Um estudo sobre o potencial do Brasil como pólo de offshoring de serviços Outros Idiomas

ID:
3156
Resumo:
A transferência de parte ou de toda uma cadeia de valores para um local com menores custos – denominada Offshoring - tem se expandindo por vários países do mundo. A princípio, as empresas terceirizavam serviços para países em desenvolvimento para reduzir custos, hoje, também o fazem para ter acesso à mão-de-obra qualificada. Neste estudo, objetiva-se identificar o potencial do Brasil como provedor de serviços para outros países. Para tanto, estabeleceu-se uma comparação entre as características do Brasil e da Índia, levando em conta os drivers (direcionamentos) que a tornaram o principal pólo de offshoring de serviços da  atualidade. Constatou-se que, embora a capacidade criativa e profissional do brasileiro seja reconhecida internacionalmente, o percentual de pessoas com fluência em língua inglesa é insuficiente para expansão de call centers, back-office e outros tipos de offshoring no Brasil.
Citação ABNT:
GIÃO, P. R.; OLIVEIRA JÚNIOR, M. M. A study on the potential of Brazil as a hub for offshoring of services. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 1, n. 1, art. 5, p. 106-129, 2009.
Citação APA:
Gião, P. R., & Oliveira Júnior, M. M. (2009). A study on the potential of Brazil as a hub for offshoring of services. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 1(1), 106-129.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês