Caso de ensino sobre o Hotelzinho Doce Encanto: o lado não tão doce da relação entre estrutura, estratégia e sobrevivência organizacional Outros Idiomas

ID:
34583
Resumo:
Este caso de ensino sobre o Centro Educacional Hotelzinho Doce Encanto se destina, sobretudo, aos cursos de graduação e pós-graduação em Administração. Tem como objetivo relatar os processos estruturais e administrativos de uma empresa, relacionando-os com uma vertente teórica da área, as chamadas Teorias Ambientais, principalmente no que se refere à estrutura, estratégia e sobrevivência organizacional. O presente trabalho é baseado em uma história verídica e foi construído mediante entrevista semiestruturada com a proprietária e gestora da empresa pesquisada, situada em Sacramento-MG. Os dados foram levantados por meio da trajetória de vida da profissional e análise de documentos e relatórios disponibilizados, sendo tratados através da análise de conteúdo. Neste estudo, são exploradas as contingências pelas quais a proprietária do estabelecimento está vivenciando, o que possibilita aos discentes, uma ampliação de conhecimentos e habilidades de análise sobre a relação entre as teorias e as realidades praticadas na gestão da organização, auxiliando-os em uma reflexão sobre as práticas de gestão e diagnósticos empresariais, e a sua relação com as teorias administrativas.
Citação ABNT:
SANTOS, J. V. P. D.Caso de ensino sobre o Hotelzinho Doce Encanto: o lado não tão doce da relação entre estrutura, estratégia e sobrevivência organizacional. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 3, p. 211-223, 2014.
Citação APA:
Santos, J. V. P. D.(2014). Caso de ensino sobre o Hotelzinho Doce Encanto: o lado não tão doce da relação entre estrutura, estratégia e sobrevivência organizacional. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 3(3), 211-223.
DOI:
1014211/regepe33008
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/34583/caso-de-ensino-sobre-o-hotelzinho-doce-encanto--o-lado-nao-tao-doce-da-relacao-entre-estrutura--estrategia-e-sobrevivencia-organizacional/i/pt-br
Tipo de documento:
Caso de Ensino
Idioma:
Português
Referências:
CHANDLER JR, A. D. Ensaios para uma teoria histórica da grande empresa. Rio de Janeiro: FGV, 1998.

CHANDLER JR, A. D. Strategy and structure: chapters in the history of the American industrial enterprise. Cambridge, MA: MIT Press, 1962. 463 p.

DONALDSON, L. Teoria da contingência estrutural. In: CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD, W. R. (org) Handbook de estudos organizacionais: volume 1. São Paulo: Atlas, 1999.

HALL, D. J.; SAIAS, M. D. Strategy follows structure! In: Strategic Management Journal, n. 1, 1980, p. 149-163.

HATCH, M. J. Organization theory: modern simbolyc and postmodern perspectives. New York: Oxford University Press, 1997.

HICKSON, D. J.; PUGH, D. S. Alfred Chandler; Paul Lawrence e Jay Lorsch; Tom Burns. In: Rodrigues, S.B.; BARROS, B. T.; MEIRELLES, A.M.; AGUIAR, A. C. (Orgs). Os teóricos das organizações. Rio de Janeiro: Qualimark, 2004.

MORGAN, G. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, 2009. 421 p.

UNESCO. O Cotidiano no Centro de Educação Infantil. Cadernos Pedagógicos. v. 4. Brasília, 2005.

VERRÍSSIMO, M. R.; FONSECA, R. M. G. S. O cuidado da criança segundo trabalhadoras de creches. Revista Latino-americana de Enfermagem. São Paulo, jan./fev., 2003.