Estratégia de terceirização de sistemas de informação e de alinhamento estratégico entre negócios e TI Outros Idiomas

ID:
3306
Resumo:
A estratégia de terceirização tem sido praticada pelas empresas como uma opção para obter diferencial competitivo com a aplicação de sistemas de informação. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar a influência que a estratégia de terceirização de sistemas de informação tem sobre o alinhamento entre estratégia de negócios e de tecnologia de informação (AE). O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental e entrevistas orientadas pelos modelos de AE e teorias relacionadas à terceirização de sistemas de informação identificados na literatura. Verificou-se pelos resultados obtidos, aderência da organização estudada aos modelos e conclui-se que a mesma apresenta alto nível de AE. Ao final são propostas bases para um modelo de AE que contemple a junção das variáveis identificadas nos modelos estudados, destacando aquelas que possibilitam identificar a influência da terceirização de sistemas de informação no alinhamento.
Citação ABNT:
GONÇALVES, A. P.; BRUNO, M. A. C.; PÓLO, E. F.; CORRÊA, H. L. Estratégia de terceirização de sistemas de informação e de alinhamento estratégico entre negócios e TI. Gestão & Regionalidade, v. 26, n. 77, art. 50, p. 18-32, 2010.
Citação APA:
Gonçalves, A. P., Bruno, M. A. C., Pólo, E. F., & Corrêa, H. L. (2010). Estratégia de terceirização de sistemas de informação e de alinhamento estratégico entre negócios e TI. Gestão & Regionalidade, 26(77), 18-32.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/3306/estrategia-de-terceirizacao-de-sistemas-de-informacao-e-de-alinhamento-estrategico-entre-negocios-e-ti/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BERGAMASCHI, Sidnei. Modelos de gestão da terceirização de tecnologia da informação: um estudo exploratório. 2004. 179f. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. São Paulo: FAE/USP.

BRODBECK, Ângela F. & HOPPEN, Norberto. Modelo de alinhamento estratégico para implementação dos planos de negócio e de tecnologia de informação. In: XXIV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO – ENANPAD. Anais... Florianópolis: Anpad, 2000.

CHAN, Yolande E.; HUFF, Sid L.; BARCLAY, Donald W. & COPELAND, Duncan G. Business strategy orientation, information systems orientation and strategic alignment. Information Systems Research, v. 8, n. 2, p. 125-150, Linthicum, June, 1997.

CHAN, Yolande E. Why haven’t we mastered alignment: the importance of the informal organization structure. MIS Quarterly Executive, v. 1, n. 2, p. 97-112, Minneapolis, June, 2002.

EISENHARDT, Kathleen M. Building theories from case study research. The Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, Ohio, October, 1989.

GREEN, Paul E. & CARMONE, Frank J. Multidimensional scaling and related techniques in marketing analysis. Boston: Allyn, 1988.

HENDERSON, John C. & VENKATRAMAN, N. Strategic alignment: leveraging information technology for transforming organizations. IBM Systems Journal, v. 32, n. 1, p. 472-484, Armonk, March, 1993.

HIRSCHHEIM, Rudy & LACITY, Mary Cecelia. The myths and realities of information technology insourcing. Communications of the ACM, v. 43, n. 2, p. 99107, New York, February, 2000.

HITT, Michael A.; IRELAND, R. Duane & HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica. Tradução de José Carlos Barbosa dos Santos e Luiz Antonio Pedroso Rafael. São Paulo: Pioneira, 2002.

KANTER, Rosabeth M. Quando os gigantes aprendem a dançar. Tradução de Iliana Torres Pereira. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KLEPPER, Robert & JONES, Wendell O. Outsourcing information technology systems & services. New Jersey: Prentice Hall, 1998.

LACITY, Mary Cecelia; WILLCOCKS, Leslie P. & FEENY, David F. The value of selective IT sourcing. Sloan Management Review, v. 37, n. 3, p. 13-25, Cambridge, April, 1996.

LACITY, Mary Cecelia & WILLCOCKS, Leslie P. Global information technology outsourcing: in search of business advantage. Chichester: John Wiley & Sons, 2004.

LEDERER, Albert L. & BURKY, L. B. Understanding top management’s objectives: a management information systems concern. Journal of Information Systems, v. 2, n. 2, p. 49-66, Columbia, Fall, 1988.

LOH, Lawrence & VENKATRAMAN, N. An empirical study of information technology outsourcing: benefits, risks, and performance implications. In: SIXTEENTH INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS – ICIS. Proceedings… Amsterdam: Association for Information Systems, 1995. p. 277-288.

LUFTMAN, Jerry N. Align in the sand. Computerworld Leadership Series, v. 3, n. 2, p. 1-11, February, 1997.

LUFTMAN, Jerry N. Assessing business – it alignment maturity. Communications of the Association for Information Systems, v. 4, p. 1-50, Atlanta, December, 2000.

LUFTMAN, Jerry N.; LEWIS, Paul R. & OLDACH, Scott H. Transforming the enterprise: the alignment of business and information technology strategies. IBM Systems Journal, v. 32, n. 1, p. 198-221, Armonk, January, 1993.

MAÇADA, Antonio Carlos G. & BECKER, João Luiz. Modelo para avaliar o impacto da tecnologia da informação (TI) nas variáveis estratégicas dos bancos brasileiros. In: XXII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO – ENANPAD. Anais... Foz do Iguaçu: Anpad, 1998.

MILLER, Danny. Relating Porter’s business strategies to environment and structure: analysis and performance implications. Academy of Management Journal, v. 31, n. 2, p. 280-308, Ohio, 1998.

MONCZKA, Robert M. Purchasing and supply chain management. Cincinatti: South Western College, 1998.

PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Tradução de Elizabeth Maria de Pinho Braga. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

PRADO, Edmir P. V. & TAKAOKA, Hiroo. Os fatores que motivam a adoção da terceirização da tecnologia de informação: uma análise do setor industrial de São Paulo. Revista de Administração Contemporânea, v. 6, n. 3, p. 129-147, Rio de Janeiro, setembro/dezembro, 2002.

QUINN, James B. & HILMER, Frederick G. Strategic outsourcing. Sloan Management Review, v. 35, n. 4, p. 43-55, Cambridge, July, 1994.

REICH, Blaize H. & BENBASAT, Izak. Factors that influence the social dimension of alignment between business and information technology objectives. MIS Quarterly, v. 24, n. 1, p. 81-113, Minneapolis, March, 2000.

REICH, Blaize H. & BENBASAT, Izak. Measuring the linkage between business and information technology objectives. MIS Quarterly, v. 20, n. 1, p. 55-81, Minneapolis, March, 1996.

REZENDE, Denis A. Planejamento de sistemas de informação e informática: guia prático para planejar a tecnologia da informação integrada ao planejamento estratégico das organizações. São Paulo: Atlas, 2003.

SABHERWAL, Rajiv & CHAN, Yolande E. Alignment between business and IS strategies: a study of prospectors, analyzers, and defenders. Information Systems Research, v. 12, n. 1, p. 11-33, Linthicum, March, 2001.

VENKATRAMAN, N. & CAMILLUS, John C. Exploring the concept of “fit” in strategic management. Academy of Management Review, v. 9, n. 3, p. 513525, Briarcliff Manor, July, 1984.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.