Sites de Internet Banking: uma avaliação da qualidade baseada no modelo Webqual Outros Idiomas

ID:
3309
Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade de sites de Internet banking. Ela representa um estudo descritivo, quantitativo e transversal do tipo único. O modelo de referência da pesquisa é constituído de três construtos e 16 variáveis, e serviu como um guia para as demais etapas da pesquisa. Ele foi baseado no modelo WebQual, que é um modelo de mensuração de qualidade de websites. O presente estudo utilizou uma enquete (survey) como método de coleta de dados. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, aplicado a 110 clientes, que compuseram uma amostra não probabilística, porém com 10% dos maiores bancos que operam no mercado brasileiro. As técnicas estatísticas utilizadas foram a análise fatorial e a análise de agrupamentos. Por meio dessas técnicas, foi possível identificar os fatores mais relevantes para a determinação da qualidade de sites de Internet banking, que são, em ordem de importância, a facilidade de uso, a usabilidade e a inovação e a criatividade dos sites. Adicionalmente, identificaram-se grupos semelhantes de usuários em relação à percepção de qualidade.
Citação ABNT:
PRADO, E. P. V.Sites de Internet Banking: uma avaliação da qualidade baseada no modelo Webqual. Gestão & Regionalidade, v. 26, n. 77, art. 49, p. 63-74, 2010.
Citação APA:
Prado, E. P. V.(2010). Sites de Internet Banking: uma avaliação da qualidade baseada no modelo Webqual. Gestão & Regionalidade, 26(77), 63-74.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/3309/sites-de-internet-banking--uma-avaliacao-da-qualidade-baseada-no-modelo-webqual/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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