Desenvolvimento regional de redes organizacionais de produção artesanal e racionalidade sócio-econômica Outros Idiomas

ID:
34209
Resumo:
A hipótese central deste trabalho é que decisões empresariais tomadas no desenvolvimento de organizações de produção artesanal para o atendimento de um mercado específico em expansão descaracterizam atualmente os sistemas produtivos ameaçando os diferenciais de seus outputs, ou seja, de suas mercadorias perante os produtos similares da indústria capitalista. Para compreendermos a extensão da transformação em andamento neste sistema de produção iremos analisar a racionalidade de seus atores organizacionais e como esta está impregnada na realidade social que estimula e limita suas alternativas de ação. A dinâmica do processo de sua burocratização objetivou atender uma demanda crescente por produtos artesanais, que teve como conseqüência a padronização de seus outputs e a formação de uma estrutura social em rede para viabilizar a produção em massa. O trabalho caracteriza a organização artesanal e sua especificidade, que é resultado do desenvolvimento organizacional do sistema de produção e das transformações sociais que foram motivadas por aspectos econômicos neste sistema de produção, que antes de serem econômicos são sociais e que influenciam o objetivo e utilidade das decisões tomadas. Será discutido como a organização e instituição artesanal no município analisado forma um elo entre uma realidade econômica e uma aspiração de subsistência individual e coletiva.
Citação ABNT:
SILVA, G. M.Desenvolvimento regional de redes organizacionais de produção artesanal e racionalidade sócio-econômica. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 3, n. 1, p. 38-50, 2008.
Citação APA:
Silva, G. M.(2008). Desenvolvimento regional de redes organizacionais de produção artesanal e racionalidade sócio-econômica. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 3(1), 38-50.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/34209/desenvolvimento-regional-de-redes-organizacionais-de-producao-artesanal-e-racionalidade-socio-economica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português