Compreensões de professores que atuam na pós-graduação stricto-sensu sobre professor reflexivo e professor pesquisador Outros Idiomas

ID:
31473
Resumo:
O objetivo desta pesquisa foi analisar a compreensão de professores que atuam no stricto-sensu sobre professor reflexivo e professor pesquisador. Com caráter descritivo, de levantamento e qualitativo, foram feitas entrevistas com dez professores de um Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, que atuaram no último trimestre de 2011. Na compreensão da maioria dos entrevistados, o professor pesquisador não se preocupa somente com o ensino, mas também com a pesquisa, para que ocorra uma evolução do conhecimento. Este assume um papel de mediador e não apenas de transmissor do conhecimento. Quanto à compreensão de professor reflexivo, a maioria dos entrevistados destacou ser aquele capaz de regular a sua ação e apresentar um método sistematizado de pensar, mas não necessariamente um pensar crítico sobre a docência. Percebe-se que ocorre uma aproximação dos conceitos de professor pesquisador e reflexivo na compreensão dos professores investigados, entretanto a predominância do olhar concentrou-se mais sobre as atitudes dos alunos do que na sua própria docência. Percebeu-se também, em alguns momentos, a compreensão de professor pesquisador focado meramente à pesquisa, e não necessariamente à pesquisa sobre a docência, bem como a compreensão de professor reflexivo, pouco voltada à relação teoria e prática na docência.
Citação ABNT:
KREUZBERG, F.; RAUSCH, R. B. Compreensões de professores que atuam na pós-graduação stricto-sensu sobre professor reflexivo e professor pesquisador. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 14, n. 1, p. 99-121, 2013.
Citação APA:
Kreuzberg, F., & Rausch, R. B. (2013). Compreensões de professores que atuam na pós-graduação stricto-sensu sobre professor reflexivo e professor pesquisador. Administração: Ensino e Pesquisa, 14(1), 99-121.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/31473/compreensoes-de-professores-que-atuam-na-pos-graduacao-stricto-sensu-sobre-professor-reflexivo-e-professor-pesquisador/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

ANDRÉ, M. Pesquisa, Formação e Prática Docente. In: ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores.8.ed. Campinas: Papirus, 2008, p. 55-69.

BORG, S. Language teacher research engagement. Cambridge Journals,v. 43, n. 4, p. 391-429, 2010.

CASTANHO, D.; FREITAS, S. N. Inclusão e prática docente no ensino superior. Educação Especial, n. 27, 2006.

CHARLOT, B. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA, S.G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil:gênese e critica de um conceito. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002, p. 89-108.

FONTANA, M.I. A prática de pesquisa:relação teoria e prática no curso de Pedagogia. Curitiba, 2006. 167f. Dissertação (Mestrado em Pedagogia) - Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.

FREITAS, H.; JANISSEK, R. Análise Léxica e Análise de Conteúdo:técnicas complementares, sequenciais e recorrentes para exploração de dados qualitativos. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2000.

LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores.8.ed. Campinas: Papirus, 2008, p. 27-55.

MIRANDA, M. G. de. O professor pesquisador e sua pretensão de resolver a relação entre teoria e a prática na formação de professores. In: ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores.8.ed. Campinas: Papirus, 2008. p. 129-143.

MONTEIRO, C. C. D. A construção de uma escola reflexiva.Estudo de caso: Escola Secundária de Achada Grande. 2008. 99f. Memória Monográfica. Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. Cabo Verde, 2008.

NUNES, D.R.P. Teoria, pesquisa e prática em Educação: a formação do professor pesquisador. Educação e Pesquisa,v. 34, n. 1, p. 97-107, 2007.

RAUSCH, R.B. Reflexividade e pesquisa: articulação necessária na formação inicial de professores. In: SILVA, N. de M. A.; RAUSCH, R. B. (Orgs.). Formação de professores: políticas, gestão e práticas. Blumenau: Edifurb, 2010.

SÁ-CHAVES, I. A Construção de Conhecimento pela Análise Reflexiva da Praxis. Lisboa: Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

SÁ-CHAVES, I. Portfolios Reflexivos.Estratégia de Formação e de Supervisão. Aveiro: Universidade de Aveiro (CIDTFF), 2000.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo:um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

STENHOUSE, L. An introduction to curriculum research and development. Londres: Heinemann, 1975.

ZEICHNER, K.M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico In: GERALDI, C.M.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E.M. (Orgs.). Cartografia do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: ABL, 1998, p. 207-236.