Mercado de trabalho e empregabilidade: um estudo exploratório em Guarapuava Outros Idiomas

ID:
32978
Resumo:
O presente estudo aborda os seguintes temas: os sentidos do trabalho, reestruturação produtiva, desemprego e fundamentos da empregabilidade. São importantes temas para os administradores e cientistas sociais. Portanto, este trabalho apresenta desafios da contemporaneidade, os quais trazem mudanças de conceitos, mentalidade e formas de se pensar as relações entre trabalho e emprego. Procurou- se analisar as principais dificuldades encontradas pelas pessoas na busca de emprego na cidade de Guarapuava (PR), sob a percepção dos candidatos a emprego. A pesquisa foi realizada no segundo semestre do ano de 2006 com 147 (cento e quarenta e sete) candidatos a emprego com um instrumento de auto-relato. Os resultados apontaram que a maioria dos pesquisados não possuem os pilares da empregabilidade como: reservas financeiras, rede de relacionamentos e qualificação profissional. Considera-se o tema pertinente, uma vez que grandes mudanças estão ocorrendo no mundo, desafiando os seres humanos, alterando suas expectativas de vida, oportunidades de emprego, natureza do trabalho e suas experiências sociais.
Citação ABNT:
STEFANO, S. R.; NOGUEIRA, A. M.; COSTA, P. Mercado de trabalho e empregabilidade: um estudo exploratório em Guarapuava. Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 4, n. 1, p. 111-129, 2006.
Citação APA:
Stefano, S. R., Nogueira, A. M., & Costa, P. (2006). Mercado de trabalho e empregabilidade: um estudo exploratório em Guarapuava. Revista Capital Científico - Eletrônica, 4(1), 111-129.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/32978/mercado-de-trabalho-e-empregabilidade--um-estudo-exploratorio-em-guarapuava/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português