Estudo da governança corporativa no Brasil através de uma análise comparativa do IGC e do IBOVESPA no período de 2002 a 2005 Outros Idiomas

ID:
34236
Resumo:
Este trabalho foi realizado tendo como objetivo analisar os impactos da adoção das “boas práticas” de governança corporativa no Brasil no período de 2002-2005 através da análise dos fechamentos diário do IGC em relação ao Ibovespa e a influência dos fatores macroeconômicos (Risco-Brasil, taxa Selic e dólar norte-americano). Busca-se verificar se as empresas que optaram pelos Níveis Diferenciados e o Novo Mercado da Bovespa apresentaram uma valorização superior, comprovada estatisticamente. Além disso, busca-se analisar se a governança pode trazer alguma redução do risco (variabilidade) em relação a alguns fatores de mercado. No estudo do impacto da governança utilizaram-se análises estatísticas de regressão linear, correlação e determinação do coeficiente de risco. Os resultados mostram que os impactos da governança podem trazer vantagem de retorno, mas não apresentam ainda reflexos relevantes em termos de redução de riso. Na conclusão, evidenciou-se que a governança corporativa é um importante passo para o desenvolvimento do mercado de capitais no Brasil, pois é fundamental a criação de uma ambiente institucional favorável os investimentos em ações, entretanto o Brasil ainda precisa melhorar muito em algumas questões para criar um ambiente propicio ao desenvolvimento sustentável.
Citação ABNT:
SIQUEIRA, B. S.; MACEDO, M. A. S. Estudo da governança corporativa no Brasil através de uma análise comparativa do IGC e do IBOVESPA no período de 2002 a 2005. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 1, n. 1, p. 28-41, 2006.
Citação APA:
Siqueira, B. S., & Macedo, M. A. S. (2006). Estudo da governança corporativa no Brasil através de uma análise comparativa do IGC e do IBOVESPA no período de 2002 a 2005. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 1(1), 28-41.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/34236/estudo-da-governanca-corporativa-no-brasil-atraves-de-uma-analise-comparativa-do-igc-e-do-ibovespa-no-periodo-de-2002-a-2005/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português