O tratamento dos Princípios Contábeis nos livros didáticos da área de custos – um estudo exploratório Outros Idiomas

ID:
32973
Resumo:
Este artigo tem por objetivo analisar o tratamento dispensado pelos livros didáticos na área de custos ao tema Princípios Fundamentais da Contabilidade, captando: o destaque dado ao tema dentro do conjunto de conhecimentos expostos ao leitor, a motivação para a abordagem aos princípios contábeis dentro do ensino de custos, a denominação utilizada e, por último, a estrutura conceitual adotada. Nestes dois últimos aspectos se buscará identificar a influência da Resolução nº 750/93 do CFC, que aborda o assunto enumerando-os em um total de sete princípios, a saber: Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo Valor Original, da Atualização Monetária, da Competência e da Prudência. Para atingir esses objetivos, será feita, primeiramente, uma revisão conceitual sobre a temática proposta, seguida por uma análise de conteúdo dos livros publicados pela editora Atlas. Essa editora foi selecionada por ser reconhecida como a de maior relevância na publicação sobre temas contábeis no mercado editorial brasileiro. Constatou-se, como resultado desta pesquisa, que os livros didáticos brasileiros tendem a abordar o tema, porém não apresentam homogeneidade nos conceitos trabalhados e apresentam baixa aderência à Resolução. Em geral, não abordam o tema em profundidade.
Citação ABNT:
SIQUEIRA, J. R. M.; FERREIRA, M. M.; CANAN, I. O tratamento dos Princípios Contábeis nos livros didáticos da área de custos – um estudo exploratório. Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 4, n. 1, p. 9-30, 2006.
Citação APA:
Siqueira, J. R. M., Ferreira, M. M., & Canan, I. (2006). O tratamento dos Princípios Contábeis nos livros didáticos da área de custos – um estudo exploratório. Revista Capital Científico - Eletrônica, 4(1), 9-30.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/32973/o-tratamento-dos-principios-contabeis-nos-livros-didaticos-da-area-de-custos-----um-estudo-exploratorio/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português