Brand Equity da Usiminas: um estudo no setor siderúrgico brasileiro de aços planos Outros Idiomas

ID:
34534
Periódico:
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi medir o valor agregado (“Brand Equity”) da marca USIMINAS® na percepção de compradores de aços planos no mercado brasileiro. Para tanto, foi testado o modelo desenvolvido por Juntunen, Juntunen e Juga (2011) relacionado a empresas industriais do setor de logística. Além disso, foi avaliado se a inserção do construto Confiança (BALLESTER, 2004) no modelo teórico original aumenta a variância explicada do Brand Equity. Foi feita pesquisa descritiva em que foi aplicado questionário de pesquisas anteriores com pequenas alterações ao setor de negócios contextual. Os resultados indicam que a inserção do construto Confiança aumenta a variância explicada do Brand Equity em relação ao modelo original de Juntunen, Juntunen e Juga (2011). Além disso, foram observados alguns resultados divergentes no que se refere à relação positiva entre Imagem e Brand Equity, e entre Imagem e Fidelidade.
Citação ABNT:
BASTOS, D. H.; MOURA, L. R. C.; CHRISTINO, J. M. M. Brand Equity da Usiminas: um estudo no setor siderúrgico brasileiro de aços planos . Gestão e Sociedade, v. 8, n. 20, p. 688-713, 2014.
Citação APA:
Bastos, D. H., Moura, L. R. C., & Christino, J. M. M. (2014). Brand Equity da Usiminas: um estudo no setor siderúrgico brasileiro de aços planos . Gestão e Sociedade, 8(20), 688-713.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/34534/brand-equity-da-usiminas--um-estudo-no-setor-siderurgico-brasileiro-de-acos-planos---/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
AAKER, D. A. Marcas Brand Equity: gerenciando o valor da marca. São Paulo: Ed. Negócio, 1998.

AAKER, D. A. Measuring Brand Equity Across Products and Markets. California Management Review, v. 38, n. 3, p. 102-120, 1996.

AAKER, D. A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2004.

ALLAHADDAD, A. The Effect of Brand Image and Brand Loyalty on Brand Equity. International Journal of Business and Management Invention, v. 3, n. 51, p. 28-32, 2014.

AMA – American Marketing Association. Disponível em: . Acesso em: 12 fev.2014.

ANDERSON, J. C.; GERBIN, D. W. Structural Equation Modeling in Practice: A review and recommended two-step approach. Psychological Bulletin, v. 103, n.3, p. 411-423, 1988.

ANFAVEA - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Anuário da Indústria Automobilística Brasileira. São Paulo: Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, 2014.

BAGOZZI, R. P.; YI, Y.; PHILIPS, L. W. Assessing Construct Validity In Organizational Research. Administrative Science Quartely, v. 36, n. 3, p. 421-458, 1991.

BALLESTER, E. D. Applicability of a Brand Trust Scale Across Product Categories: a multigroup invariance analysis. European Journal of Marketing, v. 38, n. 5/6, p. 573-592, 2004.

BALLESTER, E. D.; ALEMÁN, J. L. M. Brand Trust in the Context of Consumer Loyalty. European Journal of Marketing, v. 35, n. 11/12, p. 1238-1258, 2001.

BALLESTER, E. D.; ALEMÁN, J. L. M. Development and Validation of a Brand Trust Scale. International Journal of Market Research, v. 45, Quarter 1, p. 35-53, 2003.

BALLESTER, E. D.; ALEMÁN, J. L. M. Does Brand Trust Matter to Brand Equity? Journal of Product & Brand Management. v, 14, n. 3, p. 187-196, 2005.

BIEDENBACH, G. Brand Building in the Business-to-Business Context: The Brand Equity Perspective. 66 p. Doctoral thesis. Umeå Universitet, 2012.

BROWN, B. P. et al. When do B2B Brands Influence the Decision Making of Organizational Buyers? An Examination of the Relationship Between Purchase Risk and Brand Sensitivity. International Journal of Research in Marketing, v. 28, p. 194-204, 2011.

CANTELMO, N. F.;FERREIRA, D. F. Desempenho de Testes de Normalidade Multivariados Avaliado por Simulação Monte Carlo. Ciência e Agrotecnologia, v. 31, n.6, p. 1630-1636, 2007.

DANCEY, C. P.; REIDY, J. Estatística Sem Matemática Para Psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ERDEM, T. et al. Brand Equity, Consumer Learning and Choice. Marketing Letters, v. 10, n. 3, p. 301-318, 1999.

FORNELL, C.; JOHNSON, M. D.; ANDERSON, E. W.; CHA, J.; BRYANT, B. E. The American Customer Satisfaction Index: Nature, purpose, and findings. Journal of Marketing, v. 60, n. 4, p. 7-18, 1996.

FREIJ, J. Brands in business-to-business A Qualitative Research of Brand Influence in Organizational Buying Behavior. Bachelor Thesis. Linneaus University Sweden. 2013.

GEYSKENS, I. et al. A Meta-Analysis of Satisfaction in Marketing Channel Relationships. Journal of Marketing Research, v. 36, p. 223-238, 1999.

HAIR JR, J. F. et al. Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HELSEN, K.; SCHMITTLEIN, D. Understanding Price Effects For New Nondurables: how price responsiveness varies across depth-of-repeat classes and types of consumers. European Journal of Operational Research, v. 76, n. 2, p. 359-374, 1994.

