Título Inglês:
Scenarios planning as learning
Resumo:
O planejamento de cenários tem sido cada vez mais utilizado como instrumento para testar e melhorar o desempenho das organizações em ambientes dinâmicos. Neste artigo, objetiva-se demonstrar o potencial de um modelo experimental de Planejamento de Cenários para mobilizar, motivar e agregar maior conteúdo à tomada de decisão organizacional, principalmente no que se refere ao Planejamento Estratégico de duas instituições do setor público: uma indústria farmacêutica e uma fundação de ensino tecnológico. Descrevem-se as etapas de aplicação de um modelo híbrido de planejamento de cenários - aqui denominado Planejamento pelo Aprendizado - por meio da pesquisa-ação; apresentam-se os cenários resultantes do experimento; e delineia-se os principais resultados de uma avaliação realizada sobre esta prática. Para tanto, analisou-se dois modelos já consagrados de Planejamento de Cenários - a escola Prospectiva e o modelo da Shell - que serviram como referencial para a proposição e aplicação de um modelo experimental nos dois objetos de estudo. O processo de avaliação do impacto da técnica foi realizado através de um questionário que obteve altos índices de confiabilidade, e por meio de entrevistas com os participantes. Os resultados atestam a eficiência do modelo no suporte à tomada de decisão em ambiente competitivo, no qual se inserem as duas instituições pesquisadas.
Resumo Inglês:
Scenario planning has increasingly been utilised as a tool to test and improve organizational performance within dynamic environments. The purpose of this article is to demonstrate the potential of an experimental model of Scenario Planning to mobilize, encourage and provide added content to the organizational decision making processes, primarily as related to the Strategic Planning of two governmental institutions: a pharmaceutical industry and a foundation devoted to technological education. Here, phases are detailed, whereupon a hybrid model of scenario planning – herein under named Planning through Learning – is applied, by means of research and action. The scenarios that result from the experiment are presented and the most relevant results of an evaluation pertaining to this practice are laid forth. To this effect, two widely acknowledged Scenario Planning models – that of the Prospective school and Shell´s model – which posed as reference for the proposition and application of an experimental model concerning the two study targets, were analysed. The technique´s evaluation process was undertaken resorting to a questionnaire that collected high reliability indexes and also by means of participant interviews. Results testify the model´s efficiency in supporting the decision making process at competitive environments within which both researched institutions operate.
Citação ABNT:
LOURENÇO JUNIOR, A.; OLIVEIRA, L. C. V.; KILIMNIK, Z. M. Scenarios planning as learning. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 2, n. 1, art. 37, p. 3-32, 2010.
Citação APA:
Lourenço Junior, A., Oliveira, L. C. V., & Kilimnik, Z. M. (2010). Scenarios planning as learning. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 2(1), 3-32.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/3170/o-planejamento-de-cenarios-como-aprendizado/i/pt-br
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