Comportamento do consumidor no mercado imobiliário: Atributos relevantes na compra de imóveis no Rio de Janeiro Outros Idiomas

ID:
33725
Resumo:
O mercado imobiliário brasileiro, depois de uma estagnação que durou alguns anos, voltou ase aquecer. Esse fenômeno também ocorreu na cidade do Rio de Janeiro com bastante intensidade. O aumento de renda da população, associado ao crédito fácil e a grande expectativa com a chegada de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, são consideradas as principais causas dessa supervalorização dos imóveis. Em face desse cenário, este estudo teve como principal proposta investigar os atributos que o consumidor julga mais prioritários para comprar um apartamento na cidade do Rio de Janeiro. Por meio de pesquisas em profundidade, de caráter qualitativo foi possível identificar que o consumidor passa por situações de escolhas conflitantes, quando, por exemplo, deixa de considerar o atributo localização. Essa estratégia do consumidor visa à obtenção de outros atributos considerados mais fundamentais de acordo com suas preferências, como o espaço interno. Os resultados apontam no sentido de que, no momento, o consumidor não procura pelo seu apartamento dos sonhos, e sim um que satisfaça suas necessidades.
Citação ABNT:
SILVA, B. T. L.; SILVA, R. C. M.; ARAUJO, F. F. Comportamento do consumidor no mercado imobiliário: Atributos relevantes na compra de imóveis no Rio de Janeiro . Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 8, n. 2, p. 6-27, 2013.
Citação APA:
Silva, B. T. L., Silva, R. C. M., & Araujo, F. F. (2013). Comportamento do consumidor no mercado imobiliário: Atributos relevantes na compra de imóveis no Rio de Janeiro . Sociedade, Contabilidade e Gestão, 8(2), 6-27.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/33725/comportamento-do-consumidor-no-mercado-imobiliario--atributos-relevantes-na-compra-de-imoveis-no-rio-de-janeiro--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
AAKER, D.A.; KUMAR, V.; DAY, G.S. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2001.

ARAUJO, F.F. Expectativas para o Desenvolvimento e a Formação do Administrador no Mercado Globalizado: Um estudo de caso em uma universidade brasileira. Revista Facef Pesquisa, vol. 14, nº. 2, p. 207-224, 2011.

ARAUJO, F.F.; JALES-ARAUJO, M.F.; CHAUVEL, M.A.; SCHULZE, M.F.; SILVA, R.C.M. Aspirações de Consumo de Jovens de Baixa Renda: Um Estudo Exploratório em uma Comunidade da Zona Sul do Rio de Janeiro. In: VI ENEC Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2012. Anais... Rio de Janeiro: ESPM, 2012.

BORGES, A. As Oscilações da Classe Média. Net, mai. 2006. ALAI América Latina em Movimiento. Disponível em: >http://alainet.org/active/11630&lang=es< Acesso em 25 nov.2009.

BRANDSTETTER, M.C.G.O.; HEINECK, L.F.M. Aspetos conceituais e metodológicos do comportamento do consumidor do mercado imobiliário: uma caracterização da carreira habitacional. Ambiente Construído, v.5, nº.3, Porto Alegre, p. 7-21, 2005.

BRANDSTETTER, M.C.G.O.; HEINECK, L.F.M Discussão comportamental da demanda – variáveis de influência para o projeto do produto imobiliário. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006. Anais... Fortaleza: ENEGEP, 2006.

CASTILHOS, R.B.; ROSSI, C.A.V. Subindo o morro: consumo, posição social e distinção entre famílias de classes populares. In: Rocha, A.; Silva, J.F. da (Org.). Consumo na Base da Pirâmide: Estudos Brasileiros. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.

CHAUVEL, M.A.; MATTOS, M.P.A.Z. Consumidores de baixa renda: uma revisão dos achados de estudos feitos no Brasil. Cadernos Ebape, v. 6, nº. 2, 2008.

COSTA, A.C.A.; LUNDBERG, E. Direcionamentos de Créditos no Brasil: uma avaliação das aplicações obrigatórias em crédito rural e habitacional. Departamento de Estudos e Pesquisas do Banco Central. Brasília, 2004. Disponível em: . Acesso em 30 de maio de 2012.

