A educação fiscal no Brasil: estudo realizado nos 27 estados da federação, distribuídos nas regiões norte, nordeste, sudeste, sul e centro-oeste Outros Idiomas

ID:
33291
Resumo:
O objetivo geral deste trabalho é verificar os meios de disseminação da Educação Fiscal no Brasil, especificamente nos 27 estados da federação, distribuídos nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Como objetivos específicos tem-se: determinar mecanismos para a gestão transparente e eficiente dos recursos públicos; mostrar formas de divulgação destas ações para a sociedade e apresentar maneiras para a sociedade exercer o pleno exercício da cidadania. A metodologia utilizada é de pesquisa descritiva e bibliográfica, associada ao desempenho de órgãos públicos na disseminação da educação fiscal. A trajetória metodológica divide-se em três fases: a primeira, “Fundamentação Teórica”, em que são abordados os temas relacionados ao assunto pesquisado. Trata-se de temas atinentes a Finanças Públicas, Sistema Tributário Nacional, Direito Constitucional, Controle Externo e Educação Fiscal. Na segunda fase apresenta-se a “Pesquisa de Campo”, com a utilização de questionários aplicados aos profissionais ligados aos programas de educação fiscal. Na terceira e última fase apresenta-se uma “Proposta de Modelo de Gestão para Educação Fiscal”. No final conclui-se que a perspectiva de avanço no programa de Educação Fiscal e a integração da sociedade ao controle social e transparente da gestão pública necessitam de um modelo de gestão capaz de avaliar os resultados do programa.
Citação ABNT:
REIS, A. K.; PFITSCHER, E. D.; CASAGRANDE, M. D. H. A educação fiscal no Brasil: estudo realizado nos 27 estados da federação, distribuídos nas regiões norte, nordeste, sudeste, sul e centro-oeste. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 11, n. 31, p. 37-56, 2012.
Citação APA:
Reis, A. K., Pfitscher, E. D., & Casagrande, M. D. H. (2012). A educação fiscal no Brasil: estudo realizado nos 27 estados da federação, distribuídos nas regiões norte, nordeste, sudeste, sul e centro-oeste. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 11(31), 37-56.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/33291/a-educacao-fiscal-no-brasil--estudo-realizado-nos-27-estados-da-federacao--distribuidos-nas-regioes-norte--nordeste--sudeste--sul-e-centro-oeste/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ARAÚJO, Inaldo; ARRUDA, Daniel.; Contabilidade pública: da teoria à prática. São Paulo: Saraiva, 2006, 292 9.

BALEEIRO, Aliomar. Direito tributário brasileiro. 11 ed. São Paulo: Forense, 2003. 1063 p.

BALTAZAR, Antônio Henrique Lindenberg. et aL. Direito Tributário e Controle Social. Revista do Tribunal de Contas da União. Brasília, n 114. p. 45,52, jan./abr 2009.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Art. 5º, II e Art. 150 § 5º.

BRASIL. Lei Complementar n. 131, de 27 de maio de 2009. Acrescenta dispositivos a Lei Complementar 101, de 04 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas a responsabilidade da gestão fiscal e dá outras providências, a fim de determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

BRASIL. Lei n. 5.172, de 25 de outubro de 1966. Dispõe sobre o sistema tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária. Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF: Plano Estratégico 2008-2011. Brasília: ESAF, 2008. 59 p.

BRASIL. Secretaria Federal de Controle Interno. Controladoria Geral da União. Gestão de Recursos Federais. Manual para os Agentes Municipais. Brasília-DF. 2005.

ESTADO do Rio Grande do Sul. Secretaria da Fazenda; Secretaria da Educação. Programa de Educação Fiscal-RS. Aprendendo a Ser Cidadão. Manual do Professor: Ensino Básico. 2ª edição. Maio 2005. 120p.

FIORIN, Rangel Perrucci. Direito Tributário: Coleção Lições do Direito par ao Exame da OAB. DPJ Editora, 2006

OLIVEIRA, Erival da Silva. Direito constitucional: Coleção Elementos do Direito. 2. Ed. Siciliano Jurídico, 2004. 143 p.

PEREIRA, José Matias. Finanças públicas: A política orçamentária no Brasil. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 388 p.

PFITSCHER, Elisete Dahmer. Sistemas de Controles Internos. Universidade Federal de Santa Catarina: Curso de Pós-Graduação a Distância de Especialização em Controle da Gestão Pública, 2010.

REIS, Adriano Kozoroski. Análise dos Principais Instrumentos de Transparência das Contas Públicas. Agosto / 2008. Disponível em www.escolanarede.rs.gov.br. Acesso em 2/09/2010.

REIS, Adriano Kozoroski. Artigo sobre “Educação fiscal e a transparência pública”. Jornal do Comércio, Porto Alegre, 9 ago. 2010. Coluna Opinião p. 4.

REIS, Adriano Kozoroski. Compromisso com ajuste fiscal sustenta o grau de investimento. Contexto Econômico, Porto Alegre, n. 57, Out. 2008, p. 8

REIS, Adriano Kozoroski. Responsabilidade Fiscal e o Investimento no País. Jornal do Comércio, Porto Alegre, 5, 6 e 7 set. 2008. Coluna Economia em Dia, p. 10.

SCHULTES, Ivanice Zanini. Educação fiscal um novo desafio para os governos. 2004. 93 f. Monografia (Especialização em Gestão Fazendária) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Educação a Distância. Porto Alegre. 2004

SILVA, Lino Martins da. Contabilidade governamental: um enfoque administrativo da nova contabilidade pública. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2009. 366 p.