Título Inglês:
What stricto sensu graduate program teachers understand by the reflective teacher and researcher teacher
Resumo:
O objetivo desta pesquisa foi analisar a compreensão de professores que atuam no stricto-sensu sobre professor reflexivo e professor pesquisador. Com caráter descritivo, de levantamento e qualitativo, foram feitas entrevistas com dez professores de um Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, que atuaram no último trimestre de 2011. Na compreensão da maioria dos entrevistados, o professor pesquisador não se preocupa somente com o ensino, mas também com a pesquisa, para que ocorra uma evolução do conhecimento. Este assume um papel de mediador e não apenas de transmissor do conhecimento. Quanto à compreensão de professor reflexivo, a maioria dos entrevistados destacou ser aquele capaz de regular a sua ação e apresentar um método sistematizado de pensar, mas não necessariamente um pensar crítico sobre a docência. Percebe-se que ocorre uma aproximação dos conceitos de professor pesquisador e reflexivo na compreensão dos professores investigados, entretanto a predominância do olhar concentrou-se mais sobre as atitudes dos alunos do que na sua própria docência. Percebeu-se também, em alguns momentos, a compreensão de professor pesquisador focado meramente à pesquisa, e não necessariamente à pesquisa sobre a docência, bem como a compreensão de professor reflexivo, pouco voltada à relação teoria e prática na docência.
Resumo Inglês:
The objective of this research was to analyze the understanding of graduate degree teachers regarding the reflective teacher and researcher teacher. Interviews of a descriptive and qualitative nature were conducted with 10 teachers from a graduate Accounting degree who taught in the last quarter of 2011. The majority respondents understand the researcher teacher as not only concerned with teaching, but also with research, in order for knowledge to evolve. The researcher teacher assumes the role of a mediator in addition to being a passer-on of knowledge. Reflective teachers were understood as those able to regulate their actions and present a systematic method of thinking, but not necessarily a critical thinking about teaching. It was observed that there is an approximation of the concepts of researcher and reflective teachers among the teachers surveyed, however of them focusing on their students attitudes, than in their own vision of teaching . The researcher teacher was also occasionally thought to be too merely focused on research that was not necessarily research on teaching, while reflective teachers were understood to sometimes lack an emphasis on the relationship between theory and practice in teaching.
Citação ABNT:
KREUZBERG, F.; RAUSCH, R. B. Compreensões de professores que atuam na pós-graduação stricto-sensu sobre professor reflexivo e professor pesquisador. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 14, n. 1, p. 99-121, 2013.
Citação APA:
Kreuzberg, F., & Rausch, R. B. (2013). Compreensões de professores que atuam na pós-graduação stricto-sensu sobre professor reflexivo e professor pesquisador. Administração: Ensino e Pesquisa, 14(1), 99-121.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/31473/compreensoes-de-professores-que-atuam-na-pos-graduacao-stricto-sensu-sobre-professor-reflexivo-e-professor-pesquisador/i/pt-br
Referências:
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
ANDRÉ, M. Pesquisa, Formação e Prática Docente. In: ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores.8.ed. Campinas: Papirus, 2008, p. 55-69.
BORG, S. Language teacher research engagement. Cambridge Journals,v. 43, n. 4, p. 391-429, 2010.
CASTANHO, D.; FREITAS, S. N. Inclusão e prática docente no ensino superior. Educação Especial, n. 27, 2006.
CHARLOT, B. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA, S.G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil:gênese e critica de um
conceito. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002, p. 89-108.
FONTANA, M.I. A prática de pesquisa:relação teoria e prática no curso de Pedagogia. Curitiba, 2006. 167f. Dissertação (Mestrado em Pedagogia) - Programa de Pós
Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.
FREITAS, H.; JANISSEK, R. Análise Léxica e Análise de Conteúdo:técnicas complementares, sequenciais e recorrentes para exploração de dados qualitativos.
Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2000.
LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores.8.ed. Campinas: Papirus, 2008, p. 27-55.
MIRANDA, M. G. de. O professor pesquisador e sua pretensão de resolver a relação entre teoria e a prática na formação de professores. In: ANDRÉ, M. (Org.). O papel da
pesquisa na formação e na prática dos professores.8.ed. Campinas: Papirus, 2008. p. 129-143.
MONTEIRO, C. C. D. A construção de uma escola reflexiva.Estudo de caso: Escola Secundária de Achada Grande. 2008. 99f. Memória Monográfica. Universidade Jean
Piaget de Cabo Verde. Cabo Verde, 2008.
NUNES, D.R.P. Teoria, pesquisa e prática em Educação: a formação do professor pesquisador. Educação e Pesquisa,v. 34, n. 1, p. 97-107, 2007.
RAUSCH, R.B. Reflexividade e pesquisa: articulação necessária na formação inicial de professores. In: SILVA, N. de M. A.; RAUSCH, R. B. (Orgs.). Formação de professores:
políticas, gestão e práticas. Blumenau: Edifurb, 2010.
SÁ-CHAVES, I. A Construção de Conhecimento pela Análise Reflexiva da Praxis. Lisboa: Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
SÁ-CHAVES, I. Portfolios Reflexivos.Estratégia de Formação e de Supervisão. Aveiro: Universidade de Aveiro (CIDTFF), 2000.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo:um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
STENHOUSE, L. An introduction to curriculum research and development. Londres: Heinemann, 1975.
ZEICHNER, K.M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico In: GERALDI, C.M.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E.M. (Orgs.). Cartografia
do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: ABL, 1998, p. 207-236.