Análise comparativa entre o projeto político pedagógico do curso de ciências contábeis, de uma universidade estadual do Paraná e os requisitos para o concurso de auditor fiscal da Receita Federal do Brasil Outros Idiomas

ID:
33025
Resumo:
O curso de Ciências Contábeis proporciona aos seus egressos um leque de atividades que podem ser desenvolvidas por um profissional da área, mas pesquisas realizadas têm evidenciado uma demanda pela área pública. Este estudo tem por objetivo realizar uma análise comparativa entre o projeto político pedagógico (PPP) do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade Estadual do Paraná e os requisitos para o concurso de auditor fiscal da receita federal do Brasil, com vistas a observar se o PPP contempla os itens previstos no concurso. A proposta deste estudo se deve a uma pesquisa realizada entre os acadêmicos do curso, a qual evidenciou que uma parcela significativa dos discentes possui interesse pela área pública, em especial no concurso objeto de análise. Esta pesquisa consiste em um estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo, fez uso de pesquisa bibliográfica, documental e observação participante. Como resultado da análise dos elementos, observou-se que o PPP vigente no curso objeto de estudo, apresenta elementos que podem no máximo atingir uma pontuação aproximada de 119 pontos, a qual é inferior a pontuação mínima relativa às áreas de conhecimento Conhecimentos Específicos I e II, que juntas totalizariam aproximadamente 142 pontos, quando desconsiderada a área Conhecimentos Gerais.
Citação ABNT:
GOMES, E. A.; DIAS, G. D.; IGARASHI, D. C. C.; HERCOS JUNIOR, J. B. Análise comparativa entre o projeto político pedagógico do curso de ciências contábeis, de uma universidade estadual do Paraná e os requisitos para o concurso de auditor fiscal da Receita Federal do Brasil. Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 8, n. 1, p. 157-170, 2010.
Citação APA:
Gomes, E. A., Dias, G. D., Igarashi, D. C. C., & Hercos Junior, J. B. (2010). Análise comparativa entre o projeto político pedagógico do curso de ciências contábeis, de uma universidade estadual do Paraná e os requisitos para o concurso de auditor fiscal da Receita Federal do Brasil. Revista Capital Científico - Eletrônica, 8(1), 157-170.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/33025/analise-comparativa-entre-o-projeto-politico-pedagogico-do-curso-de-ciencias-contabeis--de-uma-universidade-estadual-do-parana-e-os-requisitos-para-o-concurso-de-auditor-fiscal-da-receita-federal-do-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ARAUJO, M. D. C.; SANTANA, C. M. Análise das percepções e expectativas dos alunos de Ciências Contábeis na Universidade de Brasília quanto ao perfil do professor e inserção no mercado de trabalho. 8º Congresso USP Controladoria e Contabilidade. São Paulo, 2008. Disponível em: . Acesso em: 01 de mar. 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.

BAUER, M., GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto imagem e som. Petrópolis, Vozes: 2002.

CARNEIRO, J. D. (Org.); RODRIGUES, A. T. L.; BUGARIM, M. C. CAVALCANTE; MORAIS, M. L. S.; FRANÇA, José A. de; BOARIN, José Joaquim. Proposta nacional de conteúdo para o curso de graduação em ciências contábeis. Brasília: Fundação Brasileira de Contabilidade, 2008.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

COUTO, D. C. S.; CAPARROZ, S. G.; GOZER, I. C. O mercado de trabalho para o graduado em Ciências Contábeis. Revista do CRCPR, Paraná, ano 32, n. 148, p.23-27, 2º quadrimestre de 2007.

DOUGLAS, W. Concurso Público: uma boa opção para você. Disponível em: . Acesso em: 29 mar.2009.

Edital ESAF nº 85/2009. Concurso Público para Auditor-fiscal da Receita Federal. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2009.

FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. São Paulo: Atlas, 1993.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2005.

MARION, J. C. Contabilidade empresarial. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MARTINS, G. A. Manual para elaboração de monografias. São Paulo: Atlas, 1990.

MEC, Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 10, de 16.12.2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 10 de fev.2009.

MINAYO, M.C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003

PIRES, C. B.; OTT E. Estrutura Curricular do Curso de Ciências Contábeis no Brasil versus Estrutura Curriculares propostas por organismos internacionais. 8º Congresso USP Controladoria e Contabilidade. São Paulo, 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2009.

Proposta nacional de conteúdo para o curso de graduação em ciências contábeis. Juarez Domingues Carneiro (coordenador)... [et al.] – Brasília: Fundação Brasileira de Contabilidade, 2008. Disponível em: . Acesso em 10 de fev.2009.

QUEIROZ, R. Crachá estatal. Revista Você/SA, 116. ed, p.24, fev. 2008.

RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M.. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: BEUREN, Ilse Maria (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003.

SILVA, A. C. R. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientações de estudos, projetos, relatórios, monografias, dissertações, teses. São Paulo: Atlas, 2003.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

VIEIRA, M. F. V.; ZOUAIN, D. M (Org.). 2. ed. Pesquisa qualitativa em administração. Rio de Janeiro: FGV, 2006.