Terceirização de serviços de Tecnologia da Informação Outros Idiomas

ID:
31203
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o sourcing de serviços de Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC. Abrange uma empresa do setor privado brasileiro, representando um estudo exploratório abordando as razões que levaram ao outsourcing, insourcing ou backsourcing de serviços de TIC, e descreve as estratégias de contratação utilizadas e a evolução do modelo de sourcing pela empresa. Utilizou-se o método de estudos de casos, que foi aplicado em uma organização educacional de grande porte. A pesquisa utilizou-se de entrevistas com pessoas que ocuparam cargos de diretoria e gerência que vivenciaram todo o processo de outsourcing ao longo de um período de 21 anos. As questões analisadas foram as razões para o outsourcing ou insourcing - backsourcing, as estratégias de contratação e a evolução do modelo de sourcing. A pesquisa aprofundou o conhecimento sobre o fenômeno do sourcing de serviços de TI e identificou uma relação entre o modelo de outsourcing total e a redução de custo como razão para a terceirização, assim como entre o modelo de outsourcing seletivo e busca por melhores capacitações.
Citação ABNT:
CRISTOFOLI, F.; PRADO, E. P. V. Terceirização de serviços de Tecnologia da Informação. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 2, n. 2, p. 360-377, 2011.
Citação APA:
Cristofoli, F., & Prado, E. P. V. (2011). Terceirização de serviços de Tecnologia da Informação. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, 2(2), 360-377.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/31203/terceirizacao-de-servicos-de-tecnologia-da-informacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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