Laddering: revelando a coleta e interpretação dos dados Outros Idiomas

ID:
32218
Resumo:
Laddering é uma técnica de pesquisa bastante apropriada quando o foco está relacionado ao entendimento do valor para o cliente e valores pessoais. Trata-se de uma técnica de entrevista individual e profunda que se ampara na análise de conteúdo para desenvolver conhecimento sobre como os indivíduos traduzem os atributos de produtos em associações significativas em relação a si mesmo seguindo a teoria meios-fim, ou seja, atributos que levam a consequências e que culminam com os valores dos entrevistados. Apesar de oportuna em estudos de marketing, por investigar o comportamento humano, o restrito número de publicações sobre sua aplicação prática podem desestimular os pesquisadores de utilizá-la. Assim, o presente estudo tem por objetivo à luz da atividade de marketing discutir a técnica e descrever as principais etapas da pesquisa (entrevista, coleta de dados e análise). A descrição desse processo foi feita a partir de uma pesquisa real que utilizou a técnica. Constata-se que mesmo exploratória, a pesquisa que se utiliza desta técnica disponibiliza informações valiosas para suporte nas decisões em marketing.
Citação ABNT:
IKEDA, A. A.; CAMPOMAR, M. C.; CHAMIE, B. C. Laddering: revelando a coleta e interpretação dos dados. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 4, p. 49-66, 2014.
Citação APA:
Ikeda, A. A., Campomar, M. C., & Chamie, B. C. (2014). Laddering: revelando a coleta e interpretação dos dados. Revista Brasileira de Marketing, 13(4), 49-66.
DOI:
10.5585/remark.v13i4.2726
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/32218/laddering--revelando-a-coleta-e-interpretacao-dos-dados/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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