Evidenciação social corporativa: estudo de caso da empresa petróleo brasileiro S.A. Outros Idiomas

ID:
34237
Resumo:
O presente estudo documenta e analisa a forma como a empresa Petróleo Brasileiro S.A. utilizou a evidenciação voluntária de informações sociais em seus relatórios anuais, no período de 1993 a 2002, para encaminhar questões relacionadas com sua atividade, frente a uma possível ameaça ou perda de legitimidade. Baseado na teoria da legitimidade e na hipótese do custo político demonstra-se que a empresa analisada utilizou seus relatórios anuais para encaminhar questões negativas relacionados aos acidentes ambientais gerados por suas atividades. Demonstra-se também que a empresa utilizou determinadas estratégias de evidenciação de informações sociais. Quanto ao tipo de argumentação, são apresentados trechos do relatório anual que demonstram a existência de argumentos em benefício próprio na explicação dos problemas relacionados às atividades da empresa. Isto é, os administradores da empresa concentram-se em apresentar informações sociais que enfatizam as pectospositivos. Em suma, este estudo mostra que, consciente ou inconscientemente, os administradores da empresa analisada adotam determinados padrões quanto à forma e ao conteúdo da evidenciação de informações sociais nos relatórios anuais como parte de um processo de recuperação da sua legitimidade.
Citação ABNT:
SANCOVSCHI, M.; SILVA, A. H. C. Evidenciação social corporativa: estudo de caso da empresa petróleo brasileiro S.A. . Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 1, n. 1, p. 42-57, 2006.
Citação APA:
Sancovschi, M., & Silva, A. H. C. (2006). Evidenciação social corporativa: estudo de caso da empresa petróleo brasileiro S.A. . Sociedade, Contabilidade e Gestão, 1(1), 42-57.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/34237/evidenciacao-social-corporativa--estudo-de-caso-da-empresa-petroleo-brasileiro-s-a--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português