Título Inglês:
Reflections on Blue Ocean strategy: a comparison with Ansoff’s, Porter’s, and Hax and Wilde’s Strategies
Resumo:
No contexto da globalização, a competitividade tornou-se uma das grandes questões empresariais. Assim, o estudo sobre decisões estratégicas é importante para a empresa que decide ser competitiva, qualquer que seja o mercado de suas operações. Este artigo consiste em uma reflexão sobre estratégias. Foram consideradas as estratégias do oceano azul de Kim e Mauborgne, a matriz de Ansoff, as estratégias genéricas de Porter e o modelo delta de Hax & Wilde. Verifica-se as semelhanças e aproximações entre as quatro abordagens estratégicas. Para tanto, realizou-se uma revisão abrangente de literatura sobre o tema estratégia, utilizando-se o método de leitura científica das abordagens. Assim, elaborou-se uma matriz comparativa para discutir as tipologias para formulação de estratégias, sendo que esta matriz poderá ser utilizada em futura pesquisa de campo. Com a comparação, observou-se que são várias as abordagens possíveis e que cada uma possui características adequadas a determinado tipo de empresa e ao ambiente de negócios em que esta está inserida. Este artigo pretende contribuir para o aprimoramento da tomada de decisões estratégicas - por parte dos executivos – a partir da escolha da estratégia mais adequada às operações da empresa e ao ambiente competitivo em que esta está inserida.
Resumo Inglês:
Within the context of the globalized environment, competitiveness has become a critical issue for business. The use of research to inform strategic decisions is thus important for firms on the path to competitiveness, regardless of their market of operation. This paper provides an overview of four strategies—Kim and Mauborgne’s Blue Ocean Strategy, Ansoff’s Matrix, Porter’s Generic Strategies, and Hax and Wilde’s Delta model—in order to find the similarities and approximations among them. Applying the scientific reading method, we conducted a comprehensive review of the literature on strategy to draw up a comparative matrix among the four strategies analyzed so as to discuss the typologies for strategy formation modes. This matrix is intended to be used in future field studies. The comparison led to the observation that several possible approaches exist, each suited for distinctive businesses and business environments. This article aims to contribute to a better knowledge of administrative techniques that can help firms - and their executives - improve strategic decision making by choosing the strategy that best fits the competitive environment in which their business operates.
Citação ABNT:
JUSSANI, A. C.; KRAKAUER, P. V. C.; PÓLO, E. F. Reflections on Blue Ocean strategy: a comparison with Ansoff’s, Porter’s, and Hax and Wilde’s Strategies. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 2, n. 2, art. 35, p. 17-35, 2010.
Citação APA:
Jussani, A. C., Krakauer, P. V. C., & Pólo, E. F. (2010). Reflections on Blue Ocean strategy: a comparison with Ansoff’s, Porter’s, and Hax and Wilde’s Strategies. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 2(2), 17-35.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/3178/reflexoes-sobre-a-estrategia-do-oceano-azul--uma-comparacao-com-as-estrategias-de-ansoff--porter-e-hax---wilde/i/pt-br
Referências:
Aaker, D. (2001). Administração estratégica de mercado. 5 ed. Porto Alegre:
Bookman.
Andrews, K. R. (1971). The concept of corporate strategy. Dow Jones-Irwin.
Ansoff, I. (1979). Strategic management. John Wiley & Sons.
Ansoff, I. (1991). A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas.
Cervo, A. & Bervian, P. (2002). Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall.
Fischmann, A.A. & Almeida, M.I.R. (2009). Planejamento estratégico na prática.
2 ed. São Paulo: Atlas.
Ghemawat, P. (2000). A estratégia e o cenário dos negócios. Porto Alegre:
Bookman.
Hax, A.C. & Wilde II, D.L. (1999, winter). The delta project: adaptative
management for a changing world. Sloan Management Review.
Hax, A.C.; Wilde II, D.L. (2001). The delta project: Discovering new sources of
profitability in a networked economy. New York: Palgrave.
Hitt, M.A.; Ireland R.D. & Hoskisson, R.E. (2003). Administração estratégica:
competitividade e globalização. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Kim, W.C. & Mauborgne, R. (2005). Blue ocean strategy: how to create
uncontested market space and make the competition irrelevant. HBS Press.
Kotler, P. (2000). Administração de marketing (10 ed.). São Paulo: Prentice Hall.
Maximiano, A.C.A. (2002). Teoria geral da administração (3 ed.). São Paulo:
Atlas.
Miles, R.E. & Snow, C.C. (1978). Organizational strategy, structure and process.
New York: McGraw-Hill.
Mintzberg, H. (1987). The strategy concept: five p's for strategy. organizational
approaches to strategy. Cambrige, MA, Ballinger.
Mintzberg, H.; Ahlstrand, B.; Lampel, J. (1998). Strategic safari: A Guided Tour
Through the Wilds of Strategic Management. The Free Press, New York.
Mintzberg, H.; Lampel, J., Quinn, J.b.; Ghoshal, S. (2008). O processo da
estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados (4 ed). Porto Alegre:
Bookman.
Oliva, F.L. & Almeida, M.I.R. (2001). Estratégias genéricas segundo as escolas de
planejamento estratégico. In Congresso Latino-americano de Estratégia
(SLADE), 14.
Porter, M.E. (1980). Competitive strategy. New York: The Free Press.
Slywotzky, A.J. & Morrison, D.J. (1998). A estratégia focada no lucro (2 ed). Rio
de Janeiro: Campus.
TZU, Sun. (2000). A arte da guerra. Porto Alegre: L&PM.
Wright, P.; Kroll, M.J. & Parnell, J. (2000). Administração estratégica: conceitos.
São Paulo: Atlas.