Uma análise das aquisições de laboratórios no mercado farmacêutico brasileiro Outros Idiomas

ID:
33968
Resumo:
O mercado brasileiro de medicamentos genéricos vem crescendo a passos largos, o que vem atraindo a atenção das empresas que já atuam no setor e provocando alterações em sua estrutura através de estratégias de crescimento baseadas em fusões e aquisições. Este trabalho apresenta e discute alguns dos fatores ambientais que vem impulsionando essas mudanças a partir de análise documental e de um estudo de caso. Para tanto, tem como pergunta principal, identificar as características da indústria farmacêutica brasileira após a introdução dos medicamentos genéricos, bem como as principais estratégias adotas pelas empresas do setor. A conclusão é que há uma série de aspectos conjunturais e históricos que vem favorecendo o crescimento do mercado de medicamentos genéricos no Brasil. Além disso, as fusões e aquisições de laboratórios que já possuem participação no mercado local de genéricos parece ser um caminho atraente para os grandes concorrentes globais como estratégia de crescimento e, muitas vezes, de manutenção da competitividade no longo prazo. De qualquer maneira, as taxas atuais de crescimento do mercado de medicamentos genéricos são atrativas e trazem consigo muitas oportunidades e também ameaças para os laboratórios farmacêuticos. As possibilidades estratégicas identificadas vão das mais agressivas de crescimento até a atuação direcionada em nichos específicos.
Citação ABNT:
YUGUE, R. T.; MORILHAS, L. J.; FISCHMANN, A. A.; CALVOSA, M. V. D. Uma análise das aquisições de laboratórios no mercado farmacêutico brasileiro . Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 5, n. 3, p. 101-117, 2010.
Citação APA:
Yugue, R. T., Morilhas, L. J., Fischmann, A. A., & Calvosa, M. V. D. (2010). Uma análise das aquisições de laboratórios no mercado farmacêutico brasileiro . Sociedade, Contabilidade e Gestão, 5(3), 101-117.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/33968/uma-analise-das-aquisicoes-de-laboratorios-no-mercado-farmaceutico-brasileiro--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
COPELAND, T; KOLLER, T & MURRIN, J. Avaliação de Empresas – Valuation. Calculando e Gerenciando o Valor das Empresas. 3 ed. São Paulo. Makron Books, 2002.

DEMIRBAG, M; KEONG NG, C; TATOGLU, E. Performance of Mergers and Acquisitions in the Pharmaceutical Industry: A Comparative Perspective. Multinational Business Review; Summer, 2007, 15, 2, ABI/INFORM Global pg. 41.

DEMIRBAG, Nehmet; Ng, Chang-Keong & Tatoglu, Ekrem. “Performance of Mergers and Acquisitions in the Pharmaceutical Industry: A Comparative Perpsctive”. Multinationa Business Review. Summer 2007; 15, 2. p. 41-61. Folha de São Paulo Oito entre os dez medicamentos mais receitados são genéricos Fernanda Bassette 21/05/2009 http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u569351.shtml Gazeta Mercantil Muda composição de forças no mercado de genéricos. 13/04/2009 – (Caderno C Pág. 1) (Anna Lucia França) http://indexet.gazetamercantil.com.br/arquivo/2009/04/13/437/Muda-composicao-de-forcasno-mercado-de-genericos.html. 2009a Gazeta Mercantil Vendas de medicamentos genéricos aumentam 19,4% no trimestre 14/05/2009 (Caderno C Pág. 5)(Anna Lucia França) http://indexet.gazetamercantil.com.br/arquivo/2009/05/14/484/Vendas-de-medicamentosgenericos-aumentam-19,4-no-trimestre.html . 2009b

Folha de São Paulo Oito entre os dez medicamentos mais receitados são genéricos Fernanda Bassette 21/05/2009 http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u569351.shtml

Gazeta Mercantil Muda composição de forças no mercado de genéricos. 13/04/2009 – (Caderno C Pág. 1) (Anna Lucia França) http://indexet.gazetamercantil.com.br/arquivo/2009/04/13/437/Muda-composicao-de-forcasno-mercado-de-genericos.html. 2009a

Gazeta Mercantil Vendas de medicamentos genéricos aumentam 19,4% no trimestre 14/05/2009 (Caderno C Pág. 5)(Anna Lucia França) http://indexet.gazetamercantil.com.br/arquivo/2009/05/14/484/Vendas-de-medicamentosgenericos-aumentam-19,4-no-trimestre.html . 2009b

GHEMAWAT, P. et al. A Estratégia e o Cenário de Negócios. 2 ed. Porto Alegre. Bookman, 2007.

GILSON, S. C., Creating Value through Corporate Restructuring: Case Studies in Bankruptcies, Buyouts, and Breakups. John Wiley & Sons, p. 485, 2001

GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 7 ed. São Paulo. Harbra, 2002.

GROPPELLI, A. A. & NIKBAKHT, E. Administração Financeira. 2 ed. São Paulo. Saraiva, 2005.

HAX, A. & MAJLUF, N. The Strategy Concept And Process: A pragmatic approach – 2 ed. New Jersey. Prentice Hall, 1996.

MINTZBERG, H; AHLSTRAND, B. W & LAMPEL, J. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia, Práticas. 23 ed. São Paulo, Atlas, 2007.

MINTZBERG, H; AHLSTRAND, B. W & LAMPEL, J. Safari de Estratégia: Um Roteiro Pela Selva do Planejamento Estratégico. Porto Alegre. Bookman, 2000.

PORTER, M. E. Competição: Estratégias Competitivas Essenciais. 14 ed. Rio de Janeiro, Campus, 1999.

PORTER, M. E. How competitive forces shape strategy. Harvard Business Review, marçoabril 1979.

PORTER, M. E. Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro, Campus, 1990.

PRÓ GENÉRICOS – História http://www.progenericos.org.br/historia.shtml em 30/maio/2009a.

PRÓ GENÉRICOS – http://www.progenericos.org.br/infomercado2008.shtml em 08/jul/2009d.

PRÓ GENÉRICOS Medicamentos Genéricos no Brasil Avanços e Desafios – apresentação realizada em 25/maio/2009b.

PRÓ GENÉRICOS – Mercado http://www.progenericos.org.br/mercado.shtml em 30/maio/2009c

SANDOZ DO BRASIL. A empresa. Sítio na internet. http://www.sandoz.com.br/site/br/sobre_a_sandoz/empresa/index.shtml. Em 4/jun/2009a

SANDOZ DO BRASIL. Sandoz une excelência em conhecimento e técnica para oferecer medicamentos de alta qualidade. Sítio na internet. http://www.sandoz.com.br/site/br/media_room/press_kit/PR_Institucional.pdf Em 28/jun/2009b

Veja Online Em dez anos de genéricos, consumidor economizou R$ 10,5 bi 27/03/2009 Maria Carolina Maia http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/adiantamento-generico-completadez-anos-consumidores-economizaram-r-10-5-bi-430368.shtml

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2007.

WRIGHT, P.; KROLL, M. & PARNELL, J. Administração Estratégica: Conceitos. São Paulo, Atlas, 2000.