Uma leitura crítica da técnica e da tecnologia: da razão instrumental à tecnoética Outros Idiomas

ID:
32473
Resumo:
O trabalho busca promover uma análise e crítica sobre modelos de conhecimentos entre a técnica e a tecnologia pautadas na sua aplicabilidade como ciência, por meio de dois caminhos temporais: pela via moderna e contemporânea. Partimos da argumentação de como esses modelos de conhecimento instrumentais são levados na condição de finalidade para o homem. No nosso enfoque, tais modelos instrumentais representam a base de sustentação da sociedade para atender às necessidades da evolução humana. A reflexão se desenvolve em duas partes, a saber: a primeira analisa os elementos entre a técnica e a tecnologia quanto conceito, progresso e suas implicações; na segunda, justificamos como a categoria ética se coloca como eixo de equilíbrio entre a identidade da técnica e da tecnologia, pela via tecnoética. A argumentação propõe um eficiente instrumento de compreensão para um novo olhar da compreensão da virtude e progresso das ações do homem.
Citação ABNT:
MARTINS, D. F. V.; FELL, A. F. A.; FELL, N. P. Uma leitura crítica da técnica e da tecnologia: da razão instrumental à tecnoética. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 3, n. 1, p. 31-35, 2013.
Citação APA:
Martins, D. F. V., Fell, A. F. A., & Fell, N. P. (2013). Uma leitura crítica da técnica e da tecnologia: da razão instrumental à tecnoética. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, 3(1), 31-35.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/32473/uma-leitura-critica-da-tecnica-e-da-tecnologia--da-razao-instrumental-a-tecnoetica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ADORNO, Teodoro W.; HORKHEIMER, Marx. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1988.

BATISTA, Pablo de Araújo. Máquinas sociais. Filosofia, São Paulo, v. 64, p. 14-23, out. 2011.

HABERMAS, Jurgen. O futuro da natureza humana: a caminho de uma eugenia liberal? 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

MACINTYRE, Alasdair. Depois da virtude: um estudo da teoria moral. Bauru: EDUSC, 2001.

MARCUSE, Herbert. Ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1967