Análise da satisfação dos usuários dos serviços de clínicas médica e cirúrgica em um hospital do Sudoeste do Paraná Outros Idiomas

ID:
31861
Resumo:
O presente trabalho foi realizado na instituição hospitalar da Região Sudoeste do Paraná cuja atividade principal consiste na prestação de serviços especializados em saúde, oferecidos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Este artigo tem como objetivo apresentar a qualidade dos serviços verificada na sua prestação pela referida instituição, a partir do nível de satisfação evidenciada pelos usuários dos serviços das clínicas médica e cirúrgica. A pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada a partir de uma amostra de 56 pacientes, selecionados por aceitação e conveniência dos pesquisados e utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário baseado no modelo SERVPERF. A análise dos dados foi realizada a partir da estatística descritiva, sendo avaliado o nível de satisfação dos pacientes com o serviço prestado pelo hospital. Ao final do estudo observou-se que a instituição apresenta um alto nível de satisfação de seus usuários, indicando que oferece serviços de qualidade elevada. Dentre os elementos do serviço mais bem avaliados estão acessibilidade, ambiente físico, atenção dos funcionários e gentileza do corpo de colaboradores da instituição.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
CERIOLI, D.; ROCHA, A. C.; CERETTA, G. F.; CANTERLLE, N. M. G. Análise da satisfação dos usuários dos serviços de clínicas médica e cirúrgica em um hospital do Sudoeste do Paraná. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 11, n. 2, p. 106-122, 2014.
Citação APA:
Cerioli, D., Rocha, A. C., Ceretta, G. F., & Canterlle, N. M. G. (2014). Análise da satisfação dos usuários dos serviços de clínicas médica e cirúrgica em um hospital do Sudoeste do Paraná. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, 11(2), 106-122.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/31861/analise-da-satisfacao-dos-usuarios-dos-servicos-de-clinicas-medica-e-cirurgica-em-um-hospital-do-sudoeste-do-parana/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 38 ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

CORRÊA, H. L.; CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2006.

COSTA, H. Tópicos de Administração Hospitalar. São Paulo: Renovarum, 1998.

CRUZ, V. B. S.; MELLEIRO, M. M. Análise da satisfação dos usuários de um hospital privado. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 44, n. 1, p. 147-153, 2010.

FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P.; SILVA, F. L.; CHAN, B. L. Análise de Dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2009. 646 p.

FREITAS, A. L. P.; COZENDEY, M. I. Um modelo SERVPERF para avaliação de serviços hospitalares. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO – Enegep, XXVIII, 2008, Rio de Janeiro. Anais... Disponível em: . Acesso em: Ago. 2011.

FREITAS, A. L. P.; MANHÃES, N. R. C.; COZENDEY, M. I. Emprego do SERVQUAL na avaliação da Qualidade de Serviços de Tecnologia da Informação: uma análise experimental. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO – Enegep, XXVI, 2006, Fortaleza. Anais... Disponível em: . Acesso em: Jun. 2011.

GURGEL JUNIOR, G. D.; VIEIRA, M. M. F. Qualidade total e administração hospitalar: explorando disjunções conceituais. Ciência & Saúde Coletiva, 7(2), pp. 325-334, 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Uma análise das condições de vida da população brasileira. Síntese de Indicadores Sociais. 2007. Rio de Janeiro.. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/sinte seindicsociais2007/indic_sociais2007.pdf. Acesso em: Set. 2012.

KLÜCK, M.; GUIMARÃES, J. R.; FERREIRA, J.; PROMPT, C. A. A gestão da qualidade assistencial do Hospital de Clínicas de Porto Alegre: implementação e validação de indicadores. Revista de Administração em Saúde, v. 4, n. 16. Jul./Set. pp. 27-32, 2002.

LAS CASAS, A. L. Qualidade total em serviços: conceitos, exercícios, casos práticos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. Trad. Cid Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2001.

MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Trad. Laura Bocco. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MCDANIEL, C.; GATES, R. Pesquisa de Marketing. Trad. James F. Suderland Cook. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

MELLO, S. C. B.; VIEIRA, R. S. G.; FONSÊCA, F. R. B.; NETO, A. F. S.; GOUVEIA, T. B.; CORDEIRO, A. T. Aplicação do modelo SERVQUAL para a avaliação da qualidade de serviço numa instituição de ensino superior baseado na percepção dos alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO – Enegep, XXII, 2002, Curitiba. Anais... Disponível em: . Acesso em: Jun. 2011.

MORETTO NETO, L.; SILVA, J. J. C.; SCHMITT, V. G. H. Introdução à administração hospitalar. Florianópolis: DCA-UFSC, 2007, 74p.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. Um modelo conceitual de qualidade de serviço e suas implicações para a pesquisa no futuro. Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. 4, 2006.

SIQUEIRA, A. C. B. Marketing empresarial, industrial e de serviços. São Paulo: Saraiva, 2005.