Título Inglês:
Reputation and image in the Portuguese PSI 20 banks, in 2007-2012
Título Espanhol:
Reputación e imagen en los bancos portugueses del índice PSI 20, en 2007-2012
Resumo:
A crise da economia mundial iniciada em 2007 afetou a confiança no mercado bancário e a reputação das organizações que nele atuam. A reputação e uma boa imagem, por parte dos bancos, ajudam a conquistar a confiança do mercado e a criar relacionamentos duradouros com o público-alvo. Com o objetivo de perceber quais os impactos mais significativos desta crise no desempenho daquelas organizações, com o consequente reflexo na sua reputação e imagem, percebidas pela Sociedade, foi seguida uma estratégia de estudo de casos, utilizando informação financeira pública. Os resultados obtidos parecem apontar para uma forte confiança da Sociedade nos seus bancos, apesar da não reciprocidade, pois as práticas de gestão deixam entender sinais contraditórios entre eles e nem sempre convergentes com o paradigma da rendibilidade e gestão de risco internacionalmente aceites.
Resumo Inglês:
The world economic crisis that began in 2007 affected the confidence in the banking market and the reputation of organizations to act on it. The reputation and a good image, by banks, help them to win market confidence and create lasting relationships with your target-market. In order to understand which the most significant impact of this crisis on the performance of those organizations, with the consequent reflection on their reputation and image, perceived by the Society, was followed a strategy of case studies, using financial public information. The results seem to indicate a strong confidence of the Society in their banks, despite the non- reciprocity, because management practices fail to understand mixed signals and do not always converge with the paradigm of profitability and management of internationally accepted risk.
Resumo Espanhol:
La actual crisis económica mundial ha afectado la confianza en el mercado bancario y la reputación de las organizaciones que operen en este mercado. La reputación y una buena imagen de los bancos, ayudan a ganar la confianza del mercado y crear relaciones perdurables con su público. Con el objetivo de comprender cuáles son los impactos más significativos de esta crisis sobre el desempeño de esas organizaciones, con el consecuente reflejo en la reputación y la imagen percibida por la Sociedad, fue establecida una estrategia de estudio de caso, utilizando información pública financiera. Los resultados parecen indicar una fuerte confianza de la Sociedad en sus bancos, a pesar de la falta de reciprocidad, considerando evidencias contradictorias de las prácticas de gestión y no siempre convergentes con el paradigma de la rentabilidad y la gestión de riesgos internacionalmente aceptados.
Citação ABNT:
RODRIGUES, J. J. M.; SEABRA, F. M. D. S. H.; MATA, C. M. S. Reputação e imagem nos bancos portugueses do PSI 20, no período 2007-20121. Revista Universo Contábil, v. 10, n. 3, p. 155-171, 2014.
Citação APA:
Rodrigues, J. J. M., Seabra, F. M. D. S. H., & Mata, C. M. S. (2014). Reputação e imagem nos bancos portugueses do PSI 20, no período 2007-20121. Revista Universo Contábil, 10(3), 155-171.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/32806/reputacao-e-imagem-nos-bancos-portugueses-do-psi-20--no-periodo-2007-20121/i/pt-br
Referências:
ALLOUCHE, José; AMANN, Bruno. L’Entreprise Familiale: Un État de L´Art. FinanceContrôle-Stratégie, v. 3, n. 1, p. 33-79, 2000.
ALLOUCHE, José; AMANN, Bruno. La Confiance: Une Explication des Performances des Entreprises Familiales. Economies et Sociétés, Sciences de Gestion, n. 8/9, p. 129-154, 1998.
BAILLETTE, Paméla; LEBRATY, Jean-Fabrice. De la gestion des relations dans l’équipe virtuelle: la place de la confiance. In: 7ème Colloque de l’Association Information et Management (AIM), 30 Mai – 1 Juin/02, en Tunisie – Hammamet (2002).
BANCO BES. Relatório e Contas 2011. 2012. Disponível em:
.
BANCO BES. ValorBES, n. 35, Outubro, 2013.
BANCO BPI. Relatório e Contas 2011. 2012. Disponível em: .
BANCO Millenniumbcp. Relatório e Contas 2011. 2012. Disponível em: .
BIDAULT, François. Comprendre la confiance: La nécessité d’une nouvelle problématique. Revue Sciences de Gestion, Economies et Sociétés, n. 8-9, p. 33-46, 1998.
BIDAULT, François; JARILLO, J. Carlos. La confiance dans les théories économiques. In: Bidault F., Gomez P.-Y., Marion G. (éd.): Confiance, entreprise et société, Paris, ESKA, p. 109-123, 1995.
BRADACH, Jeffrey L.; ECCLES, Robert G. Price, Authority, and Trust: From Ideal Types to Plural Forms. Annual Review of Sociology, v. 15, p. 97-118, 1989.
BRANCO, Manuel Castelo; RODRIGUES, Lúcia Lima. Corporate social responsibility and resource based perspectives. Journal of Business Ethics, v. 69, n. 2, p. 111-132, 2006. DOI 10.1007/s10551-006-9071-z
BRANCO, Manuel Castelo; RODRIGUES, Lúcia Lima. Social responsibility disclosure: a study of proxies for the public visibility of Portuguese banks. British Accounting Review, v. 40, n. 2, p. 161-181, 2008. doi 10.1016/j.bar.2008.02.004
BRANCO, Manuel; RODRIGUES, Lúcia. Communication of corporate social responsibility by Portuguese banks: A legitimacy theory perspective. Corporate Communications: An International Journal, v. 11, n. 3, p. 232-248, 2006. doi 10.1108/13563280610680821
CAPET, Marcel. La confiance des salariés dans le patrón. Economies et Societes, v. 32, n. 8-9, p.155-168, 1998.
