Análise de processos por meio da simulação computacional: proposta de uma estratégia de ensino na graduação em administração Outros Idiomas

ID:
31425
Resumo:
Dada a importância do uso da simulação computacional de eventos discretos para a análise e melhoria dos processos existentes nas organizações, este trabalho aborda o ensino desta técnica no curso de graduação em administração. O mesmo demonstra uma estratégia de ensino cuja ênfase recai na compreensão e análise do processo que será simulado em contraste com abordagens existentes, que privilegiam o conhecimento das rotinas e especificidades dos softwares de simulação. A abordagem proposta é baseada nos trabalhos de Laguna e Marklund (2004) e Hartvigsen (2005). A simulação computacional é feita por meio de planilhas eletrônicas, que utilizam o pacote SimQuick. Esta estratégia é composta de quatro etapas. A primeira consiste na identificação de oportunidades e definição do escopo do trabalho, a segunda visa uma descrição detalhada do processo que será analisado, a terceira consiste na avaliação do processo por meio da simulação computacional, e, finalmente, a última etapa consiste na proposta de redesenho. Um caso de modelagem realizado por um grupo de alunos é apresentado como recurso didático para esclarecer e demonstrar a estratégia de ensino proposta.
Citação ABNT:
TORRES JÚNIOR, N.; SOUZA, G. G.; NASCIMENTO, J. Z. Análise de processos por meio da simulação computacional: proposta de uma estratégia de ensino na graduação em administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 13, n. 3, p. 491-491, 2012.
Citação APA:
Torres Júnior, N., Souza, G. G., & Nascimento, J. Z. (2012). Análise de processos por meio da simulação computacional: proposta de uma estratégia de ensino na graduação em administração. Administração: Ensino e Pesquisa, 13(3), 491-491.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/31425/analise-de-processos-por-meio-da-simulacao-computacional--proposta-de-uma-estrategia-de-ensino-na-graduacao-em-administracao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BARBARÁ, S. (Org.). Gestão por processos: fundamentos, técnicas e modelos de implementação. 2.ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.

BERENDS, P.; ROMME, G. Simulation as a Research Tool in Management Studies, European Management Journal,v. 17, n. 6, p. 576–583, 1999.

BITNER, M. J.; OSTROM, A. L.; MORGAN, F.N. Service Blueprinting: A practical Technique for Service Innovation, California Management Review, 2008.

BORN, R. G.; STÅHL, I. A business course in simulation modeling,Issues in Information Systems, v. IX, n. 1, 2008.

FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços: operações, estratégica e tecnologia da informação. 6.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

GONÇALVES, J. E. L. As Empresas são Grandes Coleções de Processos. Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 1, p. 6-19, 2000.

GONÇALVES, J. E. L. Processo, que Processo? GV–executivo,v. 1, n. 1, 2002.

HARMON, P. Business Process Change: a guide for business managers and BPM and Six Sigma Professionals, Elsevier, 2007.

HARTVIGSEN, D. SimQuick – process simulation with Excel, 2.ed. Pearson Pretince Hall, 2005.

HILL, R. R. Process Simulation in Excel for a Quantitative Management Course, INFORMS Transactions on Education, v. 2, n. 3, 2002.

JOHANSSON, H. J. Processos de negócios.São Paulo: Pioneira, 1995.

LAGUNA, M.; MARKLUND, J. Business Process Modeling, Simulation, and Design. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2004.

LEV, B. Book Reviews, Interfaces, v. 32, n. 5, 2002.

MAHBOUBIANA, M. Educational aspects of business simulation softwares, Procedia Social and Behavioral Sciences,v. 2, p. 5403-5407, 2010.

MEDINA, A. C.; CHWIF, L. Modelagem e Simulação de Eventos Discretos:teoria & aplicações, 2º Edição, São Paulo: Editora dos Autores, 2007.

PAIM, R., CARDOSO, V., CAULLIRAUX, H., & CLEMENTE, R. Gestão de processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.

REIJERSA, H.A., MANSARB, S. L. Best practices in business process redesign: an overview and qualitative evaluation of successful redesign heuristics. Omega,v. 33, n.1, p. 283-306, 2005.

REIS, M. M. de O.; BLATTMANN, U. Gestão de processos em bibliotecas. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação,Campinas, v. 1, n. 2, p.1-17, 2004.

STÅHL, I. Teaching simulation to business students summary of 30 years’ experience, In. Proceedings of the 2007 Winter Simulation Conference,2007.