A relação entre a satisfação geral e as variáveis da satisfação na hotelaria em hotéis de excelência Outros Idiomas

ID:
33651
Resumo:
As mídias sociais alteram a forma dos turistas buscarem e trocarem informações e determinam implicações e mudanças gerenciais para as empresas turísticas, incluindo os meios de hospedagem. Os comentários e as avaliações de hóspedes têm impactado a reputação das organizações tanto positiva como negativamente. Os sítios de conteúdo gerado por usuário permitem que estas informações cheguem a outros turistas avaliando a qualidade do serviço prestado e influenciando na decisão de novos visitantes. Desta forma, esta investigação procurou verificar as variáveis da satisfação que influenciam a satisfação geral em hotéis de excelência e se existe diferença entre as influências dependendo da tipologia hoteleira. Para isto, foram analisadas 1373 avaliações em hotéis eleitos como os melhores conforme o prêmio do TripAdvisor 2014 (355 nos melhores hotéis, 343 nos hotéis de pequeno porte, 352 nos hotéis mais baratos e 323 nas pousadas & inns). A metodologia empregada foi a análise de regressão múltipla, uma técnica que permite analisar o efeito de variáveis independentes em uma única variável, conforme Hair, Anderson Taham e Black (2005). As avaliações continham de forma independente verificações sobre: satisfação geral, custo-benefício, localização, qualidade do sono, quartos, limpeza e serviço. Os resultados em termos gerais demonstram a importância do atendimento para os serviços de qualidade, sendo um dos principais influenciadores na satisfação geral para 3 dos 4 tipos de hotéis analisados.
Citação ABNT:
LIMBERGER, P. F.; BOARIA, F.; ANJOS, S. J. G. D. A relação entre a satisfação geral e as variáveis da satisfação na hotelaria em hotéis de excelência. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 8, n. 3, p. 435-455, 2014.
Citação APA:
Limberger, P. F., Boaria, F., & Anjos, S. J. G. D. (2014). A relação entre a satisfação geral e as variáveis da satisfação na hotelaria em hotéis de excelência. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(3), 435-455.
DOI:
10.7784/rbtur.v8i3.803
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/33651/a-relacao-entre-a-satisfacao-geral-e-as-variaveis-da-satisfacao-na-hotelaria-em-hoteis-de-excelencia/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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