CHARREAUX, Gérard. Le point sur… les réseaux d’administrateurs et de dirigeants. Banque & Marchés, v. 66, p. 59-63, 2003.
CHARREAUX, Gérard. Le Rôle de la Confiance dans le Système de Gouvernance des Entreprises. Économies et Sociétés, Sciences de Gestion, n. 8-9, p. 47-65, 1998.
FAMA, Eugene F. Agency Problems and the Theory of the Firm. Journal of Political Economy, v. 88, n. 2, p. 288-307, 1980.
FUKUYAMA, Francis. Trust: The Social Virtues and the Creation of Prosperity. New York, Free Press, 1995.
GALLAND, Olivier. Les Dimensions de la Confiance. Futuribles, v. 277, p. 15-39, 2002.
HOARAU, Christian; TELLER, Robert. Création de valeur et management de l'entreprise. Comprendre le management. Cahiers Français, 321, p 77-82, 2004.
KALE, Prashant; SINGH, Harbir; PERLMUTTER, Howard. Learning and protection of proprietary assets in strategic alliances: building relational capital. Strategic Management Journal, v. 21, n. 3, p. 217-237, 2000.
LEHMAN, Glen. The accountability of NGO in civil society and its public spheres. Critical Perspectives on Accounting. v. 18, n. 6, p. 645-632, 2007. DOI: 10.1016/j.cpa.2006.04.002
LEISINGER, Klaus M. Capitalism with a human face The UN Global Compact. The Journal of Corporate Citizenship, v. 28, p.113-132, 2007.
LIMA, Antónia Pedroso. Relações familiares na elite empresarial de Lisboa. In: PINTO, António Costa, FREIRE, André (Org.). Elites, Sociedade e Mudança Política, Celta Editora, Lisboa, p. 151-180, 2003.
MERCKLÉ, Pierre Sociologie des Réseaux Sociaux. Éditions La Découverte. Repères, Paris, 2004.
PESQUEUX, Yvon; BIEFNOT, Yvan. L’Ethique des Affaires: Management par les valeurs et reponsabilité sociale, Paris, Éditions d’Organisation, 2002.
PFEFFER, Jeffrey; SALANCIK, Gerald R. The External Control of Organizations – A Resource Dependence Perspective, Stanford University Press, 1978.
PICHARD-STAMFORD, Jean-Pierre. La Légitimité du dirigeant. Revue du Financier, v. 133, p.41-53, 2002.
PLANO DE CONTAS do sistema bancário português – Instrução nº 4/96 do Banco de Portugal. Disponível em:
POWELL, Walter W. Neither Market nor Hierarchy: Network Forms of Organization. Researh in Organization Behavior. v. 12, p. 295-336, 1990.
PUTNAM, Robert D. Bowling Alone: America's Declining Social Capital, Journal of Democracy. v. 6, n. 1, p. 65-78, 1995.
RODRIGUES, Jorge J. M; SEABRA, Fernando M; MATA, Carlos. Deveres de informação e o cumprimento dos bancos portugueses no PSI 20. Revista Universo Contábil. v. 5, n. 2, p. 104 124. 2009.
RODRIGUES, Jorge. Gestão estratégica das instituições financeiras. Lisboa: Escolar Editora, 2012.
RODRIGUES, Jorge; SEABRA, Fernando Miguel; MATA, Carlos. Responsabilidade Social na Estratégia de Instituições Financeiras. Os Bancos Portugueses Integrantes do PSI 20 (III) -Exercícios Económicos de 2002/2003/2004. In: Congreso AECA – Armonización y Gobierno de la Diversidad, 13., AECA Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas”, Oviedo, Espanha, Setembro de 2005. Anais…AECA, Madrid, 2005. CD-ROM
ROWLEY, Tim; BEHRENS, Dean; KRACKHARDT, David. Redundant governance structures: an analysis of structural and relational embeddedness in the steel and semiconductor industries. Strategic Management Journal. v. 21, n. 3, p. 369-386, 2000. doi 10.1002/(SICI)1097-0266(200003)21:3<369::AID-SMJ93>3.0.CO;2-M
SANTOS, José F. Pinto. Todos os gestores “sabem” teorias da empresa. In: CUNHA, Miguel Pina (ed.) Teoria Organizacional: Perspectivas e Prospectivas, Publicações D. Quixote, Lisboa, p. 15-46, 1999.
SHARMA, Sanjay. L’Organisation durable et ses stakeholders. Revue Française de Gestion, n. 136 (numero spécial), p. 154-167, 2001.
TONDEUR, Hubert. Les Clauses des Contrats d’Endettement. Revue Française de Comptabilité, n. 346, p. 33-37, 2002.
ZIMMERMAN, Monica A.; ZEITZ, Gerald, J. Beyond Survival: Achieving New Venture Growth Building Legitimacy. Academy of Management Review, v. 27, n. 3, p. 414-431, 2002