Caracterização do nível de desenvolvimento do processo de incubação de empresas de base tecnológica nos estados brasileiros Outros Idiomas

ID:
3360
Resumo:
O artigo caracteriza o nível de desenvolvimento do processo de incubação de empresas de base tecnológica nos estados brasileiros. Para tanto, utiliza-se de indicador sintético voltado para a mensuração de dimensões relevantes deste processo. O trabalho, de natureza exploratório-descritiva, envolveu a exploração de bases de dados, a padronização de variáveis e o levantamento bibliográfico e documental. O resultado geral confirma a ideia de que o nível de desenvolvimento do processo de incubação de empresas encontrar-se-ia em patamar avançado no caso do estado de São Paulo, seguido do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina representariam casos intermediários, e Minas Gerais corresponderia a estágio pouco avançado. O Espírito Santo representaria nível muito pouco avançado, e em nenhum dos casos o nível de desenvolvimento se mostraria maduro. Os resultados sugerem que, no Brasil, medidas governamentais de estímulo ao processo de incubação de empresas devem considerar as especificidades regionais que caracterizam os estados da federação.
Citação ABNT:
ROCHA, E. M. P.; SOUZA, M. R. Caracterização do nível de desenvolvimento do processo de incubação de empresas de base tecnológica nos estados brasileiros. Revista Gestão & Tecnologia, v. 8, n. 1, art. 19, p. 1-15, 2008.
Citação APA:
Rocha, E. M. P., & Souza, M. R. (2008). Caracterização do nível de desenvolvimento do processo de incubação de empresas de base tecnológica nos estados brasileiros. Revista Gestão & Tecnologia, 8(1), 1-15.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/3360/caracterizacao-do-nivel-de-desenvolvimento-do-processo-de-incubacao-de-empresas-de-base-tecnologica-nos-estados-brasileiros/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português