O papel exercido pela mulher nos estabelecimentos comerciais de um shopping center: um estudo comparativo com relação à atuação feminina no comércio de rua, em Tubarão Outros Idiomas

ID:
32476
Resumo:
Este artigo destaca os resultados obtidos no Projeto de Iniciação Científica da Faculdade Senac Tubarão 2012, cujo objetivo foi perceber o perfil das mulheres que trabalham nas lojas integrantes do shopping center local (Farol Shopping). Em um segundo momento, faz-se um comparativo entre a análise dos dados coletados na pesquisa de 2012 com os resultados obtidos no PIC Senac em 2011, no qual se investigou o papel da mulher que atua no comércio de rua do Centro de Tubarão. Para tanto, as diferenças existentes entre os dois tipos de comércio (shopping e comércio de rua), será realizado. Questões relativas às diferenças entre os gêneros feminino e masculino (culturais e no mercado de trabalho), serão também abordadas no trabalho. Em seguida, será exposta a metodologia e os resultados alcançados: o perfil de gestoras e colaboradoras das lojas do shopping, bem como o comparativo com o estudo realizado no comércio de rua do Centro de Tubarão. No que tange à metodologia, o artigo apoia-se em pesquisa bibliográfica e, posteriormente, na pesquisa-diagnóstico realizada no Farol Shopping. Percebeu-se, neste contingente, que as colaboradoras atuantes no shopping têm idades entre 20 e 25 anos, sendo mais jovens do que as que trabalham no comércio de rua pesquisado em 2011. Dentre as gestoras, tal realidade se repete, sendo que elas estão na faixa etária de 20 a 30 anos, têm, em parte, escolaridade maior e menor tempo de atuação na área do que as gestoras das lojas de rua entrevistadas na pesquisa anterior.
Citação ABNT:
FERNANDES, A. C.; HENRIQUE, B. M.; FARIAS, D. B.; ZABOT, G. M.; MARCELO, T. P.; NANDI, V. V.; KÖENIG, M.; FORMENTIN, C. N. O papel exercido pela mulher nos estabelecimentos comerciais de um shopping center: um estudo comparativo com relação à atuação feminina no comércio de rua, em Tubarão. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 3, n. 1, p. 61-73, 2013.
Citação APA:
Fernandes, A. C., Henrique, B. M., Farias, D. B., Zabot, G. M., Marcelo, T. P., Nandi, V. V., Köenig, M., & Formentin, C. N. (2013). O papel exercido pela mulher nos estabelecimentos comerciais de um shopping center: um estudo comparativo com relação à atuação feminina no comércio de rua, em Tubarão. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, 3(1), 61-73.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/32476/o-papel-exercido-pela-mulher-nos-estabelecimentos-comerciais-de-um-shopping-center--um-estudo-comparativo-com-relacao-a-atuacao-feminina-no-comercio-de-rua--em-tubarao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Referências:
DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS (DIEESE). Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural / Ministério do Desenvolvimento Agrário. Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). [2012]

FAROL SHOPPING. O Shopping. [2012] 2012.

FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DO ACRE. Mercado local: comércio de rua e o comércio de shopping (pesquisa). [2011]

FORMENTIN, Cláudia N. et al. O papel exercido pela mulher no comércio do Centro de Tubarão. Navus Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, SC, v. 2, n. 1, p. 99 107, jan./jun. 2012.

FRANÇA, Luiz de. Mudança à vista. Revista Você S/A, São Paulo, n.153, p.56-57, mar. 2011.

GIL, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2009.

GUIZELINI, Marta Cristina. A mulher no comando do mundo corporativo. [2009].

HUECK, Karin. Homens x mulheres: por que eles estão ficando para trás. Superinteressante, São Paulo, n.292, p.48-57, jun.2011.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MURARO, Rose Marie; BOFF, Leonardo. Feminino e masculino: uma nova consciência para o encontro das diferenças. Rio de Janeiro: Record, 2010.

NANDI, Milena. As líderes que se tornaram exemplo. Negócios & Empreendimentos, Florianópolis, v.3, n.17, p.64-73, jun.2012.

NOVOCHADLO, Karen. 17 milhões de visitas em 5 anos. [2011].

PINHEIRO, Luiz Cláudio. Projeto proíbe desigualdade salarial entre homens e mulheres. [2010].

RAQUEL, Tatiane. A evolução da mulher no mercado de trabalho. [2006]

REBENQUES, Aline; LOURENÇO, Julia Antunes. A catarinense: quem é e como está vivendo. [2012].

RUBIN, Charles. Diferença entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Pré-Univesp, São Paulo, n.12, jun./jul. 2011.

SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO/SC. A Mulher no Mercado de Trabalho Formal em Santa Catarina. [2011]

TOMANINI, Cláudio. Mulheres tendem a ser melhores vendedoras. [2010]