Gerenciamento dos resultados contábeis através de receitas e despesas não operacionais: estudo empírico das companhias “nível 1” – Bovespa Outros Idiomas

ID:
34227
Resumo:
O objetivo desta pesquisa foi analisar se existe gerenciamento dos resultados contábeis través das contas de receitas e despesas não-operacionais, no âmbito das empresas brasileiras classificadas como “Nível 1” de governança corporativa pela BOVESPA. Por se tratarem de itens independentes das atividades regulares ou ligadas aos negócios principais de uma empresa, as contas de resultado não-operacionais podem proporcionar certa discricionariedade aos gestores e serem empregadas para ajustar os resultados da maneira mais conveniente. Do ponto de vista metodológico, foram empregados a análise de distribuição de freqüência (histograma), o coeficiente de correlação de Pearson e a regressão, sendo essas três técnicas preconizadas na literatura especifica sobre o tema. Foram extraídas do banco de dados da Economática as informações contábeis trimestrais de 25 empresas, durante o período de 2000 a 2004 (20 trimestres), perfazendo 500 empresas-trimestres. Dentre os resultados encontrados, pode-se destacar o fato de existirem indícios de gerenciamento dos resultados, porém, somente na análise da regressão foi possível identificar que hágerenciamento de resultados por meio das contas de receitas e despesas não-operacionais. Por fim, propõe-se o uso de modelos econométricos mais robustos na condução de futuras pesquisas nessa linha.
Citação ABNT:
RODRIGUES, A.Gerenciamento dos resultados contábeis através de receitas e despesas não operacionais: estudo empírico das companhias “nível 1” – Bovespa. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 2, n. 1, p. 5-18, 2007.
Citação APA:
Rodrigues, A.(2007). Gerenciamento dos resultados contábeis através de receitas e despesas não operacionais: estudo empírico das companhias “nível 1” – Bovespa. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 2(1), 5-18.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/34227/gerenciamento-dos-resultados-contabeis-atraves-de-receitas-e-despesas-nao-operacionais--estudo-empirico-das-companhias----nivel-1--------bovespa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português