Papéis de recursos humanos: uma visão ampliada pelas ações e expectativas percebidas Outros Idiomas

ID:
34238
Resumo:
Os papéis de Recursos Humanos têm sido abordados na literatura com base na prescrição de ações. Este trabalho propõe que além das ações, sejam consideradas as expectativas percebidas, tendo como fundamentação o conceito de papel social. Nesta perspectiva, analisa os papéis subjacentes a conceitos de Recursos Humanos propostos por autores brasileiros, americanos e europeus, e os compara aos papéis que os profissionais de Recursos Humanos entendem desempenhar e aqueles que gostariam de desempenhar. A pesquisa, exploratória descritiva, coletou dados mediante questionário fechado de uma amostra não-probabilística de225 gestores brasileiros, tendo sido tratados com análise multivariada. Os resultados permitiram identificar os papéis estratégico, de cuidador das necessidades dos empregados e provedor de serviços informatizados como desempenhados e os papéis estratégico e provedor de competências como os almejados. Os gestores de RH e os gestores de áreas clientes possuem expectativas diferentes quanto ao papel estratégico a ser desempenhado. Este trabalho pretende contribuir para um posicionamento consciente dos profissionais de RH frente aos papéis que desempenham, tendo como base o conceito de papel social, contemplando a análise de ações e expectativas.
Citação ABNT:
FERREIRA, J. F.; TEIXEIRA, M. L. M. Papéis de recursos humanos: uma visão ampliada pelas ações e expectativas percebidas. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 1, n. 1, p. 58-73, 2006.
Citação APA:
Ferreira, J. F., & Teixeira, M. L. M. (2006). Papéis de recursos humanos: uma visão ampliada pelas ações e expectativas percebidas. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 1(1), 58-73.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/34238/papeis-de-recursos-humanos--uma-visao-ampliada-pelas-acoes-e-expectativas-percebidas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português