A distribuição física como recurso estratégico de fabricantes de bens de consumo para a obtenção da vantagem competitiva Outros Idiomas

ID:
33628
Resumo:
O objetivo neste artigo é identificar os diversos aspectos envolvidos na distribuição física que podem torná-la uma fonte de vantagem competitiva para fabricantes de bens de consumo. Para tanto, a distribuição foi focada na relação entre fabricantes de bens de consumo e varejistas pelo fato de estes últimos estarem em contato com os clientes e poderem avaliar sua satisfação com os produtos. O artigo está fundamentado na abordagem da visão baseada em recursos (VBR), da qual foram utilizados os conceitos de valor, recursos estratégicos, vantagem competitiva e estratégias competitivas, bem como os de distribuição física e logística de autores dessas áreas. A pesquisa foi do tipo exploratório e descritivo com a aplicação da metodologia qualitativa que se mostrou a mais adequada para os objetivos do estudo. Foram entrevistados oito executivos, sendo três de empresas de varejo e cinco de fabricantes, por meio de roteiro padrão com perguntas abertas. Os dados foram tratados e analisados com base nas técnicas da análise de conteúdo. Como resultado, constatou-se que, para obtenção de vantagem competitiva pelos fabricantes de bens de consumo, é indispensável haver criação de valor partilhado com o varejista, capital intelectual e cultura de serviços produtivos, colaboração entre os participantes da cadeia de distribuição e adoção da estratégia de modelo híbrido.
Citação ABNT:
ALMEIDA, M. V.; MARCONDES, R. C. A distribuição física como recurso estratégico de fabricantes de bens de consumo para a obtenção da vantagem competitiva. RAUSP Management Journal, v. 49, n. 4, p. 656-670, 2014.
Citação APA:
Almeida, M. V., & Marcondes, R. C. (2014). A distribuição física como recurso estratégico de fabricantes de bens de consumo para a obtenção da vantagem competitiva. RAUSP Management Journal, 49(4), 656-670.
DOI:
10.5700/rausp1175
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/33628/a-distribuicao-fisica-como-recurso-estrategico-de-fabricantes-de-bens-de-consumo-para-a-obtencao-da-vantagem-competitiva/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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