HUTT, M. D.; SPEH, T. W. Business marketing management B2B. Mason: Cengage Learning, 2007. IABR - Instituto Aço Brasil. Disponível em: . Acesso em: 27 jun.2013.

JACKOBY, J.; KYNER, D. B. Brand Loyalty vs. Repeat Purchasing Behavior. Journal of Marketing Research, v. 10, n. 1, p. 1-9, 1973.

JUNTUNEN, M.; JUNTUNEN, J.; JUGA, J. Corporate Brand Equity and Loyalty in B2B Markets: A study among logistics service purchasers. Journal of Brand Management. v. 18, n. 4/5, p. 300-311, 2011.

KAPFERER, J. As marcas, Capital da Empresa: criar e desenvolver marcas fortes. Porto Alegre: Bookman, 2003.

KELLER, K. L.; LEHMANN, D. R. Assessing Long-term Brand Potential. Journal of Brand Management, v. 17, p. 6-17, September, 2009.

KELLER, K. L.; MACHADO, M. Gestão Estratégica de Marcas. São Paulo: Ed. Pearson Prentice Hall, 2006.

KLINE, R. B. Principals and Practice of The Structural Equation Modeling. New York: The Guilford Press, 2005.

KOETZ, C. I. O Papel da Confiança na Marca na Intenção de Adoção de Novas Tecnologias em Trocas Business-to-Consumer. XXXIII Encontro da ENANPAD. São Paulo, 2009.

KUHN, K; ALPERT, F. Applying Keller’s Brand Equity Model in a B2B Context : limitations and an empirical test. Australian and New Zealand Marketing Academy. ANZMAC, v. 29, November/December, 2004.

LAM, S. Y. et al.; Customer Value, Satisfaction, Loyalty, and Switching Costs: An Illustration From a Business-to-Business Service Context. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 32, n. 3, p. 293-311, 2004.

LEEK, S.; CHRISTODOULIDES, G. A Literature Review and Future Agenda for B2B Branding: Challenges of Branding in a B2B Context. Industrial Marketing Management. v. 40, n. 6, p. 830-837, 2011.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2011.

MORGAN, A.; GRIEGO, V. Easy Use and Interpretation of SPSS for Windows: answering research questions with statistics. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1998.

MUDAMBI, S. M. et al. An Exploration of Branding in Industrial Markets. Industrial Marketing Management, v. 26, p. 433-446, 1997.

NETEMEYER, R. G.; BEARDEN, W. O.; SHARMA, S. Scaling procedures: issues and applications. Thousand Oaks - CA: Sage, 2003.

NUNNALY, J. C.; BERNSTEIN, I. H. Psychometric Theory. New York: McGraw-Hill, 1994.

OLIVEIRA, M.; LUCE, F. O Valor da Marca: conceitos, abordagens e estudos no Brasil. Revista Eletrônica de Administração REAd, v. 17, n. 2, p. 502-529, 2011.

PARK, C. S.; SRINIVASAN, V.; A Survey-Based Method for Measuring and Understanding Brand Equity and Its Extendibility. Journal of Marketing Research, v. 31, n. 2, 1994.

PESTANA, J. N.; GAGEIRO, M. H. Análise de Dados Para Ciências Sociais: a complementariedade do SPSS. Lisboa: Sílabo, 2000.

RIEL, A. C. R. et al. Antecedents of Industrial Brand Equity: An empirical study. Econpapers, v. 11, 2004.

ROSENBERGER III, P. J. Brand trust: an Australian replication of a two-factor structure. Australian and New Zealand Marketing Academy (ANZMAC). Sidney, 2009.

RYAN, J.; SILVANTO, S. The Critical Role of Corporate Brand Equity in B2B Marketing: An example and analysis. The Marketing Review, v. 13, n. 1, p. 39-50, 2013.

SHAMMA, H. M.; HASSAN, S. S. Integrating Product and Corporate Brand Equity into Total Brand Equity Measurement. International Journal of Marketing Studies, v. 3, n. 1, p. 11-20, 2011.

TEAS, K. R.; CRAPENTINE, T. H. Demystifying Brand equity. Marketing Research, v, 8, n. 2, 1996.

TERRES, M. S. et al. O Papel da Confiança na Marca na Intenção de Adoção de Novas Tecnologias. Revista de Administração e Inovação, v. 7, n. 4, p. 162-185, 2010.

VELAZQUEZ, B. M.; BELASCO, M. F.; MOLINA, M. E. R. Antecedentes Del Valor de la Relación Entre Agencias de Viaje y Sus Proveedores. Revista de Análisis Turístico, v. 12, n. 2, p. 11-21, 2012.

WEBSTER, F. E.; KELLER K. L. A Roadmap for Branding in Industrial Markets. Brand Management, v. 11, n. 5, p. 388-402, 2004.

WEBSTER, F. E.; WIND, Y. A General Model for Understanding Organizational Buying Behavior. Journal of Marketing, v. 36, p. 12-19, 1972.

YOO, B; DONTHU, N. Developing and Validating a Multidimensional Consumer-Based Brand Equity Scale. Journal of Business Research, n. 52, p. 1-14, 2001.

ZABLAH, A. R. et al. The Relative Importance of Brands in Modified Rebuy Purchase Situations. International Journal of Research in Marketing, v. 27, p. 248-260, 2010.