Redes de franquia brasileiras internacionalizadas: evolução do método de entrada no exterior Outros Idiomas

ID:
31714
Resumo:
Este artigo analisa os métodos de entrada das franquias brasileiras quando optam por se instalar fora do Brasil. Tendo como base um estudo multicasos, foram realizadas entrevistas presenciais em 2012 com 21 redes de franquias internacionalizadas. Entre os resultados, observou-se uma mudança de postura das redes de franquias brasileiras ao longo do tempo, com alteração no método de entrada em mercados internacionais. Destaca-se a intensificação da procura por parte de agentes externos dispostos a levar a marca para o exterior, fato que possibilitou que a estratégia predominante a partir de 2008 fosse franquear suas atividades diretamente a partir do Brasil.
Citação ABNT:
AGUIAR, H. S.; CONSONI, F. L.; BERNARDES, R. C. Redes de franquia brasileiras internacionalizadas: evolução do método de entrada no exterior. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 13, n. 1, p. 34-48, 2014.
Citação APA:
Aguiar, H. S., Consoni, F. L., & Bernardes, R. C. (2014). Redes de franquia brasileiras internacionalizadas: evolução do método de entrada no exterior. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 13(1), 34-48.
DOI:
10.5585 / riae.v13i1.1985
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/31714/redes-de-franquia-brasileiras-internacionalizadas--evolucao-do-metodo-de-entrada-no-exterior/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ABF. Associação Brasileira de Franchising. (2012). Evolução do setor. Recuperado em: 19 de julho de2014, de .

ABF. Associação Brasileira de Franchising. (2013). Evolução do setor 2002-2013. Recuperado em: 14 de março de2014, de: .

Aguiar H. S. (2014). Internacionalização de franquias brasileiras: o processo de internacionalização conduzida. Centro Universitário da FEI. São Paulo, SP, Brasil.

Alon, I. (2001). The Use of Franchising by US‐Based Retailers. Journal of Small Business Management, 39(2), 111-122

Alon, I. (2006). Market conditions favoring master international franchising. Multinational Business Review, 14(2), 67-82.

Alon, I.; Welsh, D. H. (2001). International franchising in emerging markets: China, India, and other Asian countries. Chicago: Cch Inc.

Barkema, H. G.; Vermeulen, F. (1998). International expansion through start-up or acquisition: a learning perspective. Academy of Management journal, 41(1), 7-26.

Benoun, M.; Héliès-Hassid, M. (2004). Category management, mythes et réalités. Revue Française du Marketing, 198(3/5), 73-86.

Borini, F. M.; Ribeiro, F. C. F.; Coelho, F. P.; Proença, E. R. (2006). O prisma da internacionalização: um estudo de caso. Revista de Administração FACES Journal, 5(3), 42-55.

Borini, F.; Rocha, T.; Spers, E. (2012). Desafios para a internacionalização das franquias brasileiras: um survey com franquias internacionalizadas. In: Melo, P. R. L.; Andreassi, T. (Org.). Franquias brasileiras. (p. 71-87). São Paulo: Cengage.

Burton, F. N.; Cross, A. R. (1995). Franchising and foreign market entry. International marketing reader, p. 35-48.

Carney, M.; & Gedajlovic, E. (1991). Vertical integration in franchise systems: agency theory and resource explanations. Strategic Management Journal, 12(8), 607-629.

Chang, S. J.; Rosenzweig, P. M. (2001). The choice of entry mode in sequential foreign direct investment. Strategic Management Journal, 22(8), 747-776.

Coelho, D. B. (2011). Novas reflexões sobre a internacionalização das empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas. 51(4), 411412.

Combs, J. G.; Ketchen, D. J. (1999). Can capital scarcity help agency theory explain franchising? Revisiting the capital scarcity hypothesis. Academy of Management Journal, 42(2), 196-207.

Combs, J. G.; Ketchen, D. J.; Shook, C. L.; Short, J. C. (2011). Antecedents and consequences of franchising: Past accomplishments and future challenges. Journal of Management, 37(1), 99-126.

Dahab, S. (1996).. Entendendo franchising: uma alternativa eficaz para o pequeno e médio empreendedor, Salvador: Casa da Qualidade.

Doherty, A. M.; Alexander, N. (2004). Relationship development in international retail franchising: case study evidence from the UK fashion sector. European Journal of Marketing, 38(9/10), 1215-1235.

FDC. Fundação Dom Cabral. (2012). Ranking das transnacionais_brasileiras 2012. Recuperado em: 3 de dezembro de2014, de: .

Gibbs, G. (2009). Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. São Paulo: Bookman.

Hoy, F.; Shane, S. (1998). Franchising as an entrepreneurial venture form. Journal of Business Venturing, 13(2), 91-94.

Jensen, M. C.; & Meckling, W. H. (1976). Theory of the firm: managerial behavior, agency costs and ownership structure. Journal of financial economics, 3(4), 305-360.

