O papel da controladoria em relação ao grau de centralização das organizações Outros Idiomas

ID:
33751
Resumo:
O objetivo deste trabalho é refletir sobre o papel da controladoria nas organizações em relação ao grau de centralização. Para tanto, desenvolveu-se um ensaio teórico onde é discutida a centralização e a descentralização, abordando estruturas organizacionais, tomada de decisão e a controladoria. Verificou-se que em organizações com maior grau de centralização o sistema de informação contábil tende a ser voltado para o resultado geral da organização, pouco orientado ao controle de resultados e formado por informações não financeiras e qualitativas. O orçamento tende a ser usado para indicar a distribuição e o acompanhamento dos gastos. Em organizações com menor grau de centralização, verificou-se a necessidade de um sistema de informação orientado ao resultado das divisões, com relatórios descentralizados e disponíveis aos gestores. O orçamento tem papel de indicar além do destino dos recursos, a origem dos resultados, sendo cada gestor divisional responsável pelo orçamento de custos, receitas e investimentos de sua divisão.
Citação ABNT:
RODNISKI, C. M.; DIEHL, C. A. O papel da controladoria em relação ao grau de centralização das organizações. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 7, n. 1, p. 7-22, 2012.
Citação APA:
Rodniski, C. M., & Diehl, C. A. (2012). O papel da controladoria em relação ao grau de centralização das organizações. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 7(1), 7-22.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/33751/o-papel-da-controladoria-em-relacao-ao-grau-de-centralizacao-das-organizacoes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ANTHONY, Robert N.; DEARDEN, John. Management control systems. 4. ed. Homewood: Irwin, 1980. p. 32.

ANTHONY, Robert N.; GOVINDARAJAN, Vijay; Sistemas de controle gerencial 12 ed., São Paulo 2008

ATKINSON, Anthony A.; BANKER, Rajiv D.; KAPLAN, Robert S.; YOUNG, S. Mark. Contabilidade gerencial. 2 ed São Paulo, Atlas 2008

BATISTA, Emerson de O. Sistemas de informação: O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. 1ª ed., São Paulo: Saraiva, 2004.

BEUREN, Ilse Maria; GRUNOW, Aloisio; HEIN, Nelson. Métodos de preço de transferência interna utilizados nas maiores indústria do Brasil. In: 8º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo, Julho, 2008.

BOOSE, Elisangela Santos da Silva. Um estudo comparativo entre empresas baseado na tipologia do controle organizacional. Dissertação (Mestrado em ciências Contábeis) Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos, São Leopoldo, 2008.

BORIN, Geraldo Aparecido. A informatização e seus efeitos sobre a descentralização das decisões gerenciais na indústria. Dissertação (Mestrado em Contabilidade e Controladoria) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo, 1989

CATELLI, Armando (coord). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica. São Paulo: Atlas, 2001.

COSTA, Flaviano. A produção do saber nos campos de controladoria e contabilidade gerencial: uma análise da produção científica inspirada na arqueologia foucautiana. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

CRUZ, Bleise Rafael. A prática da controladoria nos maiores bancos que operam no Brasil à luz de uma estrutura conceitual básica de controladoria Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP, São Paulo, 2009.

DACORSO, Antonio Luiz Rocha. Tomada de decisão e risco: a administração da inovação em pequenas indústrias químicas. Dissertação (mestrado) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo – FEA/USP, São Paulo, 2000.

DAVIS, Gordon B.; OLSON, Margrethe H. Management information Systems: conceptual foundations, structure, and development. USA: McGraw-Hill Book Co, 1985.

DÉTRIE, Jean Pierre. Strategor:política global de empresa, estratégia, estrutura, decisão, identidade. Tradução de Freitas e Silva. 3 ed. Lisboa: Dom Quixote, 2000

DOMINGOS, Laura Elaine Cabral. Uma investigação da prática empresarial relacionada ao processo orçamentário. Dissertação (Mestrado em ciências contábeis) Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos, São Leopoldo, 2009.

DUCATI, Erves. Proposta de uma metodologia de mensuração de custos e determinação dos preços de transferência para avaliação de desempenho das áreas de responsabilidade em uma empresa agroindustrial. Dissertação (Mestrado em Administração) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.

