Contabilidade ambiental e o agronegócio: um estudo empírico entre as usinas de cana-de-açúcar Outros Idiomas

ID:
34182
Resumo:
Diante das pressões sociais pela diminuição dos altos índices de degradação ambiental, novos conceitos ganharam força e, assim, novas tendências surgiram no mundo contemporâneo dos negócios – entre elas a da sustentabilidade. A partir desse contexto, este artigo teve como foco a responsabilidade socioambiental no setor sucroalcooleiro, e como referencial as usinas associadas à UNICA. Estabeleceram-se como objetivos: a) a análise do processo de gestão ambiental vinculado às ações mitigadoras na produção de açúcar e álcool; e b) a identificação do nível de aderência às práticas de reconhecimento, mensuração e evidenciação contábil dos eventos de natureza ambiental. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que se utilizou de questionários mensurados em escala likert, os quais foram distribuídos às 114 associadas da UNICA, com 26% de retorno. Os resultados demonstram o consolidado de uma série de declarações otimistas, porém, divergentes da realidade conhecida pela sociedade, como o cumprimento da legislação ambiental pertinente, erradicação completa do trabalho infantil e tratamento dos resíduos do processo produtivo. O resultado encontrado sugere novos temas de pesquisa como o grau de aderência aos fatores apontados: cumprimento das legislações ambientais e do tratamento dos resíduos, por exemplo. Sugere-se, ainda, a verificação da existência de relação entre os resultados apurados e a origem do capital; à configuração societária das empresas; e ao mercado em que atuam.
Citação ABNT:
ASSIS, J. V.; RIBEIRO, M. S.; MIRANDA, C. S.; REZENDE, A. J. Contabilidade ambiental e o agronegócio: um estudo empírico entre as usinas de cana-de-açúcar. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 4, n. 2, p. 88-103, 2009.
Citação APA:
Assis, J. V., Ribeiro, M. S., Miranda, C. S., & Rezende, A. J. (2009). Contabilidade ambiental e o agronegócio: um estudo empírico entre as usinas de cana-de-açúcar. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 4(2), 88-103.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/34182/contabilidade-ambiental-e-o-agronegocio--um-estudo-empirico-entre-as-usinas-de-cana-de-acucar/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português