D’ANDREA, G.; STENGEL, E.A.; GOEBEL-KRSTELJ, A. Crear valor para los consumidores emergentes. Harvard Business Review. Novembro: 95-101, 2003.

ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do Consumidor. 8ª ed. Rio de Janeiro, LTC, 2000, 641p.

FACHEL, F. Brasil lidera lista de países com maior valorização de Imóveis. Portal G1, Rio de Janeiro, 13/03/2012. Disponível em: . Acesso em: 27 de março de 2012.

FALCÃO, D.F. Mercado de crédito imobiliário: um estudo da percepção de construtores da cidade do Rio de Janeiro-RJ. 2009. 84 f. Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2009.

FLICK, U. Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. 2ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FRIEDLANDER, D.; MARTINS, I.; MOON, P. A nova classe média do Brasil. Revista Época, v.XX, n.534, p.92-101, ago. 2008.

G1. Construtoras oferecem descontos para apartamentos no fim de semana. Portal G1, 19/03/2012. Disponível em: . Acesso em: 27 de março de 2012.

G1. Preço do metro quadrado no Rio sobe 144% desde janeiro de 2008. Portal G1, 04/10/2011. Disponível em: . Acesso em: 02 de Junho de 2012.

G1. Preço dos imóveis no Rio entra em fase de estabilização, diz Secovi. Portal G1, 27/03/2012. Disponível em: . Acesso em: 02 de Junho de 2012.

GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com texto imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

GAZETA DO POVO. Intenção de consumo da classe C aumentou neste ano. Portal de Economia do Jornal Gazeta do Povo, Rio de Janeiro, 09/03/2012. Disponível em: . Acesso em: 27 de março de 2012.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1987.

LEITÃO, E. S. Análise do Comportamento de Compra do Consumidor de Imóveis Residenciais, Estudo de Caso: Apartamentos Novos de 2 e 3 dormitórios. Porto Alegre, 1998. Dissertação de Pós Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998.

LEITÃO, E.S.; FORMOSO, C.T. Análise do comportamento de compra do consumidor de imóveis residenciais pesquisa qualitativa. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 1999. Anais... Rio de Janeiro: ENEGEP, 1999.

LIMA, L.L.B., SOUZA, C.P.S., e SILVEIRA, J.C.C. Análise do Comportamento do Cliente no Processo de Compra da Cidade de Maceió. Anais do V SEGET Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. SEGET, 2008.

MacINNIS, D.; FOLKES, V. The disciplinary status of consumer behavior: a sociology of science perspective on key controversies. Journal of Consumer Research, vol.36, nº.6, 2010.

MARTINS, D. Brasil vive mudança estrutural no mercado imobiliário, diz FGV. Portal do Valor Econômico Online, 17/05/2012. Disponível em: . Acesso em: 30 de maio de 2012.

McCRACKEN, G. The long interview: Qualitative Research Methods Series. Volume 13. Newbury Park: Sage Publications, 1988.

MENDONÇA, M.J.; SACHSIDA, A. Existe Bolha no Mercado Imobiliário Brasileiro? IPEA, TD 1762. Brasília, 2012.

MONITOR MERCANTIL. Minha Casa, Minha Vida entregou mais de mil casas no Rio de Janeiro. Portal do Monitor Mercantil Online. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: . Acesso em: 02 de Junho de 2012

OLIVEIRA, M.C.G.; HEINECK, F.M. Os fatores que interferem na formação da satisfação pós ocupacional um estudo de caso em uma edificação residencial multifamiliar. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 1998. Anais... Niterói: ENEGEP, 1998.

OSWALD, V. No Rio, altas no preço de imóveis chegam a 81% só este ano. Portal Extra, Rio de Janeiro, 06 Out. 2010. Disponível em: . Acesso em: 02 de Junho de 2012.

RICHERS, R. O enigmático, mas indispensável consumidor: teoria e prática. Revista de Administração, v.19, nº3, p.46-56, Julho/Setembro, 1984.

TABAK, B. Juro menor deve aumentar volume de recursos para habitação, diz Caixa. Portal G1, Rio de Janeiro, 04/12/2012. Disponível em: . Acesso em: 30 de maio de 2012.

UGALDE, M.; SLONGO, L.A. As emoções e o processo decisório de compra de imóveis por consumidores da terceira idade. In: XXX EnANPAD – Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2006. Anais... Salvador: ANPAD, 2006.