O papel da universidade no desenvolvimento do comportamento empreendedor em regiões carentes Outros Idiomas

ID:
34082
Resumo:
O objetivo deste artigo é verificar o papel das universidades quanto ao desenvolvimento e o fomento de comportamentos empreendedores como alternativa nesse mercado cada vez mais escasso de oportunidades e cada vez mais competitivo. Para melhor fundamentar a pesquisa, foram abordados os seguintes temas: a) O que é ser empreendedor? b) Cultura empreendedora c) Comportamento empreendedor no ensino superior d) Inovação no ensino superior. O estudo foi feito a partir de levantamento bibliográfico, artigos, monografias, teses e dissertações adquiridas de fontes seguras de consulta, por exemplo, Medline, Lilacs, Bireme, Scielo, Google Acadêmico etc. Fazer convergir o interesse de professores, alunos pesquisadores e potenciais empreendedores espalhados pelos territórios para a criação e consolidação de negócios com perfil empreendedor, passa a ser o papel e o desafio da universidade. As pesquisas apresentadas neste trabalho podem oferecer uma melhor fundamentação conceitual aos estudiosos do tema, bem como às pessoas que se interessem pelo assunto.
Citação ABNT:
RIBEIRO, P. E.; BERNARDES, M. A. O papel da universidade no desenvolvimento do comportamento empreendedor em regiões carentes . Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 5, n. 2, p. 978-993, 2014.
Citação APA:
Ribeiro, P. E., & Bernardes, M. A. (2014). O papel da universidade no desenvolvimento do comportamento empreendedor em regiões carentes . Revista Eletrônica Gestão e Serviços, 5(2), 978-993.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/34082/o-papel-da-universidade-no-desenvolvimento-do-comportamento-empreendedor-em-regioes-carentes-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BERNARDES, M. A. A implantação de incubadoras de empresas: estudo de caso de uma cidade do interior paulista. 2009. 143s. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Universidade Metodista, São Paulo, 2009. Disponível em: http://ibict.metodista.br/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php. Acesso em: 30 ago. 2009.

BERNARDES, M. A. Papel da universidade em ações de organização e fomento de negócios em regiões carentes: algumas propostas. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 1, n. 2, ago./dez., p. 10-129, 2010.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2009.

DEGEN, R. J. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luisa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo Transformando Idéias em Negócio. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

FEITOSA, F. In: REIS, F. G. dos. (org.). Empreendedorismo e inovação no ensino superior. São Paulo: Editora de Cultura, 2013.

GARCIA ARETIO, L. Educación a distancia hoy. Madrid: UNED (Colección Educación Permanente), 1995.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM). Empreendedorismo no Brasil – 2008. Curitiba: IBQP, 2009.

HUBNER, M. M. Guia para elaboração de monografias e projetos de dissertação de mestrado e doutorado. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, Mackenzie, 2001. KEYNES, J. M. Economic Possibilities for our grandchildren (1930) in Essays in Persuasion. Londres: Macmillan, 1931.

KEYNES, J. M. Economic Possibilities for our grandchildren (1930) in Essays in Persuasion. Londres: Macmillan, 1931.

LUCAS, E. A disseminação da cultura empreendedora e a mudança na relação universidade-empresa. ANAIS DO II EGEPE, p. 241-252, Londrina/PR, nov./2001. MALHEIRO, R. de C. (org.). Viagem ao mundo do Empreendedorismo. 1. ed. Florianópolis: IEA. 2003.

MALHEIRO, R. de C. (org.). Viagem ao mundo do Empreendedorismo. 1. ed. Florianópolis: IEA. 2003.

MELZI, R. In: REIS, F. G. dos. (org.). Empreendedorismo e inovação no ensino superior. São Paulo: Editora de Cultura, 2013.

PEREIRA, H. J.; SANTOS, S. A. (org.). Criando seu próprio negócio: Como desenvolver o potencial empreendedor. Brasília. Ed. SEBRAE. 1995. REIS, F. G. dos. (org.). Empreendedorismo e inovação no ensino superior. São Paulo: Editora de Cultura, 2013.

REIS, F. G. dos. (org.). Empreendedorismo e inovação no ensino superior. São Paulo: Editora de Cultura, 2013.

REVISTA ENDEAVOR BRASIL. Empreendedorismo nas Universidades brasileiras 2012. Disponível em: http://unp.br/wp-content/uploads/2014/02/EndeavorEmpreendedorismo-nas-Universidades-Brasileiras-2012.pdf. Acessado em agosto de 2014.

ROESE, A.; BINOTTO, E.; BÜLLAU, H. Empreendedorismo e a Cultura Empreendedora: um estudo de caso no Rio Grande do Sul. II Seminário de Gestão de Negócios. FAE Centro Universitário. Blumenau, 2005. Disponível em: . Acesso em: agosto de 2014.

SCHULMAN, J. In: REIS, F. G. dos. (org.). Empreendedorismo e inovação no ensino superior. São Paulo: Editora de Cultura, 2013.