”. Trata-se de um projeto de pesquisa descritivo analítico baseado em dados secundários relacionados a partir da década de 70. Ficou estabelecido a análise da Confederação Brasileira de Voleibol como estudo de caso. Ao abordarmos o case da CBV foi possível detectar os ganhos que uma instituição de administração esportiva pôde obter a partir da definição de uma estratégia organizacional e, na seqüência, do desenvolvimento de um planejamento estratégico estruturado. Planejamento este que teve início há 30 anos baseado em uma estratégia inovadora que tinha como alicerce o entendimento do esporte como um negócio. Entretanto, os resultados alcançados não estão condicionados apenas ao fato de possuir um plano estratégico, tão importante quanto ter é saber executá-lo.
Citação ABNT:
SOUZA, S. L.A importância da estratégia organizacional para a Confederação Brasileira de Voleibol. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 1, n. 1, p. 116-125, 2007.
Citação APA:
Souza, S. L.(2007). A importância da estratégia organizacional para a Confederação Brasileira de Voleibol. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 1(1), 116-125.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/31068/a-importancia-da-estrategia-organizacional-para-a-confederacao-brasileira-de-voleibol/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português