Da etiqueta ao desejo: o caso Tecnoblu Outros Idiomas

ID:
34415
Resumo:
O presente caso de ensino trata da Tecnoblu, empresa Catarinense fabricante de etiquetas, tags e lacres para o vestuário. Idealizada e fundada por Cristiano Buerger em 1994, transformou-se referência em tecnologia e inovação no segmento, tornando a etiqueta não só um produto de desejo, mas também um diferencial de comunicação para os produtos do vestuário. No entanto a trajetória da Tecnoblu é marcada por momentos decisivos, especialmente no ano de 2011, quando, apesar de apresentar resultados financeiros satisfatórios, depara-se com uma importante questão: Continuar atendendo a todos os públicos, mesmo aqueles que não têm interesse nos produtos diferenciados, ou focar nas marcas premium, aquelas marcas mais importantes do mercado e que anseiam por diferenciação? A análise dessas questões ocorre com o mapeamento das competências empreendedoras de Cristiano Buerger que proporcionaram o desenvolvimento das competências organizacionais da Tecnoblu.
Citação ABNT:
MANTHEY, N. B.; MARINHO, S. V.; ALBERTON, A. Da etiqueta ao desejo: o caso Tecnoblu. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 8, n. 4, p. 163-180, 2014.
Citação APA:
Manthey, N. B., Marinho, S. V., & Alberton, A. (2014). Da etiqueta ao desejo: o caso Tecnoblu. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 8(4), 163-180.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/34415/da-etiqueta-ao-desejo--o-caso-tecnoblu/i/pt-br
Tipo de documento:
Caso de Ensino
Idioma:
Português
Referências:
BARNEY, J; WRIGHT, M; KETCHEN, D. The resource-based view of the firm: Ten years after 1991. Journal of Management. vol. 27, n. 6, p. 625-641. December 2001.

BARON, Robert A.; SHANE, Scott A. Empreendedorismo: uma visão do processo. 2ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

CARNEIRO, J.; DIB, L. A. Avaliação Comparativa do Escopo Descritivo e Explanatório dos Principais Modelos de Internacionalização de Empresas. . INTERNEXT – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 1-25, jan./jun. 2007.

DORNELAS, J. C. Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios. São Paulo: Campus, 2011.

DUTRA, Joel Souza. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.

ENDEAVOR. Disponível em: . Acesso em: 05/03/2014.

FLEURY; A.; FLEURY; M. T. Estratégias Empresariais e formação de Competências: Um caleidoscópio da Indústria brasileira. São Paulo: Atlas. 3 ed. 2004.

FLEURY, M. T. L.; OLIVEIRA Jr., MIRANDA, Moacir. Gestão Estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão dos talentos. São Paulo: Makron Books, 2002.

HANASCHIRO, D., TEIXEIRA, M., ZACCARELLI, L. Gestão do fator humano: uma visão baseada em Stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2007.

IKEDA, A. A.; VELUDO DE OLIVEIRA, T. M.; CAMPOMAR, M. C. O caso como Estratégia de Ensino de Administração. Revista de Administração, São Paulo, v. 41, p. 147-157, abr./mai./jun. 2006.

KOTLER, P. Administração de Marketing. 10ª ed. Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LEME, Rogério. Aplicação prática de gestão de pessoas por competências. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.

MAN ,T. W. Y.; LAU, T. Entrepreneurial competencies of SME owner/manager in the Hong Kong services sector: a qualitative analysis. Journal of Enterprising Culture, v. 8 ,n. 3, 2000.

MARIOTTO, P. P. et al. Estratégia Internacional da Empresa. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

PORTER, M. Competição = On Competition: Estratégias Competitivas Essenciais. Trad. Afonso C. da Cunha Serra. 13ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

RUAS, R. L.; ANTONELLI, C. S.; BOFF, L. H. Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

SCMC. Experience Tecnoblu – insight sobre o futuro da moda brasileira. Disponível em http://www.scmc.com.br/site/blog/tag/tecnoblu/. Setembro,2013.

STEILL, Viviane; STEIN, Mônica. Brand Book Tecnoblu: Construindo um avião em pleno vôo. Disponível em: www.ngd.ufsc.br/files/2012/.../viviane_monica_vf-2.p

TECNOBLU. Disponível em: http://www.tecnoblu.com.br/pt-br/. Acesso em 02/03/2014.

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2000

ZARIFIAN, Philippe. Objetivo Competência:por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.