Reflexões sobre a estratégia do Oceano Azul: uma comparação com as Estratégias de Ansoff, Porter e Hax & Wilde Outros Idiomas

ID:
3178
Resumo:
No contexto da globalização, a competitividade tornou-se uma das grandes questões empresariais. Assim, o estudo sobre decisões estratégicas é importante para a empresa que decide ser competitiva, qualquer que seja o mercado de suas operações. Este artigo consiste em uma reflexão sobre estratégias. Foram consideradas as estratégias do oceano azul de Kim e Mauborgne, a matriz de Ansoff, as estratégias genéricas de Porter e o modelo delta de Hax & Wilde. Verifica-se as semelhanças e aproximações entre as quatro abordagens estratégicas. Para tanto, realizou-se uma revisão abrangente de literatura sobre o tema estratégia, utilizando-se o método de leitura científica das abordagens. Assim, elaborou-se uma matriz comparativa para discutir as tipologias para formulação de estratégias, sendo que esta matriz poderá ser utilizada em futura pesquisa de campo. Com a comparação, observou-se que são várias as abordagens possíveis e que cada uma possui características adequadas a determinado tipo de empresa e ao ambiente de negócios em que esta está inserida. Este artigo pretende contribuir para o aprimoramento da tomada de decisões estratégicas - por parte dos executivos – a partir da escolha da estratégia mais adequada às operações da empresa e ao ambiente competitivo em que esta está inserida.
Citação ABNT:
JUSSANI, A. C.; KRAKAUER, P. V. C.; PÓLO, E. F. Reflections on Blue Ocean strategy: a comparison with Ansoff’s, Porter’s, and Hax and Wilde’s Strategies. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 2, n. 2, art. 35, p. 17-35, 2010.
Citação APA:
Jussani, A. C., Krakauer, P. V. C., & Pólo, E. F. (2010). Reflections on Blue Ocean strategy: a comparison with Ansoff’s, Porter’s, and Hax and Wilde’s Strategies. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 2(2), 17-35.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/3178/reflexoes-sobre-a-estrategia-do-oceano-azul--uma-comparacao-com-as-estrategias-de-ansoff--porter-e-hax---wilde/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
Referências:
Aaker, D. (2001). Administração estratégica de mercado. 5 ed. Porto Alegre: Bookman.

Andrews, K. R. (1971). The concept of corporate strategy. Dow Jones-Irwin.

Ansoff, I. (1979). Strategic management. John Wiley & Sons.

Ansoff, I. (1991). A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas.

Cervo, A. & Bervian, P. (2002). Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall.

Fischmann, A.A. & Almeida, M.I.R. (2009). Planejamento estratégico na prática. 2 ed. São Paulo: Atlas.

Ghemawat, P. (2000). A estratégia e o cenário dos negócios. Porto Alegre: Bookman.

Hax, A.C. & Wilde II, D.L. (1999, winter). The delta project: adaptative management for a changing world. Sloan Management Review.

Hax, A.C.; Wilde II, D.L. (2001). The delta project: Discovering new sources of profitability in a networked economy. New York: Palgrave.

Hitt, M.A.; Ireland R.D. & Hoskisson, R.E. (2003). Administração estratégica: competitividade e globalização. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Kim, W.C. & Mauborgne, R. (2005). Blue ocean strategy: how to create uncontested market space and make the competition irrelevant. HBS Press.

Kotler, P. (2000). Administração de marketing (10 ed.). São Paulo: Prentice Hall.

Maximiano, A.C.A. (2002). Teoria geral da administração (3 ed.). São Paulo: Atlas.

Miles, R.E. & Snow, C.C. (1978). Organizational strategy, structure and process. New York: McGraw-Hill.

Mintzberg, H. (1987). The strategy concept: five p's for strategy. organizational approaches to strategy. Cambrige, MA, Ballinger.

Mintzberg, H.; Ahlstrand, B.; Lampel, J. (1998). Strategic safari: A Guided Tour Through the Wilds of Strategic Management. The Free Press, New York.

Mintzberg, H.; Lampel, J., Quinn, J.b.; Ghoshal, S. (2008). O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados (4 ed). Porto Alegre: Bookman.

Oliva, F.L. & Almeida, M.I.R. (2001). Estratégias genéricas segundo as escolas de planejamento estratégico. In Congresso Latino-americano de Estratégia (SLADE), 14.

Porter, M.E. (1980). Competitive strategy. New York: The Free Press.

Slywotzky, A.J. & Morrison, D.J. (1998). A estratégia focada no lucro (2 ed). Rio de Janeiro: Campus.

TZU, Sun. (2000). A arte da guerra. Porto Alegre: L&PM.

Wright, P.; Kroll, M.J. & Parnell, J. (2000). Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas.