Uma proposição de composto de marketing para microcrédito, utilizando dados de pesquisa junto a microempreendedores de mais baixa renda: um relato de caso Outros Idiomas

ID:
3244
Resumo:
Este estudo apresenta o delineamento de um composto de marketing do microcrédito para população de mais baixa renda, a partir de uma proposição de planejamento subsidiado por dados da pesquisa de marketing. Para isso, utilizou-se a experiência do Banco do Povo – Crédito Solidário, a partir das ocorrências com sua linha de crédito para a população de mais baixa renda, com aporte de recursos da Comunidade Européia. O esforço de delineamento desse composto para o microcrédito buscou interiorizar a essência subjetiva do processo de decisão da sua “tomada”. Este entendimento foi desenvolvido com base nos depoimentos dos microempreendedores investigados por meio de estudo exploratório – grupos focais e entrevistas em profundidade. O resultado sugere que o delineamento do composto de marketing deve levar em consideração os fatores de estímulo à demanda do primeiro crédito e da sua renovação. Assim, a combinação de vários aspectos: flexibilização das exigências, postura do agente de crédito, taxa de juros baixa, prestação acessível, resultados auferidos com o primeiro crédito e necessidades individuais e familiares atendidas são inputs essenciais ao delineamento do composto de marketing do microcrédito.
Citação ABNT:
PREARO, L. C.; CAMPOMAR, M. C.; ROMEIRO, M. C. Uma proposição de composto de marketing para microcrédito, utilizando dados de pesquisa junto a microempreendedores de mais baixa renda: um relato de caso. Gestão & Regionalidade, v. 24, n. 69, art. 114, p. 46-61, 2008.
Citação APA:
Prearo, L. C., Campomar, M. C., & Romeiro, M. C. (2008). Uma proposição de composto de marketing para microcrédito, utilizando dados de pesquisa junto a microempreendedores de mais baixa renda: um relato de caso. Gestão & Regionalidade, 24(69), 46-61.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/3244/uma-proposicao-de-composto-de-marketing-para-microcredito--utilizando-dados-de-pesquisa-junto-a-microempreendedores-de-mais-baixa-renda--um-relato-de-caso/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português