Analisando a validade de escalas de mensuração do construto imagem de país: um estudo sobre a imagem do Brasil Outros Idiomas

ID:
33885
Resumo:
A imagem de um país pode ser entendida como sendo as representações mentais que as pessoas possuem desse país, e desde a década de 1970 têm sido desenvolvidas escalas para avaliação desse construto. Tendo como premissa o grande número de questionamentos a respeito da validade e confiabilidade dos estudos a respeito do tema, o objetivo deste artigo é analisar a validade das escalas de mensuração do construto imagem de país, ao se verificar se duas diferentes formas de operacionalização desse construto levaram ou não a resultados empíricos diferentes. Foram aplicadas as formas de operacionalização da imagem de um país propostas por Pisharodi e Parameswaran (1992) e por Nebenzahl, Jaffe e Usunier (2003) para avaliar a imagem do Brasil, tendo em vista a pouca quantidade de artigos realizados sobre o país com uma amostra estrangeira. Apesar de as escalas escolhidas para serem comparadas fazerem parte do mesmo grupo de conceitualização da imagem de país, os enfoques são distintos: produto versus pessoa. Por isso, a hipótese investigada era que o resultado da aplicação das duas escalas seria diferente. O método utilizado foi o levantamento transversal simples, junto a uma amostra de estudantes ingleses. As técnicas estatísticas empregadas foram a análise fatorial exploratória e a análise de cluster. Verificou-se que as escalas escolhidas realmente levaram a resultados divergentes, sendo esse um indicativo de não avaliarem o mesmo construto. Tal resultado pode estar relacionado ao fato de uma escala estar mais relacionada aos atributos do país e dos produtos daquele país e a outra escala ter foco no produto do país e das pessoas que compram os produtos do país. A diversidade de escalas existentes na literatura é motivo de preocupação, pois há uma grande quantidade de escalas sobre imagem de país, muitas competindo umas com as outras, sem nenhuma de fato prevalecer, do ponto de vista metodológico (validade e confiabilidade). Fica reforçada a ideia de que, ao se estudar o construto imagem de país, deve-se distinguir a imagem do país de forma teórica, operacional e analítica. Esta pesquisa contribuiu para o avanço da discussão nas lacunas existentes sobre o tema imagem de país, além de fornecer informações que podem servir tanto para profissionais de marketing, como para agentes do governo que visam fortalecer a imagem do Brasil.
Citação ABNT:
LOPES, I. B.; GIRALDI, J. M. E. Analisando a validade de escalas de mensuração do construto imagem de país: um estudo sobre a imagem do Brasil. Revista de Administração da Unimep, v. 12, n. 3, p. 228-256, 2014.
Citação APA:
Lopes, I. B., & Giraldi, J. M. E. (2014). Analisando a validade de escalas de mensuração do construto imagem de país: um estudo sobre a imagem do Brasil. Revista de Administração da Unimep, 12(3), 228-256.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/33885/analisando-a-validade-de-escalas-de-mensuracao-do-construto-imagem-de-pais--um-estudo-sobre-a-imagem-do-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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