A evidenciação da prática corporativa de ações de responsabilidade social com o uso do balanço social Outros Idiomas

ID:
33380
Resumo:
A responsabilidade social corporativa é uma estratégia recente para potencializar o desenvolvimento das organizações no engajamento socioambiental. Essa tendência decorre da maior conscientização do consumidor, que procura por produtos e práticas que gerem melhorias para o meio ambiente e para a comunidade, valorizando os aspectos éticos ligados com a cidadania empresarial. A contabilidade possui instrumentos capazes de evidenciar a prática de ações de responsabilidade social, resumidos no balanço social, um demonstrativo que evidencia informações de caráter econômico, financeiro, social e ambiental, podendo ser direcionados para um grupo diversificado de usuários. O objetivo central da pesquisa é estudar as práticas de ações de responsabilidade social em uma empresa que industrializa estofados. Os procedimentos metodológicos adotados caracterizam a pesquisa como exploratória, quanto aos objetivos; estudo de caso, quanto aos procedimentos; e, qualitativa e quantitativa, quanto à abordagem do problema. O demonstrativo sugerido contempla um conjunto de indicadores que possibilitam avaliar a postura da cidadania empresarial no período analisado. As conclusões remetem ao entendimento de que o balanço social é um instrumento que complementa o conjunto de relatórios aos usuários da informação contábil.
Citação ABNT:
MAZZIONI, S.; DOMENICO, D.; ZANIN, A. A evidenciação da prática corporativa de ações de responsabilidade social com o uso do balanço social. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 9, n. 27, p. 43-59, 2010.
Citação APA:
Mazzioni, S., Domenico, D., & Zanin, A. (2010). A evidenciação da prática corporativa de ações de responsabilidade social com o uso do balanço social. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 9(27), 43-59.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/33380/a-evidenciacao-da-pratica-corporativa-de-acoes-de-responsabilidade-social-com-o-uso-do-balanco-social/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16001: responsabilidade social: sistema de gestão: requisito. Rio de Janeiro, 2004.

BRASIL. Lei nº 11.638/2007. Altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei no 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 22 out. 2009.

COLAUTO, Romualdo Douglas; BEUREN, Ilse Maria. Coleta, análise e interpretação dos dados. In: BEUREN, Ilse Maria. (Org.) Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2004. p. 117-136.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução CFC nº 1.003, de 19 de agosto de 2004. Aprova a NBC T 15 – Informações de natureza social e ambiental. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2009.

FRANCISCHINI, Andresa Silva Neto. Responsabilidade social das empresas e a comunicação. In: Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades. Instituto Ethos (Org.). vol. 4. São Paulo: Peirópolis, 2005. p. 345-378.

GLOBAL REPORTING INICIATIVE. Diretrizes para relatório de sustentabilidade. 2006. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2010.

HENDRIKSEN, Elson S.; BREDA, Michael F. Van. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 1999.

KROETZ, Cesar Augusto Stevens. Balanço social: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2000.

MAZZIONI, Sady. Delineamento de um modelo de balanço social para uma fundação universitária. 2005. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2005.

MAZZIONI, Sady. Informações evidenciadas no Balanço Social: as percepções dos gestores de forma comparada à literatura. Revista Contemporânea de Contabilidade. Florianópolis, v. 1. n. 7, p. 61-80, jan./jun. 2007b.

MAZZIONI, Sady; TINOCO, João Eduardo Prudêncio; OLIVEIRA, Antonio Benedito Silva. Proposta de um modelo de balanço social para fundações universitárias. BASE: Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos. São Leopoldo, v. 4. n. 3, p. 274-285, set./dez. 2007a.

SCHENINI, Pedro Carlos; CARDOSO, André Coimbra Felix; RENSI, Francini. Responsabilidade Social Corporativa. In: SCHENINI, Pedro Carlos. (Org.). Gestão empresarial sócio ambiental. Florianópolis: Nova Letra, 2005. p. 35-60.

TINOCO, João Eduardo Prudêncio. Balanço social: uma abordagem da transparência e da responsabilidade pública das organizações. São Paulo: Atlas, 2001.

TORRES, Ciro. Responsabilidade social das empresas (RSE) e balanço social no Brasil. In: SILVA, César Augusto Tiburcio; FREIRE, Fátima de Souza. (Org.). Balanço social: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2001. p. 15-30.