FURLAN, José Davi; IVO, Ivonildo da Motta; AMARAL, Francisco Piedade. Sistemas de informação executiva = EIS executive information systems: como integrar os executivos ao sistema informacional das empresas, fornecendo informações úteis e objetivas para suas necessidades estratégicas e operacionais. São Paulo: Makron Books, 1994

GOMES, Josir Simeone. SALAS, Joan M. Amat. Controle de gestão: Uma abordagem contextual e organizacional. 3 edição, São Paulo: Atlas, 2001

GRUNOW, Aloísio. Valorização das transferências internas de produto nas maiores industrias do Brasil. Dissertação (Mestrado em ciências Contábeis) Universidade Regional de Blumenau FURB, Blumenau, 2006

HORNGREN, Charles T.; SUNDEN, Gary L.; STRATTON, William O. Contabilidade gerencial. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

HORNGREN, T. Charles, FOSTER, George, DATAR, Srikant M. Contabilidade de custos. 9 ed., LTC, Rio de Janeiro, 2000.

HREBINIAK, Lawrence G. Making Strategy Work. New Jersey: Wharton School Publishing, 2005.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotaram o Balanced Scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. 8 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000

MARTINS, Nilton C.; SANTOS, Lílian R. dos; DIAS FILHO, José M. Governança empresarial, riscos e controles internos: a emergência de um novo modelo de controladoria. Revista Contabilidade & Finanças – USP, São Paulo, n. 34, p. 7-22, janeiro/abril 2004

MAXIMIANO, Atonio César Amaru. Introdução à administração 5ed. São Paulo, Atlas, 2000

MIGLIOLI, Afrânio Maia Tomada de decisão na pequena empresa: estudo multi caso sobre a utilização de ferramentas informatizadas de apoio à decisão. Dissertação (Mestrado em engenharia de produção) Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006.

MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: estrutura em cinco configurações. 2 ed. São Paulo, Atlas, 2003

MOSIMANN, Clara Pelegrinello; ALVES, Osmar de C.; FISCH Sílvio. Controladoria seu papel na administração de empresas. Florianópolis: Ed. Da UFSC; Fundação Esag, 1993.

MUNARO, Mirna. Gestão econômica em instituições de ensino superior: mensuração dos resultados por unidade de negócio. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis). Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos, São Leopoldo, 2007.

NEGRI, Juliana Andressa Uma abordagem do preço de transferência em cooperativa agroindustrial do norte do Paraná. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008 O’BRIEN, James. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Saraiva, 2004.

O’BRIEN, James. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Saraiva, 2004.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Estrutura organizacional: uma abordagem para resultados e competitividade. São Paulo: Atlas, 2006

OSTANEL, Luis Henrique. Uma proposta de utilização da internet como suporte informacional à gestão da pequena empresa. Dissertação (mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2005

PERROTTI, Edoardo. P&D&E em empresas internacionais do setor de bens de capital sob encomenda: o dilema da (des)centralização. Tese (Doutorado em administração) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de São Paulo-FEA/USP, São Paulo, 2008

POLO, Edison F. Descentralização de estrutura: uma contribuição às destilarias de álcool. Tese (Doutorado em administração) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP, São Paulo, 1987.

ROCHA, Luis César Johnson. A controladoria como instrumento de gestão na fundação dos economiários federais (FUNCEF). Dissertação (Mestrado em economia com ênfase em controladoria) Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2003

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed., São Paulo: Cortez, 2000.

SILVA, Cristiane Dias. O papel da área de controladoria nas empresas que adotam boas práticas de governança corporativa. Dissertação (Mestrado em ciências contábeis) Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos, São Leopoldo, 2008.

SOUZA, Marcos A.; OTT, Ernani. Controle gerencial em organizações particulares de ensino superior: Reflexões sobre o enfoque da gestão descentralizada e da controladoria. In: VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE COSTOS — Instituto Internacional de Costos. Anais. Punta Del Este, nov. 2003.

STAIR, Ralph M. Princípios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 1998

VASCONCELLOS, Eduardo. Centralização x descentralização: uma aplicação para laboratórios de instituições de pesquisa e desenvolvimento. Revista de Administração – FEA/USP, São Paulo, P.101-121, abr/jun. 1979.

WARREN, Carl S.; REEVE, James M.; FESS, Philip E. Contabilidade gerencial 2 Ed. Thomson, São Paulo, 2008

WELSCH, Glenn A. Orçamento empresarial. 4. Ed São Paulo: Atlas S.A, 2007.