Kedia, B. L.; Ackerman, D. J.; Justis, R. T. (1995). Changing barriers to the internationalization of franchising operations: perceptions of domestic and international franchisors. The International Executive, 37(4), 329-348.

Khauaja, D. (2009). Gestão de marcas na estratégia de internacionalização de empresas: estudo com franqueadoras brasileiras. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Marques, D. S. P.; Merlo, E. M.; & Lucchesi, C. A. M. (2005). Os motivos envolvidos na internacionalização de franquias brasileiras. FACEF Pesquisa-Desenvolvimento e Gestão, 8 (2).

Marques. D. S. P. (2006). Internacionalização de franquias: um mapeamento sobre a presença de redes brasileiras no exterior. Dissertação de mestrado. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Melo P.L.R.; Andreassi T. (Org.). (2012). Franquias brasileiras: estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização. São Paulo: Cengage Learning.

Melo, P. L. de R.; Andreassi, Tales, Oliveira Jr; M. M. (2010). Fusão e internacionalização de empresas brasileiras: o caso trendfoods e China in Box. Revista Inovação, Gestão e Produção, 2(9), 13-24.

Melo, P. L. R. (2012). Internacionalização das redes de franquias brasileiras: uma análise organizacional e institucional. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Mendelsohn, M. (1994). A essência do franchising. São Paulo: Difusão Educação e Cultura.

Oliveira Jr; M.M. (2010). Multinacionais brasileiras: internacionalização, inovação e estratégia global. São Paulo: Bookman.

Oxenfeldt, A. R.; & Kelly, A. O. (1969). Will successful franchise systems ultimately become wholly-owned chains. Journal of Retailing, 44(4), 69-83.

Pedro, I.; Filipe, J. A.; & Reis, E. (2008). Factores determinantes da internacionalização das redes de «franchising» ibéricas. Economia Global e Gestão, 13(1), 65-84.

Petersen, B.; Welch, L. S. (2002). Foreign operation mode combinations and internationalization. Journal of Business Research, 55(2), 157-162.

Quinn, B. (1998). Towards a framework for the study of franchising as an operating mode for international retail companies. The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, 8(4), 445-467.

Quinn, B.; Alexander, N. (2002). International retail franchising: a conceptual framework. International journal of retail & distribution management, 30(5), 264-276.

Quinn, B.; Doherty, A. M. (2000). Power and control in international retail franchising-evidence from theory and practice. International marketing review, 17(4/5), 354-372.

Randall, G. (1994). Trade marketing strategies: the partnership between manufacturers, brands and retailers. Oxford, UK: Butterworth-Heinemann

Rocha, T.; Borini, F.; Spers, E. (2010). Processos e barreiras para internacionalização de franquias brasileiras. Relatório para a ABF. São Paulo: ABF.

Rocha, T.V.; Borini F.M.; Spers E.E.; Khauaja D.; Camargo A. (2012). Aspectos mercadológicos e estratégicos da internacionalização das franquias brasileiras. São Paulo: ESPM.

Sanghavi, N. (1991). Retail franchising as a growth strategy for the 1990s. International Journal of Retail & Distribution Management, 19 (2).

Sardy, M.; Alon, I. (2007). Exploring the differences between franchisee entrepreneurs and nascent entrepreneurs. International Entrepreneurship and Management Journal, 3(4), 403-418.

Sashi, C. M.; Karuppur, D. P. (2002). Franchising in global markets: towards a conceptual framework. International Marketing Review, 19(5), 499-524.

Silva, C. E. V.; Mendes, D. A. P.; Gomes, J. S. (2002). O controle gerencial na internacionalização de franquias: o caso de uma empresa brasileira. Anais...Congresso da USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo, SP, Brasil, Outubro.

Stanworth, J.; Dandridge, T. (1994). Business franchising and economic change: an overview. International Small Business Journal, 12(2), 12-14.

Stanworth, J.; Stanworth, C.; Watson, A.; Purdy, D.; & Healeas, S. (2004). Franchising as a small business growth strategy a resource-based view of organizational development. International Small Business Journal, 22(6), 539-559.

Toledo, G. L.; Proença, C. (2005). Fatores críticos de sucesso na franquia: uma análise sob a óptica de exfranqueados no município de São Paulo. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, 12(1), 43-53.

Welch, L. S. (1989). Diffusion of franchise system use in international operations. International Marketing Review, 6(5), 7.

Welsh, D. H.; Alon, I.; Falbe, C. M. (2006). An examination of international retail franchising in emerging markets. Journal of Small Business Management, 44(1), 130-149.

Welsh, D.; Alon, I. (2001). International franchising in emerging markets: central and Eastem Europe and Latin America. Chicago: CCH Inc.

WFC, World Franchise Council. (2012). Country profile. Recuperado em: 2 de Agosto de2013, de: Acesso em 2 de agosto.