Título Inglês:
Information Technology services outsourcing
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o sourcing de serviços de Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC. Abrange uma empresa do setor privado brasileiro, representando um estudo exploratório abordando as razões que levaram ao outsourcing, insourcing ou backsourcing de serviços de TIC, e descreve as estratégias de contratação utilizadas e a evolução do modelo de sourcing pela empresa. Utilizou-se o método de estudos de casos, que foi aplicado em uma organização educacional de grande porte. A pesquisa utilizou-se de entrevistas com pessoas que ocuparam cargos de diretoria e gerência que vivenciaram todo o processo de outsourcing ao longo de um período de 21 anos. As questões analisadas foram as razões para o outsourcing ou insourcing - backsourcing, as estratégias de contratação e a evolução do modelo de sourcing. A pesquisa aprofundou o conhecimento sobre o fenômeno do sourcing de serviços de TI e identificou uma relação entre o modelo de outsourcing total e a redução de custo como razão para a terceirização, assim como entre o modelo de outsourcing seletivo e busca por melhores capacitações.
Resumo Inglês:
This research aims at analyzing the Information and Communication Technology (ICT) service sourcing. It covers a Brazilian private sector company, and is an exploratory study addressing the reasons for ICT service outsourcing or insourcing and describes the recruitment strategies and the development of company's sourcing model. We used the case study method, which was applied in a large-sized private educational organization. The research interviewed people in management positions who experienced the whole outsourcing process over a period of 21 years. The analysis focused on the reasons for outsourcing, insourcing or backsourcing, the recruitment strategies and the development of the sourcing model. The research deepened the knowledge of the phenomenon of IT service sourcing and identified a link between the total outsourcing model and the cost reduction as reasons for outsourcing, as well as between the selective outsourcing model and the search for better skills.
Citação ABNT:
CRISTOFOLI, F.; PRADO, E. P. V. Terceirização de serviços de Tecnologia da Informação. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 2, n. 2, p. 360-377, 2011.
Citação APA:
Cristofoli, F., & Prado, E. P. V. (2011). Terceirização de serviços de Tecnologia da Informação. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, 2(2), 360-377.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/31203/terceirizacao-de-servicos-de-tecnologia-da-informacao/i/pt-br
Referências:
BARTOLOMÉ, A.; ALIAGA, F. El impacto de las nuevas tecnologías en educación. 2005. Disponível em:
. Acesso em: 22 dez.2008. 2005.
BEAL, M. A. Manual de tecnologia da informação. São Paulo: Vydia Tecnologia, 2002.
BERNSTORFF, V. H.; CUNHA, J. C. O que as organizações buscam e alcançam com a terceirização da tecnologia de informação (TI). In: ENANPAD – ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 23., 1999, Florianópolis. Anais… Florianópolis, 1999.
CABERO, J. A. Nuevas tecnologías, comunicación y educación. 1996. Disponível em: . Acesso em: 22 dez.2008. 1996
COHEN, L.; YOUNG, A. Multisourcing: moving beyond outsourcing to achieve growth and agility. Boston: Harvard Business School Press, 2006.
CRISTOFOLI, F.; PRADO, E. P. V.; TAKAOKA, H. Sourcing de serviços de TI: um estudo de caso do setor automobilístico brasileiro. In: SEMEAD, 10., 2008, São Paulo. Anais… São Paulo, 2008.
DREYFUSS, C.; SCARDINO, L. O outsourcing atingiu seu limite? Revista Info Corporate. São Paulo, Abril, 2005. Disponível em: http://info.abril.com.br/corporate/gartner/ooutsourcing-atingiu-seu-limite.shtml Acesso em: 22/12/2008. 2005.
EISENHARDT, K. M. Building theories from case study research. Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989.
FUJITSU. Evolução do outsourcing de TI. 2008. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2008.
GISBERT, M. et al. Las nuevas tecnologías en la educación. 1996. Disponível em: . Acesso em: 22 dez.2008. 1996.
GOLES, T.; CHIN, W. W. Information systems outsourcing relationship factors: detailed conceptualization and initial evidence. Data Base for Advances in Information Systems, v. 36, n. 4, p. 47-67, 2005.
KALAKOTA, R.; ROBINSON, M. E-business: estratégias para alcançar o sucesso no mundo digital. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
KLEPPER, R.; JONES, W. O. Outsourcing information technology, systems & services. New Jersey: Prentice-Hall, 1998.
LACITY, M. C.; WILLCOCKS, L. P. Global information technology outsourcing. England: John Wiley & Sons, 2001.
MAY, A. S. Business process outsourcing: a new test of management competence. Career Development International, v. 3, n. 4, p. 136-41, 1998.
PRADO, E. P. V.; TAKAOKA, H. Os fatores que motivam a adoção da terceirização da tecnologia de informação: uma análise do setor industrial de São Paulo. Revista de Administração Contemporânea, v. 6, n. 3, p. 129-147, set./dez. 2002.
QUINN, J. B.; HILMER, F. G. Strategic outsourcing. Sloan Management Review, v. 35, n. 4, p. 43-55, Summer. 1994.
SOUZA, C. A.; VIDAL, A. G. R.; ZWICKER, R. Sociedade da informação: os desafios da era da colaboração e da gestão do conhecimento Grau de informatização de empresas. São Paulo: Saraiva, 2008.
SPARROW, E. Successful IT outsourcing: from choosing a provider to managing the project. London: Springer-Verlag, 2003.
VIDAL, A. G. Terceirização: a arma empresarial. São Paulo: Érica, 1997.
WANG, C. B. O novo papel do executivo de informática. São Paulo: Makron Books, 1995.
WILLCOCKS, L. P.; FITZGERALD, G.; FEENY, D. Outsourcing IT: The strategic implications. Long Range Planning, v. 28, n. 5, p. 59-70, mai. 1995.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.