Determinação do custo do capital próprio de empresas brasileiras interessadas em investir no exterior: um caso na América Latina Outros Idiomas

ID:
3373
Resumo:
O cálculo do custo do capital próprio alcança razoável nível de precisão, quando se trata de empresas que realizam negociações em países desenvolvidos, o que se explica pela eficiência e maturidade desses mercados; por outro lado, quando a negociação ocorre em países em desenvolvimento ou emergentes, como é o caso do Chile, numerosos problemas característicos da conjuntura local interferem nos cálculos, dificultando-os. Os parâmetros de medida da remuneração do capital variam em função da natureza dos riscos existentes em cada país. Essa flutuação é um dos fatores mais críticos para as empresas brasileiras em processo de internacionalização. Este estudo objetivou apresentar uma análise do binômio risco-retorno sobre investimentos na área de concessões rodoviárias, à luz da metodologia de precificação de ativos Capital Asset Pricing Model (CAPM), para aplicação em países em desenvolvimento, com vistas a adequar os retornos esperados pelos acionistas aos riscos a que estarão expostos. O estudo abordou o alinhamento existente entre o retorno sobre o capital próprio das concessionárias de rodovias em operação no Chile, e os valores calculados através do modelo CAPM ajustado.
Citação ABNT:
SOUSA NETO, J. A.; CÂMARA, M. A. C. Determinação do custo do capital próprio de empresas brasileiras interessadas em investir no exterior: um caso na América Latina. Revista Gestão & Tecnologia, v. 9, n. 1, art. 26, p. 1-20, 2009.
Citação APA:
Sousa Neto, J. A., & Câmara, M. A. C. (2009). Determinação do custo do capital próprio de empresas brasileiras interessadas em investir no exterior: um caso na América Latina. Revista Gestão & Tecnologia, 9(1), 1-20.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/3373/determinacao-do-custo-do-capital-proprio-de-empresas-brasileiras-interessadas-em-investir-no-exterior--um-caso-na-america-latina/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português