Título Inglês:
Financial education and level of indebtedness: research report among students of an educational institution from the city of São Paulo
Resumo:
Como resultado do cenário econômico nacional dos últimos anos, uma situação pode ser observada no Brasil: o aumento significativo de participação dos jovens na economia, por meio do aumento do poder de compra após a conclusão da educação formal até o Ensino Superior. Porém, este fator pode provocar um efeito colateral nos jovens: o endividamento financeiro. Esta pesquisa apresenta conceitos de economia e endividamento para contextualizar e fundamentar o relato, além de um entendimento sobre o comportamento das gerações (sociedade) a partir das teorias de Scott. Os paralelos da geração contemporânea, as fases de instabilidades políticas e monetárias e a atual geração são analisados. Assim, a partir da realização de uma pesquisa com alunos de pós-graduação de uma escola de São Paulo, um alerta se acende: estamos em rota de colisão. A atual geração não consegue administrar a si mesma, e suas principais esperanças estão em uma grade escolar ainda inexistente.
Resumo Inglês:
As a result of the national economic scenario of recent years, one situation can be observed in Brazil: a significant increase in the participation of youngsters on the economy over recent years through their increased purchasing power after College Education. However, this factor could cause a side effect: the indebtedness. This research presents concepts of economics and debt to contextualize and substantiate the report, as well as an understanding of the behavior of generations (society) from the theories of Scott. From the parallels of the contemporary generation, the phases of instability and monetary policies and the current generation are analyzed. Thus, from conducting a research with postgraduate students from a school of São Paulo, one warning lights up: we are on a collision course. The current generation cannot manage itself, and its main hopes are in a grade school inexistent.
Citação ABNT:
CANDIDO, J. G.; FERNANDES, A. H. S. Educação financeira e nível do endividamento: relato de pesquisa entre os estudantes de uma instituição de ensino da cidade de São Paulo . Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 5, n. 2, p. 894-913, 2014.
Citação APA:
Candido, J. G., & Fernandes, A. H. S. (2014). Educação financeira e nível do endividamento: relato de pesquisa entre os estudantes de uma instituição de ensino da cidade de São Paulo . Revista Eletrônica Gestão e Serviços, 5(2), 894-913.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/34078/educacao-financeira-e-nivel-do-endividamento--relato-de-pesquisa-entre-os-estudantes-de-uma-instituicao-de-ensino-da-cidade-de-sao-paulo-/i/pt-br
Referências:
BADER, M.; SAVOIA, J. R. F. Logística da distribuição bancária: tendências, oportunidades e fatores para inclusão financeira. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 2, mar./abr. 2013. BARROS, M. M. L. Trajetórias de jovens adultos: ciclo de vida e mobilidade social. Horiz. antropol., Porto Alegre, v. 16, n. 34, dez. 2010. Disponível em:
. Acesso em 16 nov. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832010000200004.
BORIOLA CONSULTORIA. Home Page. Disponível em: . Acesso em 05 jul. 2012.
BRASIL ONLINE. 1999-2013. Disponível em: . Acesso em: 05 jul. 2012.
CÓRDOVA, R.; DINIZ, E.; GONZALEZ, L. Inclusão financeira e correspondentes bancários. GV-executivo, v. 13, n. 1, jan./jun. 2014.
GUTTMAN, R.; PLIHON, D. Endividamento do consumidor no cerne do capitalismo conduzido pelas finanças, Campinas, v. 17, n. esp., p. 575-610, dez. 2008.
GUTTMANN, R. How credit-money shapes the economy: the United States in a global system. Armonk, NY: M. E. Sharpe, 1994.
HAIR, J. F. et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
JUNG, C. F. Metodologia para pesquisa & desenvolvimento: aplicada a novas tecnologias, produtos e processos. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.
JUNIOR, H. M. Tudo tem um limite: O governo põe novas fichas no consumo como motor do crescimento. Mas endividamento e inadimplência em alta indicam que o modelo está se esgotando. Revista Exame, São Paulo, p. 98-100, mai. 2012.
LEITÃO, M. Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2011. 475 p. ISBN 9788501088710.
MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.
MASLOW, A. H. Introdução à Psicologia do Ser. Trad. de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Eldorado, s.d. [1962], 279p.
SAVÓIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, F. A. Paradigmas da educação financeira no Brasil, Rio de Janeiro, v. 41, n. 6, p. 1.121-1.141, nov./dez. 2007.
SCOTT, P. Gerações e famílias: Polissemia, mudanças históricas e mobilidade, Brasília, v. 25, n. 2, p. 251-284, mai./ago. 2010.